Enxoval

Fórum para os proprietários do LEAF discutirem e descreverem a sua experiência e impressões dos seus LEAF's
Avatar do Utilizador
batalha
Mensagens: 631
Registado: 06 jan 2011, 02:33
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah
Localização: Negrais, Sintra

Enxoval

Mensagem por batalha » 27 jan 2011, 23:48

No outro dia passei pelo leroy merlin, e quase sem querer, dei por mim a fazer o enxoval :o
Depois o Rui meteu aqui a foto do seu belo mini-Leaf, e fiquei a pensar, uns compram brinquedos outros utilitarios :P
Como está a decorrer o vosso enxoval para a criança?

Eu comprei:
-2fichas femea (não me lembro a maldita referencia) uma para a parede da minha garagem e outra para uma pequena (4,5m) extensão que já está feita.
-o cabo 3*2,5mm com 4,5m (estava lá um bocado deste tamanho, era para ser só uma ponta)
-1 conjunto macho femea (normal)
Imagem
Imagem
Estas fichas dão para 16A durante 6h.Imagem

-Estou a tratar do aumento de potencia, e da puxada para a garagem!

Cumprimentos

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3473
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Enxoval

Mensagem por RJSC » 28 jan 2011, 00:12

É assim mesmo!
Mandar passear o Home Charger da Efacec!
Eu só não creio que o 6h signifique 6 horas. Essas fichas se cumprirem os standards suportam 16A indefinidamente.

Agora com a extensão é que é preciso ter cuidado para não mandar disjuntores abaixo! O carro e mais uma maquinita com 150W ou mais e o disjuntor cai!

Avatar do Utilizador
Seal
Mensagens: 853
Registado: 06 jan 2011, 00:40

Re: Enxoval

Mensagem por Seal » 28 jan 2011, 19:46

Acho que fizeste mt. bem. Não te esqueças de ver os pontos de carga do Nova Energia. tomada normal de 220 V é universal e há em qq lado ;)

P.S. - Kit essencial para qualquer dono de um Leaf :mrgreen:
"De que vale conquistar o mundo se nos perdermos pelo caminho"

Montada: Energica Ego / Brammo Empulse R / Scutum / Vectrix / Predator

Avatar do Utilizador
batalha
Mensagens: 631
Registado: 06 jan 2011, 02:33
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah
Localização: Negrais, Sintra

Re: Enxoval

Mensagem por batalha » 28 jan 2011, 20:25

Seal Escreveu:Acho que fizeste mt. bem. Não te esqueças de ver os pontos de carga do Nova Energia. tomada normal de 220 V é universal e há em qq lado ;)

P.S. - Kit essencial para qualquer dono de um Leaf :mrgreen:
O Nova Energia, está "suspenso" :o

Avatar do Utilizador
Seal
Mensagens: 853
Registado: 06 jan 2011, 00:40

Re: Enxoval

Mensagem por Seal » 28 jan 2011, 20:47

Não sei o que aconteceu, espero que seja só um erro... :?
"De que vale conquistar o mundo se nos perdermos pelo caminho"

Montada: Energica Ego / Brammo Empulse R / Scutum / Vectrix / Predator

vgomes
Proprietário Leaf
Mensagens: 659
Registado: 07 jan 2011, 23:33

Re: Enxoval

Mensagem por vgomes » 30 jan 2011, 15:49

Eu só comprei a ficha de por na parede, vai para 15 dias.
Que disjuntor vais por?
Eu estava a pensar num de 16Amp. Pensei num de 32 para dar para outro possivel carro com um casrregador maior, mas acho que se quero proteger o Leaf ponho de 16. Depois logo se for necessário troca-se.

Nao sei ainda é a outra especificação do disjuntor.
Cá em casa são todos 3000ma exepto os diferenciais. Já me disseram por exemplo que para motores electricos para nao disparar com picos de corrente nos arranques tinham que ser por exp de 6000. O da Efacec acho que é de 30. Será possivel? é para proteger melhor? nao receber picos? Se assim for aquilo deve ir subindo os AMP bem devagar.

Ou seja, vais por um normal ou diferencial? de qts map?

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3473
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Enxoval

Mensagem por RJSC » 30 jan 2011, 18:33

Esse problema com motores ligados directamente à corrente sem controladores é que no arranque consomem 8 a 10 vezes a sua potência normal de funcionamento. Com o LEAF, quer no momento que liga, quer daí para a frente são sempre 3.3 kW controlados eletrónicamente.
Para um LEAF um disjuntor de 16A chega porque o carro vai puxar à volta de 15A ( 3300W/220V = 15A ). Usei 220V e não 230V nas contas porque a EDP raramente cumpre com os 230V pelo menos em zonas sub-urbanas e rurais.
Se queres meter um Disjuntor diferencial ainda, podes de 30 mA à vontade porque o EVSE inclui proteção contra falha de terra, faz parte das especificações.
Mas se fosse eu não metia disjuntor diferencial, metia só um disjuntor normal unipolar de 16A na fase como qualquer outra tomada pois proteger o LEAF não vai proteger, porque o EVSE da Nissan já tem proteção contra falha de terra.
Um disjuntor diferencial não irá acrescentar proteção ao LEAF, só a alguém que meta os dedos diretamente na tomada.

