Futuro do Fórum?

Aqui pode colocar as suas questões acerca do funcionamento do forum

Concorda com a alteração do nome do fórum para algo mais generalista da Mobilidade Elétrica?

Votação encerrada em 21 out 2019, 19:46

Sim
27
53%
Não
17
33%
Indiferente
7
14%
 
Total de votos: 51

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Futuro do Fórum?

Mensagem por Apr » 13 out 2019, 22:09

Este fórum tem 1263 utilizadores registados desde que foi criado em.... 2010? O grupo tesla do facebook tem 9000!

Não estará na hora de transformar isto num forum mais geral sobre a mobilidade elétrica em vez de um forum só sobre o NL?
Não faz sentido tantos subtopicos para uma marca que não tem novidades nenhumas. Na tesla há um subtopico onde se enfia tudo...?
E isto é só um exemplo. As outras marcas também acho que não faz sentido apenas 1 espaço no fundo do fórum.

É a minha opinião preocupada com o futuro deste espaço, acredito neste formato para partilhar experiências mais sérias e trabalhadas e receio que se não se modernizar e abraçar a ME de forma geral este fórum tenha os dias contados.

RaaR
Mensagens: 178
Registado: 22 abr 2018, 05:42

Re: Futuro do Fórum?

Mensagem por RaaR » 14 out 2019, 00:41

Concordo.

No banner aparece "Fórum de discussão sobre a Mobilidade Elétrica e Parceiro privilegiado da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos - UVE". Sendo este realmente um fórum de discussão sobre Mobilidade Elétrica, provavelmente fará sentido reestruturá-lo para eliminar a associação ao Nissan Leaf (incluindo no nome do fórum) e tentar comunicar aos novos utilizadores a ideia de que o espaço serve para todos os interessados na mobilidade elétrica, sem enfoque em qualquer veículo específico.

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Futuro do Fórum?

Mensagem por Nonnus » 14 out 2019, 04:26

Também concordo.

Sempre se abordou a ME de forma geral aqui, e o domínio (nissanleafpt), logo, etc podem estar a tornar o fórum limitado por haver quem pense que seja um fórum dedicado apenas ao Leaf. Outra coisa que tem acontecido é que muitos dos users hoje já não tem o NIssan Leaf, ou tem o Leaf e outro VE, acho que fazia sentido a mudança para ser mais abrangente.

Uma coisa é certa, se houver um crescimento muito grande deste espaço pode-se perder alguma identidade do fórum, deixa de ser tal e qual o conhecemos, o administrador inevitavelmente vai ter mais trabalho.

Numa fase de transição e na criação de outro domínio pode-se sempre deixar activo o domínio actual a fazer redireccionamento para um novo, para garantir que os motores busca possam continuar a redireccionar as pessoas para este espaço.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Futuro do Fórum?

Mensagem por BrunoFonseca » 14 out 2019, 07:45

+1

Spin
Mensagens: 380
Registado: 27 mar 2018, 16:25

Re: Futuro do Fórum?

Mensagem por Spin » 14 out 2019, 09:25

Quando em março de 2018 aderi ao fórum, equacionava a compra de um Leaf que não se veio a concretizar. Julgo que estar a comparar este fórum com o do Facebook é um erro. Pessoalmente nunca me senti inibido de participar e tenho aprendido muito sobre a ME.
O Tesla Club Portugal tem neste momento 340 proprietários dos modelos Tesla. Na minha modesta opinião, acho que se pode simplificar com uma reestruturação do fórum aglutinando alguns subtópicos, mas sem perder a sua identidade. Talvez seguindo o exemplo do Tesla Club Portugal, criar um tópico de SOS para os foristas com problemas nos seus veículos.

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3472
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Futuro do Fórum?

Mensagem por RJSC » 14 out 2019, 09:59

O problema é que para a generalidade do "povão", parece que na internet só existe o Facebook. Passam lá o dia sem consultar mais site nenhum.
E a audiência mais sofisticada normalmente nem anda por lá dada a quantidade de posts inúteis/fúteis.
Concordo que este fórum devia ter um nome mais generalista, mas isso não vai fazer com que os viciados no Facebook consultem outros sites.

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Futuro do Fórum?

Mensagem por pemifer » 14 out 2019, 12:54

Ui que agora vão me bater (mais uma vez)...
Não concordo!
À semelhança de fóruns sobre outras marcas e modelos de veículos acho que este forum se deve manter o forum do Nissan Leaf.
Já há outros fóruns de mobilidade elétrica, este seria mais um.
Quantos fóruns portugueses há do Nissan Leaf?
Por exemplo, quem é apreciador do Mini, quem é amante, quem é curioso, vai a fóruns de automóveis ou vai ao forum do Mini?
Quem diz Mini, diz Alfa-Romeu, Mercedes, Mercedes w123, ... etc.
Tenho a certeza que nestes fóruns também haverá discussões que vão alem do tema central do forum.

ruramos
Mensagens: 564
Registado: 07 jul 2017, 16:22
Data de fabrico: 13 jan 2019
Capacidade bateria: 64kWh

Re: Futuro do Fórum?

Mensagem por ruramos » 14 out 2019, 13:37

Concordo com o APR.
Deveria-se reestruturar o fórum para parecer um espaço mais geral sobre a mobilidade eléctrica.
Deixar o forum virado para o nissan leaf a médio prazo vai ser prejudicial, na minha opinião.
Poderia-se fazer uma votação com 3/4 nomes a atribuir ao fórum para ser justa a escolha do nome.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Futuro do Fórum?

Mensagem por BrunoAlves » 14 out 2019, 16:02

A mim honestamente é igual, é dos poucos locais onde se pode discutir abertamente (às vezes demasiado abertamente :lol: ) sobre esta temática e a mim, que cá estou, o nome do fórum é igual.

Entendo e concordo com a sugestão no sentido em que seria interessante captar mais utilizadores. Também não acho que se deva competir com o FB, são realidades diferentes e ainda bem. Em todas as áreas que já participei em fóruns, todos levaram grandes razias dos grupos de FB. É uma competição desigual, o alcance das plataformas não tem nada a ver.

Sobre a organização interna deste fórum, categorias, quadros e tal, julgo que não existirá nenhum entrave a sugerir alterações. Eu já o fiz a determinada altura e foi bem recebido.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Futuro do Fórum?

Mensagem por mjr » 14 out 2019, 19:44

Fico contente em ver este tema discutido, é algo que já me passa na cabeça há muito tempo, como é natural.

Aos poucos a agulha vai tendendo mais para mudar o nome ao fórum (a questão da organização interna pode ser gerida isoladamente da mudança de nome), embora perceba a opinião do pemifer pois era essa a minha opinião há cerca de 1-2 anos. Vou primeiro criar uma votação (não vinculativa) para auscultar o sentimento geral.

Sobre a comparação com o FB, na minha opinião são coisas completamente diferentes. Aqui teremos sempre discussões num plano completamente diferente do imediatismo do FB. Não me vejo a fazer uma análise a uma bateria ou a um carro no FB, em poucos dias ficava perdida no meio da espuma dos dias. Este é um espaço mais estruturado e organizado.

Tecnicamente a coisa é fácil, aliás o que me "preocupa" mais é até o design e o nome do fórum, que tem de ter um domínio .com (ou .pt) livre.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Discussão sobre o Forum”