Finalmente um Híbrido Diesel!!!

Outros veículos elétricos, incluindo concorrentes do Nissan Leaf.
Avatar do Utilizador
mikexilva
Moderador Global
Mensagens: 1493
Registado: 06 jan 2011, 00:44
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Metade dos 24Kwh
Contacto:

Re: Finalmente um Híbrido Diesel!!!

Mensagem por mikexilva » 27 jan 2011, 22:32

ruicvt Escreveu:
Pois... publicidade enganosa. É como dizer que o LEAF gasta 0l/100km. Faltava mencionar os 15kWh de energia eléctrica necessários para percorrer esses 100km.
De facto, o Leaf gasta 0 litros aos 100km :lol: . Não é enganoso :lol: :lol:
Vao o Joãozinho à drogaria: "Olhe sff, dê-me 1 litro de electrões" ;)

O Leaf devia ter um modulo que se encaixava por baixo do porta bagagens e fazia de Range extender, podia ser a gasolina, a gasóleo ou Hidrogenio:
http://www.horizonfuelcell.com/store/h1000xp.htm
Um destes mas com mais capacidade, nem que fosse para ficar a carregar para ter energia para o regresso...

Avatar do Utilizador
ruimegas
Gestor do Forum
Mensagens: 5074
Registado: 04 jan 2011, 23:39
Data de fabrico: 09 jun 2011
Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
Localização: Oeiras
Contacto:

Re: Finalmente um Híbrido Diesel!!!

Mensagem por ruimegas » 27 jan 2011, 23:35

mikexilva Escreveu:
ruicvt Escreveu:
Pois... publicidade enganosa. É como dizer que o LEAF gasta 0l/100km. Faltava mencionar os 15kWh de energia eléctrica necessários para percorrer esses 100km.
De facto, o Leaf gasta 0 litros aos 100km :lol: . Não é enganoso :lol: :lol:
Vao o Joãozinho à drogaria: "Olhe sff, dê-me 1 litro de electrões" ;)

O Leaf devia ter um modulo que se encaixava por baixo do porta bagagens e fazia de Range extender, podia ser a gasolina, a gasóleo ou Hidrogenio:
http://www.horizonfuelcell.com/store/h1000xp.htm
Um destes mas com mais capacidade, nem que fosse para ficar a carregar para ter energia para o regresso...
Mike se eu fosse a ti registava já a patente dessa ideia porque o futuro pode bem ser hibrido eléctrico - célula de hidrogénio = zero CO2 e escape = água ou H2O :D :lol:
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
mikexilva
Moderador Global
Mensagens: 1493
Registado: 06 jan 2011, 00:44
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Metade dos 24Kwh
Contacto:

Re: Finalmente um Híbrido Diesel!!!

Mensagem por mikexilva » 28 jan 2011, 01:52

ruimegas Escreveu: Mike se eu fosse a ti registava já a patente dessa ideia porque o futuro pode bem ser hibrido eléctrico - célula de hidrogénio = zero CO2 e escape = água ou H2O :D :lol:
Eu penso que os "Fuel Cell" vehicles são carros electricos com uma bateria com menos capacidade e um conversor de hidrogerio para electrecidade, ou seja é como um hibrido, mas em vez de carregar da rede electrica carrega com a Fuel Cell que deve ter capacidade para manter o carro a andar, apesar de ter que usar a bateria para picos de consumo...
O Leaf, com 3 modulos destes já devia ser possivel manter uma carga lenta (como em nossa casa de 3Kw) enquanto se está parado onde não exista ponto de carga...

PS: já existe algum gráfico com o consumo do Leaf (em Kw) vs a velocidade ? com um consumo de 3Kw que velocidade seria possivel manter?

Avatar do Utilizador
ruicvt
Moderador Global
Mensagens: 376
Registado: 05 jan 2011, 20:25

Re: Finalmente um Híbrido Diesel!!!

Mensagem por ruicvt » 28 jan 2011, 10:03

Não gosto muito de avançar dados de protótipos, mas a VW diz que o irá comercializar... Interessante o motor 0.8 bicilindrico diesel.

km77.com/00/volkswagen/proto/studie-xl1 ... ie-xl1.asp

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Finalmente um Híbrido Diesel!!!

Mensagem por mjr » 28 jan 2011, 10:35

ruicvt Escreveu:Não gosto muito de avançar dados de protótipos, mas a VW diz que o irá comercializar... Interessante o motor 0.8 bicilindrico diesel.

http://www.km77.com/00/volkswagen/proto ... ie-xl1.asp
Seria de facto interessante. Mas mais uma vez penso que estão a misturar consumos de combustível com energia adquirida da rede para dar os 0,9l/100km.

O valor real será dado pelos 10 l do depósito de combustível / (550 autonomia total - 35km eléctricos) = 1,94 l/100 km .

Muito bom, mas o carro também não é propriamente convencional. 2 lugares, com cerca de metade da área frontal x Cx de um Golf (pois gasta metade da potência da Golf para circular a 100 km/h), pneus de bicicleta... Ah, e pesa cerca de 800kg. Como se vê, a marca dos 2l é MUITO díficil de chegar.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
ruicvt
Moderador Global
Mensagens: 376
Registado: 05 jan 2011, 20:25

Re: Finalmente um Híbrido Diesel!!!

Mensagem por ruicvt » 28 jan 2011, 10:46

Vamos esperar para ver os consumos reais. Após esta discussão, acredito nos 3l/100 como perfeitamente alcançável num diesel-híbrido. Já há muitos diesel convencionais a não andar longe desse valor.
Numa condução óptima, almejo que os 2 litros sejam exequíveis 8-)

vgomes
Proprietário Leaf
Mensagens: 659
Registado: 07 jan 2011, 23:33

Re: Finalmente um Híbrido Diesel!!!

