Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos - UVE

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jfr2006
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Re: Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos - UVE

Mensagem por jfr2006 » 01 out 2020, 09:48

fernandinand Escreveu:
01 out 2020, 08:40
É anedótico no mínimo...
Leva novamente à pergunta...para que serve este aborto de entidade?
Cá para mim é apenas para recolher taxas, prestar um péssimo serviço e dar 'jobs for the boys'...
Na mouche :lol:

cfvp
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Re: Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos - UVE

Mensagem por cfvp » 01 out 2020, 10:19

MRider Escreveu:
01 out 2020, 00:12
Já faltou mais .
Agora pergunto para que serve a mobie E ?
Vinha cá perguntar o mesmo. :lol: Começa a fazer cada vez menos sentido a existência desta entidade.
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frankesousa
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Re: Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos - UVE

Mensagem por frankesousa » 01 out 2020, 11:36

Ou seja, se houver falhas temos de ligar para o OPC e esse resolve a questão.

Tenho a certeza que todos os postos do país já foram "pintados" com os novos números de telefone de suporte e o antigo da MobiE removido para não confundir ainda mais os UVE!!! :whistle:

Tenho a certeza absoluta que os OPC vão prestar melhor serviço no apoio que a MobiE, mas tenho duvidas se uma pessoa "normal" não muito informada se quando ficar com o cabo preso se não vai ficar sem suporte porque não sabe para onde ligar.

Mais uma acção de má imagem para a ME
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05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

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Re: Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos - UVE

Mensagem por pemifer » 01 out 2020, 12:00

Pois, a Merdi.E agora não serve para dar respostas estupidas como me deram a mim "desligámos a rede por causa da trovoada"...
Agora vai servir para os OPC responderem aos utilizadores "essa avaria é responsabilidade da Merdi.E, não podemos fazer nada".
Isto é a continuação do nosso brilhante modelo de 3 entidades, mais um custo para a parte que já tinha a maior parte dos custos, os OPC!

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mjr
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Re: Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos - UVE

Mensagem por mjr » 01 out 2020, 13:38

Apesar de mais uma vez muito mal comunicado por parte da EGME (parece que já estava no portal há uma semana e que difundiram um comunicado de imprensa que só alguns jornais regionais "pegaram", não tendo sido comunicado à associação do setor), é algo já há muito esperado e decorrente do RME que entrou em vigor há quase um ano:
Artigo 65.º
Atendimento telefónico
1 — O atendimento telefónico dos OPC deve permitir, pelo menos, a comunicação de avarias,
estar permanentemente disponível e não ter custos para os utilizadores.
Realço a parte a Bold.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

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Re: Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos - UVE

Mensagem por frankesousa » 01 out 2020, 13:59

Vou só dizer que na teoria nada impede que a entidade que faz de EGME (mobie hoje, outros um belo dia) "venda" o serviço de call center aos OPC que não tenham esse serviço.

De qualquer como, como diz o pemifer, é mais um belo custo que um OPC tem de suportar.

E os DPC (postos privados ligados à MobiE). Se o posto não funcionar porque a MobiE está em baixo (sim sim, eu sei que nunca acontece :twisted: ) para quem é que se liga?
mjr Escreveu:
01 out 2020, 13:38
Apesar de mais uma vez muito mal comunicado por parte da EGME (parece que já estava no portal há uma semana e que difundiram um comunicado de imprensa que só alguns jornais regionais "pegaram", não tendo sido comunicado à associação do setor), é algo já há muito esperado e decorrente do RME que entrou em vigor há quase um ano:
Artigo 65.º
Atendimento telefónico
1 — O atendimento telefónico dos OPC deve permitir, pelo menos, a comunicação de avarias,
estar permanentemente disponível e não ter custos para os utilizadores.
Realço a parte a Bold.
Isso está muito bonito, mas não diz no RME que a MobiE (EGME) pode não ter qualquer contacto de suporte.
Uma coisa é os OPC terem, muito bem, outra é a EGME simplesmente fechar a linha de suporte. Completamente inaceitável na minha opinião.

