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Baterias, voltagens e temperaturas

Enviado: 25 nov 2013, 14:30
por psi20
Olá a todos, como possível interessado em evoluir para um VE a curto/médio prazo tenho algumas questões a colocar.
Primeiro tomando por base o meu Prius e a informação que obtenho através do OBD2
Decidi levar o carro aos extremos para confirmar algumas coisas, o SOC trabalha entre os 38% e os 79% mais decima menos decima

Não consigo reduzir as fotos... alguem me ajude sff.

Aqui quando totalizei o carregamento das baterias na descida do IP5
[IMG]http://prius-pt.com/cafe/cfs-filesystem ... 100857.jpg[/IMG]

Voltagens do pack
[IMG]http://prius-pt.com/cafe/cfs-filesystem ... 100939.jpg[/IMG]
Depois de rolar mais alguns quilometros,
[IMG]http://prius-pt.com/cafe/cfs-filesystem ... 101829.jpg[/IMG]
Agora as questões...

Qual o max em Amp que os vossos VE puxam do pack de baterias??? o meu de acordo com o programa puxou no max 108.5A parece-me muito...

Depois da descida em que se regenerou a bateria desde o seu min 38% até ao max 79.6% o pack aqueceu significativamente secção mais quente 45.7º e secção mais fresca 39.8º e mesmo passados uns km a temperatura estabilizou perto dos 40º ... ora isto é inverno no verão deve ser lindo.
Qual a temp máxima que os vossos VE atingem. num VE qual o intervalo recomendado de temperatura para o pack de baterias? a partir de que temperatura já estamos a derreter células???
Salvo erro era o malm que referia que para a próxima prefere descer a Serra da Estrela a queimar borracha em detrimento da regeneração...

Re: Baterias, voltagens e temperaturas

Enviado: 25 nov 2013, 14:49
por Malm
No verão, com o pack já a 40º C, que na subida já aqueceu para esses valores, sim, prefiro vir a queimar borracha. De inverno, com temperaturas negativas na serra, talvez o deixe regenerar, dependendo da temperatura a que o pack estiver.

Podes ver no meu diário de bordo, ontem chegou quase aos 170A

Ainda não tinha o Canion no verão, mas já tive sensores a 37º C, na última viagem a São Martinho. No verão, devo ter sensores a 50º C.

Re: Baterias, voltagens e temperaturas

Enviado: 25 nov 2013, 16:13
por vgomes
Esse prius não tem baterias de lítio pois não?
Sendo a química diferente as temperaturas de referencia tb devem diferentes...

Re: Baterias, voltagens e temperaturas

Enviado: 25 nov 2013, 16:31
por psi20
vgomes Escreveu:Esse prius não tem baterias de lítio pois não?
Sendo a química diferente as temperaturas de referencia tb devem diferentes...
não as baterias salvo erro são nimh

Re: Baterias, voltagens e temperaturas

Enviado: 25 nov 2013, 18:29
por mjr
Já vi mais de 250A no meu Leaf... Mas 250A no pack do Leaf são muito mais benignos do que 100A no pack do Prius pois a capacidade do pack do Prius é muito menor do que a do Leaf (20 vezes menos?).

O pack do Leaf em condução normal pouco aquece, mais uma vez porque a dimensão do pack é relativamente grande em relação À descarga. O Pack do Prius pode ser descarregado em poucos minutos, enquanto o do Leaf no mínimo demora 15 minutos e isso se for a subir um monte com muitos km de altitude que o obrigue estar continuamente a fornecer os 80kW.

Re: Baterias, voltagens e temperaturas

Enviado: 25 nov 2013, 18:39
por psi20
mjr Escreveu:Já vi mais de 250A no meu Leaf... Mas 250A no pack do Leaf são muito mais benignos do que 100A no pack do Prius pois a capacidade do pack do Prius é muito menor do que a do Leaf (20 vezes menos?).

O pack do Leaf em condução normal pouco aquece, mais uma vez porque a dimensão do pack é relativamente grande em relação À descarga. O Pack do Prius pode ser descarregado em poucos minutos, enquanto o do Leaf no mínimo demora 15 minutos e isso se for a subir um monte com muitos km de altitude que o obrigue estar continuamente a fornecer os 80kW.
pelo que consigo encontrar o prius de 3ª geração possui um pack com 6.5Ah

Re: Baterias, voltagens e temperaturas

Enviado: 25 nov 2013, 23:50
por mjr
Prius: 100A/6,5Ah = 15
Leaf: 250A/66Ah = 3,8

Completamente diferente...