Mensagem por vgomes » 28 jan 2011, 10:51

mjr Escreveu:
ruicvt Escreveu:Não gosto muito de avançar dados de protótipos, mas a VW diz que o irá comercializar... Interessante o motor 0.8 bicilindrico diesel.

http://www.km77.com/00/volkswagen/proto ... ie-xl1.asp
Seria de facto interessante. Mas mais uma vez penso que estão a misturar consumos de combustível com energia adquirida da rede para dar os 0,9l/100km.

O valor real será dado pelos 10 l do depósito de combustível / (550 autonomia total - 35km eléctricos) = 1,94 l/100 km .

Muito bom, mas o carro também não é propriamente convencional. 2 lugares, com cerca de metade da área frontal x Cx de um Golf (pois gasta metade da potência da Golf para circular a 100 km/h), pneus de bicicleta... Ah, e pesa cerca de 800kg. Como se vê, a marca dos 2l é MUITO díficil de chegar.
Por acaso neste acho que nao.
Está já é a 3ª versão do 1L.
Penso que o primeiro saiu há muitos anos qd havia o VW 3L, de produção. Era um Lupo com aplicações em aluminio, motor menos potente e algumas coisas que hoje todos têm, start e stop por exemplo. O 1L levava ao extremo, onde o lupo tinha aluminio o 1L era, e este novo tb é, de carbono.

A VW podia lançar pois a Renault tb vai lançar o twizzi, que tb é só de 2 lugares. O risco da diferença ficava partilhado :).
Pessoalmente acho que terá mais sucesso este que o twizzi.

Avatar do Utilizador
ruicvt
Moderador Global
Mensagens: 376
Registado: 05 jan 2011, 20:25

Re: Finalmente um Híbrido Diesel!!!

Mensagem por ruicvt » 28 jan 2011, 11:01

A VW podia lançar pois a Renault tb vai lançar o twizzi, que tb é só de 2 lugares. O risco da diferença ficava partilhado .
Pessoalmente acho que terá mais sucesso este que o twizzi.
Também acho. Se tiver um preço equiparável, terá a vantagem da autonomia, performances e facilidade de abastecimento (tempo). A desvantagem dos custos inerentes ao combustível (pouco) e manutenção (pode ser significativo, dependendo da fiabilidade)

Avatar do Utilizador
ruicvt
Moderador Global
Mensagens: 376
Registado: 05 jan 2011, 20:25

Re: Finalmente um Híbrido Diesel!!!

Mensagem por ruicvt » 28 jan 2011, 12:13

Já agora, para comprovar que os 2 litros são efectivamente difíceis de alcançar, mas ainda assim não tão improváveis ;) :

http://turbo.sapo.pt/canal.aspx?channel ... B7C0B00DE9

"Cerca de 24h depois da partida, o destino alcançado pelos três concorrentes do Volvo DRIVe Challenge acabou por ser mais distante do inicialmente previsto. Os três condutores que, no dia 26 de Junho, partiram de Lisboa com o depósito de 50 litros atestado e selado chegaram à cidade francesa ainda com pouco menos de meio depósito e tiveram de definir uma nova meta: Paris.
Todos os carros chegaram à capital francesa (dois chegaram mesmo a ultrapassar a cidade) com o Volvo C30 Nº 3 conduzido por António Almeida a ser declarado vencedor, depois de 1937,7 km e uma média de consumo de 2,5 l/100km. As médias dos outros dois concorrentes, Rui Pedro Martins e Rui Nuno Eloy, são também de realçar: 2,7 e 2,9 litros por 100 km para 1897,7 e 1766,5 kms percorridos, respectivamente."

Atenção, estamos a falar de um carro de série. Sendo apenas uma versão de fábrica mais "eco-friendly" do Volvo C30 1.6d, denominada e-Drive. Tem um motor do grupo PSA 1.6 de 109cv.

É evidente que a média de velocidade foi baixa e o cuidado na condução extremo, contudo não deixa de ser um teste em condições reais e não muito longe da média de velocidade que a maioria dos utilizadores usará nos eléctricos, para potenciar a sua autonomia acima dos 150km.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Finalmente um Híbrido Diesel!!!

Mensagem por mjr » 28 jan 2011, 12:53

Segundo o link que o ruicvt indicou, eles de facto estavam a misturar consumos eléctricos e de diesel:

Tiene un consumo de 0,9 l/100 km en condiciones de homologación. Es una cifra muy baja, en gran medida debido a que parte del proceso de homologación se realiza con el motor Diesel apagado.

Isto aliás é facilmente depreendido pelos apenas 550 km de autonomia com um depósito de 10l, como expliquei. Se fosse de 1l/100 km a autonomia era de 1000 km, como óbvio.

Sobre os 2l serem difíceis de conseguir num carro de CI de produção e convencional (estes protótipos não são nem uma nem outra), posso dizer que eu no meu Golf TDI já consegui fazer médias abaixo dos 3l também em trajectos urbanos e semi-urbanos, como por exemplo da Gaia-Trofa. No entanto os valores homologados pelas marcas são definidos em circuitos pré-definidos, onde todos os veículos estão em condições iguais de comparação. Assim, nos actuais circuitos homologados, em circuito bombinado, uma média de 2l em carros de produção é mesmo muito difícil. Este VW consegue-o, mas não é nada convencional como vimos.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Outros veículos elétricos e híbridos Plug-In”