Realço a parte a Bold. :)
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Re: Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos - UVE

Mensagem por fernandinand » 01 out 2020, 14:02

mjr Escreveu:
01 out 2020, 13:38
não ter custos para os utilizadores.
Realço a parte a bold, porque é hilariante...
Será que se esqueceram de lá meter 'custos directos' ou foi mesmo propositado para atirar areia para os olhos? :violin:

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Re: Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos - UVE

Mensagem por mjr » 01 out 2020, 14:43

Claro que nada impede que a EGME faça esse serviço aos OPC, cobrando por ele.

Agora, cabe na cabeça de alguém sequer assumir que isso não foi discutido entre as partes??

Acham que este foi uma decisão unilateral porque a EGME se lembrou e limitou-se a comunicar aos OPC e CEMEs??

Claro que foi amplamente discutido!

Fernandinand, não percebi a piada do "não ter custos para os utilizadores". Qual a diferença entre "custos diretos" e o que está escrito?
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Re: Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos - UVE

Mensagem por rimsilva » 01 out 2020, 14:59

MRider Escreveu:
01 out 2020, 00:12
Já faltou mais .
Agora pergunto para que serve a mobie E ?
Não sei, talvez para fazer aquilo que lhe está incumbido na lei... mas não tenho assim tanta fé, sobretudo com o histórico que esta gente tem....
Artigo 23º
Deveres da entidade gestora da rede de mobilidade elétrica

São deveres da entidade gestora da rede de mobilidade elétrica, designadamente:

a) Garantir a integração dos pontos de carregamento de acesso público e privativo explorados por operadores devidamente licenciados na rede de mobilidade elétrica, bem como a respetiva interoperabilidade, designadamente, no plano da criação de um sistema de gestão de informação integrado, em termos que observem as condições previstas na alínea f) do n.o 2 do artigo 21.o;

b) Manter registo dos fluxos relativos a informação energética e financeira respeitante aos volumes de energia elétrica utilizada em cada ponto de carregamento da rede de mobilidade elétrica;

c) Assegurar a confidencialidade da informação que lhe seja transmitida pelos operadores de pontos de carregamento e pelos operadores de redes de distribuição de eletricidade, salvo na medida necessária para observar as atribuições e deveres que lhe cabem no exercício da sua atividade;

d) Estabelecer um manual de operações que defina as regras de funcionamento e os procedimentos a adotar pelos agentes que desenvolvam atividades de mobilidade elétrica no que respeita à experiência de utilizador e à integração dos pontos de carregamento, sistemas e serviços na rede de mobilidade elétrica;
e) Garantir, em conformidade com as normas aplicáveis e com as boas práticas industriais, a actualização periódica do sistema de gestão das operações da rede de mobilidade eléctrica, em termos que assegurem a constante interoperabilidade entre as diversas componentes da rede;

f) Desativar da rede de mobilidade elétrica os equipamentos, sistemas e meios de carregamento de baterias de veículos elétricos sempre que se verifique o incumprimento, por um período contínuo superior a quatro meses, de quaisquer obrigações pecuniárias pelos respetivos operadores, mediante decisão fundamentada da ERSE ou solicitação fundamentada dirigida por entidade que desenvolva atividade prevista na alínea b) do n.o 1 do artigo 5.o ou por entidade que desenvolva atividade de distribuição ou fornecimento de energia elétrica;

g) Apresentar à ERSE as informações que, nos termos legais e regulamentares aplicáveis, seja obrigada a prestar;

h) Apresentar um relatório anual à DGEG com a identificação das necessidades e insuficiências de cobertura verificadas na rede de mobilidade eléctrica;
i) Respeitar as disposições legais e regulamentares aplicáveis ao exercício da sua actividade.

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Re: Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos - UVE

Mensagem por fernandinand » 01 out 2020, 22:17

mjr Escreveu:
01 out 2020, 14:43
Fernandinand, não percebi a piada do "não ter custos para os utilizadores". Qual a diferença entre "custos diretos" e o que está escrito?
A piada está no facto de os custos deste serviço/obrigação por parte do OPC reverter inevitavelmente para o utilizador, onerando-o ainda mais...

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