
"Esta é mais uma daquelas histórias que nos faz pensar nas potencialidades dos carros eléctricos. O Mate Rimac, um croata, competia habitualmente com o seu BMW serie 3 de 1986 até que um dia o motor partiu. A maior parte das pessoas pensaria logo em substituir o motor por outro mais potencia, eventualmente de um BMW mais potente, ou mandar o carro para a sucata.
Mas ele olhou para o espaço deixado vago pelo motor, e pensou que poderia fazer uma coisa única e mais original, levando o seu projecto numa direcção totalmente diferente: porque não fazer um carro de corrida eléctrico?
Desde então ele iniciou um projecto que leva já dois anos de evolução, tendo começado com uma performance não satisfatória, mas que actualmente faz com que o carro tenha nada mais, nada menos do que 900cv.
Actualmente o carro tem uma autonomia de 170km graças a 300 células de baterias de LiFePO4. Basicamente ele refere que dão carga suficiente para um dia completo de corridas de drag ou drift.
A propulsão é proveniente de um motor DC desenhado e construído pela empresa VST. A aceleração de 0 a 100km/h é feita em 3.3s e atinge uma velocidade máxima de 280km/h! Estas performances estão ao nível dos melhores super-desportivos a gasolina da actualidade. Torna ainda este carro “artesanal” um competidor sério para o Tesla Roadster ou o Audi e-tron.
Mas o Rimac não está apenas a trabalhar no carro para usufruto pessoal. Este é um carro de testes que dará origem a um super-carro eléctrico de 1088cv que estará à venda em 2012. Terá um motor AC independente em cada roda e refrigerado a água, cada um capaz de uma resposta muito rápida e impossível de controlar com um carro com motor de combustão interna, pois é possível controlar cada motor ao milésimo de segundo.
Se calhar a BMW deveria olhar para este projecto com alguma atenção."
Em: http://www.veiculoselectricospt.com/car ... com-900cv/