Página 1 de 1

Honda exibe protótipo Fit EV e plataforma de híbrido plug-in

Enviado: 23 fev 2011, 15:52
por Seal
Honda exibe protótipo Fit EV e plataforma de híbrido plug-in em Genebra

O novo protótipo de veículo eléctrico Fit EV e a plataforma para um veículo híbrido, de média dimensão, com ligação à rede eléctrica (plug-in hybrid) vão estar em destaque no Salão de Genebra.

A Honda irá apresentar no Salão Automóvel de Genebra, na Suíça, o novo protótipo de veículo eléctrico Fit EV e a plataforma para um veículo híbrido, de média dimensão, com ligação à rede eléctrica (plug-in hybrid). Ambos os veículos são parte integrante da Rede Honda de Mobilidade Eléctrica, uma abordagem abrangente da empresa à redução das emissões de dióxido de carbono (CO2), através de produtos inovadores e de tecnologias de gestão e de produção de energia.

De acordo com o construtor nipónico, o Fit EV Concept dá uma forte indicação da direcção e do estilo que deverá seguir o futuro modelo de produção do veículo eléctrico a bateria FIT EV, que será introduzido nos Estados Unidos da América e no Japão em 2012.

Em exposição no certame suíço estará também a nova plataforma de veículo híbrido com ligação à rede eléctrica (plug-in hybrid) que demonstra a próxima geração da tecnologia híbrida de dois motores eléctricos, prevista para ser estreada em 2012.

Imagem

Imagem



Honda Fit EV


O Fit EV foi concebido para satisfazer as necessidades diárias de condução do condutor típico metropolitano nas deslocações habituais casa-trabalho-casa e utiliza a mesma base de cinco passageiros do popular Fit (Jazz na Europa).

O Honda Fit EV terá uma autonomia estimada de 160 quilómetros por cada carga, de acordo com o ciclo citadino LA4 da EPA US (Agência de Protecção do Ambiente). A autonomia pode ser maximizada pela utilização do inovador sistema de condução de três modos eléctricos, adaptado a partir do híbrido desportivo Honda CR-Z de 2011. Além disso, o protótipo Honda EV incluirá vários sistemas interactivos de treino para auxiliar o condutor a maximizar a autonomia da bateria.

Juntamente com o Fit EV Concept, a marca japonesa vai apresentar um protótipo da estação de carga Honda, que nos dá uma ideia de como poderá ser, no futuro, uma infra-estrutura eléctrica de carregamento de baterias fácil de utilizar e intuitiva para os consumidores.

Imagem

Híbrido Honda com Ligação à Rede Eléctrica

Em Genebra, a Honda também apresentará uma plataforma de veículo híbrido com ligação à rede eléctrica (plug-in hybrid) que demonstra a geração seguinte do sistema híbrido de dois motores eléctricos do construtor japonês.

Integrado numa plataforma de um veículo de quatro portas de médias dimensões, este híbrido de ligação à rede eléctrica (plug-in hybrid) foi concebido de forma a ser compatível com os hábitos diários de condução, permitindo deslocações frequentes e de curta-duração em modo totalmente eléctrico, mas mantendo a capacidade de realizar viagens de longa distância, quando necessário.

O sistema Honda de dois motores eléctricos funciona continuamente em três modos diferentes, de forma a maximizar a eficiência da condução: totalmente eléctrico, a gasolina-eléctrico e um modo exclusivo de transmissão directa pelo motor de combustão interna. O híbrido com ligação à rede eléctrica também recorre à travagem regenerativa para carregar a bateria.

Ao lado dos dois protótipos, estará também em exibição em Genebra o FCX Clarity, demonstrando a sua posição como a derradeira solução para a mobilidade de emissões zero. O primeiro veículo eléctrico a células de combustível de produção do mundo já está disponível para aluguer nos Estados Unidos e no Japão desde 2008.


Imagem

Gama Honda no Salão de Genebra


O Salão Automóvel de Genebra verá a estreia nos certames automóveis europeus da nova actualização do Honda Jazz e assinalará o retorno da transmissão automática CVT ao infinitamente flexível hatchback do segmento B. Estará também patente um modelo de produção do Jazz Hybrid, que vai estar à venda em breve em muitos mercados, o que demonstra o empenho continuado da marca para com a tecnologia híbrida a gasolina-eléctrica.

As novas remodelações dos modelos Honda Accord 4 portas e Tourer terão a sua estreia neste Salão Automóvel de Genebra. Ambos os carros recebem uma série de alterações de estilo, incluindo melhorias ao nível das emissões, condução e maneabilidade.

O Honda Insight de 2011 apresentará em Genebra interiores revistos. Esta última versão apresenta também uma revisão nos componentes e nas afinações da suspensão, para além de alterações nas especificações e duas novas cores de carroçaria.

Sendo o primeiro coupé híbrido do mundo equipado com transmissão manual de 6 velocidades, o Honda CR-Z pretende encantar o stand da Honda com a sua presença no Salão de Genebra. Por fim, fazendo companhia ao Accord, será possível encontrar também o CR-V equipado com o Sistema de Travagem Atenuante de Colisões, galardoado pela Euro NCAP, o sistema autónomo de travagem de emergência desenvolvido pelo fabricante nipónico.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

em: http://www.lusomotores.com/content/view/9283/1/