Se queres cumprir as regras técnicas não metas simplesmente um disjuntor de 32A, pois como já expliquei noutro tópico, nunca se mete um disjuntor de 32A atrás de tomadas de 16A.
Porquê?
Imagina, tens um disjuntor de 32A para duas tomadas de 16A, agora uma tomada está sem nada ligado e alguém tenta puxar 32A pela outra.
Resultado? a tomada de 16A começa a arder e o disjuntor só dispara depois de ela ter derretido e os 2 condutores se tocarem causando um curto-circuito.
Segurança primeiro!


Se queres deixar a garagem pronta para 2 VE ou tens que passar para a garagem 5 fios de 2.5 mm2 (Fase 1, Fase 2, Neutro 1, Neutro 2, Terra pode ser só 1 porque antes que ela tenha que carregar com 32A das duas tomadas o diferencial principal dispara) e ter 2 disjuntores de 16A no quadro, um para cada tomada.
Ou então tens que passar do quadro 2 Fios de 6 mm2, o fio terra pode continuar a ser de 2.5 mm2, mas não sei porquê é hábito os eletricistas meterem os cabos todos com a mesma secção, e então na garagem meter um sub-quadro com 2 Disjuntores de 16A, um para cada tomada de carregamento.

Se queres que o circuito suporte um carregador mais potente, deixa já instalado cabos de 6 mm2 para 32A mas um disjuntor no quadro de 16A por causa da tomada de 16A. Então na altura que tenhas um VE com um carregador mais potente, vais ter que trocar a tomada para uma que suporte 32A e então nessa altura trocas também o disjuntor para 32A.

As tomadas normais existentes na garagem devem ficar com o seu circuito de normal.

Vá! Eu ando aqui a incentivar-vos a fazerem o ponto de carregamento doméstico sozinhos mas é para se fazer com o devido cuidado!

Avatar do Utilizador
batalha
Mensagens: 631
Registado: 06 jan 2011, 02:33
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah
Localização: Negrais, Sintra

Re: Enxoval

Mensagem por batalha » 31 jan 2011, 16:09

vgomes Escreveu:
Ou seja, vais por um normal ou diferencial? de qts map?
No meu caso, meti um disjuntor de 20A no quadro, e vou tentar arranjar um contador para essa ligação, depois de me virem cá tratar do aumento de potencia (marcado para amanhã) vou passar um cabo (3*6mm) para a garagem, onde pretendo colocar outro disjuntor junto à tomada que comprei, dá sempre jeito ter um disjuntor à mão no caso de se querer interromper urgentemente um circuito, claro que não me vale nada ter um cabo entre 2 disjuntores! e com valores (20 e 16) diferentes, mas se futuramente pretender derivar ou acrescentar outra tomada na garagem :idea: o do quadro para já serve de interruptor!

Em relação ás suas especificidades não estou muito preocupado pelas razões já adiantadas (e bem) pelo RJSC, talvez possa incluir posteriormente algum tipo de filtro para picos? a ver vamos...

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3473
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Enxoval

Mensagem por RJSC » 31 jan 2011, 16:15

batalha Escreveu:
vgomes Escreveu:
Ou seja, vais por um normal ou diferencial? de qts map?
No meu caso, meti um disjuntor de 20A no quadro, e vou tentar arranjar um contador para essa ligação, depois de me virem cá tratar do aumento de potencia (marcado para amanhã) vou passar um cabo (3*6mm) para a garagem, onde pretendo colocar outro disjuntor junto à tomada que comprei, dá sempre jeito ter um disjuntor à mão no caso de se querer interromper urgentemente um circuito, claro que não me vale nada ter um cabo entre 2 disjuntores! e com valores (20 e 16) diferentes, mas se futuramente pretender derivar ou acrescentar outra tomada na garagem :idea: o do quadro para já serve de interruptor!

Em relação ás suas especificidades não estou muito preocupado pelas razões já adiantadas (e bem) pelo RJSC, talvez possa incluir posteriormente algum tipo de filtro para picos? a ver vamos...
Ah, assim sim, temos electricista! :)
Disjuntor de 20A no quadro, cabo de 6mm2 que chega que irá dar até para 32A e o importante disjuntor de 16A antes da tomada de 16A. Assim torna-se impossível tirar continuamente mais de 16A pela tomada e derrete-la!

heldernunes
Proprietário Leaf
Mensagens: 29
Registado: 08 mar 2011, 18:23
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah
Localização: Palmela

Re: Enxoval

Mensagem por heldernunes » 08 mar 2011, 19:45

Alguém sabe do preço do kit da Efacec para montar na garagem, e que serve para ligação da tomada de carregamento do leaf ?
heldernunes
Nissan Leaf Azul c/painel fotovoltaico de opção,80KW(107CV) ; Pré-reserva 16/Set.2010 ; Encomenda 26 Jan.11; Entregas previstas: Fev./Abr.2011e 31Mar.2011; Entrega efectiva 21 Jun.2011; Incentivo recebido( 6.500€) em 05/09/2011; 1800Km.

Responder

Voltar para “Proprietários do Nissan Leaf”