Página 1 de 1

Toyota quer produzir carros elétricos de elevada autonomia a

Enviado: 08 nov 2016, 12:02
por AndreC
Toyota Motors está a planear produzir veículos elétricos com elevada autonomia em grande escala em 2020. A meta é criar um carro capaz de percorrer mais de 300 quilómetros com uma única carga.

A Toyota Motor está a planear produzir veículos elétricos com elevada autonomia em grande escala. Os carros chegariam ao mercado em 2020 nomeadamente no Japão, avançou hoje o diário japonês Nikkei, numa tentativa de fazer coincidir o lançamento com a realização dos Jogos Olímpicos de verão. A Califórnia é outro dos mercados em vista tendo em conta que os fabricantes sã obrigados a vender uma percentagem definida de carros com emissão zero.

Esta seria uma mudança drástica na estratégia da marca campeã de vendas a nível mundial, que até aqui tem apostado em veículos elétricos para cobrir curtas distâncias — as tradicionais viagens de casa para o trabalho tendo em conta o elevado preço das baterias elétricas e o tempo que demora a carrega-las. Ao adicionar veículos elétricos com elevada autonomia, o fabricante nipónico está a mudar a agulha seguindo os os passos de rivais como a Volkswagen.

A estratégia da Toyota para encontrar uma alternativa ao petróleo tem sido carros híbridos que combinam combustíveis fósseis com baterias recarregáveis ou veículos movidos a hidrogénio, mas depois do escândalo da manipulação dos dados de emissões poluentes em vários modelos diesel optou por mudar o plano. Agora, a marca japonesa pretende entrar no mercado dos veículos elétricos com um modelo capaz de percorrer mais de 300 quilómetros com uma única carga. E espera que, em 2025, os veículos elétricos representem 25% das suas vendas totais.

O Nikkei, sem citar fontes, avança que a Toyota vai criar uma equipa, até 2017, dedicada ao desenvolvimento de carros elétricos. Nos planos da marca está a eventual utilização de uma plataforma já existente, tal como a do híbrido Prius ou do Toyota Corolla.

Re: Toyota quer produzir carros elétricos de elevada autonom

Enviado: 08 nov 2016, 15:06
por rimsilva
Ontem achei essa noticia um pouco estranha, uma vez que a Toyota parecia apostar no Hidrogénio, e outra noticia referia que a Toyota vai começar a vender na Califórnia o carro 100% "limpo" com maior autonomia do mundo, que supera o Tesla 100d.

Mas vendo agora esta noticia já se percebe melhor esta mudança de rumo, mesmo que 300km de autonomia em 2020 seja pouco ambicioso.

https://electrek.co/2016/11/07/toyota-l ... s-failing/

Re: Toyota quer produzir carros elétricos de elevada autonom

Enviado: 08 nov 2016, 16:43
por BrunoAlves
Mais anuncios para 2020... :roll:
rimsilva Escreveu:mesmo que 300km de autonomia em 2020 seja pouco ambicioso.
Sem duvida.

Re: Toyota quer produzir carros elétricos de elevada autonom

Enviado: 08 nov 2016, 16:59
por traveller
rimsilva Escreveu: mesmo que 300km de autonomia em 2020 seja pouco ambicioso./
em 2020? acho que em 2016 para 2017 é muito pouco ambicioso.

Re: Toyota quer produzir carros elétricos de elevada autonom

Enviado: 08 nov 2016, 22:37
por Nelson
Os fabricantes automoveis são empresas com fim lucrativo.

A partir do momento em que tivermos fabricantes a vender meio milhão de carros eletricos por ano (em 2018 provavelmente a Tesla e também a GM caso queira), passamos a ter uma questão de sobrevivencia no mercado automovel. Quem não tiver o know-how eletrico necessário vai desaparecer no mercado em meia duzia de anos.

No caso da Toyota vão mesmo ter que engolir o orgulho e reconhecer que hibridos foram tecnologias transitorias e os carros a hidrogeneo uma deriva tecnológica, que só por fortes apoios de lobies com agendas duvidosas, se mantem de pé.

O futuro são os BEV e os altos quadros da Toyota já estão convencidos disto, mesmo que tenham vergonha de o assumir.

Re: Toyota quer produzir carros elétricos de elevada autonom

Enviado: 26 nov 2016, 13:58
por VETL

Re: Toyota quer produzir carros elétricos de elevada autonom

Enviado: 27 nov 2016, 18:02
por LFN
Nelson Escreveu:Os fabricantes automoveis são empresas com fim lucrativo.

A partir do momento em que tivermos fabricantes a vender meio milhão de carros eletricos por ano (em 2018 provavelmente a Tesla e também a GM caso queira), passamos a ter uma questão de sobrevivencia no mercado automovel. Quem não tiver o know-how eletrico necessário vai desaparecer no mercado em meia duzia de anos.

No caso da Toyota vão mesmo ter que engolir o orgulho e reconhecer que hibridos foram tecnologias transitorias e os carros a hidrogeneo uma deriva tecnológica, que só por fortes apoios de lobies com agendas duvidosas, se mantem de pé.

O futuro são os BEV e os altos quadros da Toyota já estão convencidos disto, mesmo que tenham vergonha de o assumir.
Engolir o orgulho e reconhecer que os híbridos foram tecnologias transitórias? Mas que raio de afirmação é essa? Alguma vez a Toyota disse que os híbridos eram o futuro? E a aposta numa tecnologia transitória não faz todo o sentido durante algum tempo, tal como a Toyota o fez, alargando a tecnologia a toda a gama e vendendo mais de 1 milhão de híbridos por ano?

Quem não viu isto foram as outras marcas que nunca desenvolveram tecnologia híbrida competitiva, e se vêm obrigadas a tentar dar o salto diretamente para os EV queimando a etapa de transição que neste momento ainda está em fase ascensional.

À Toyota pode apontar-se um erro, sim, o de ter achado que a seguir aos híbridos vinham os FCV e não ligou aos EV. Podia ter colhido os louros da Tesla se tivesse seguido nessa direção. Agora é recuperar o tempo perdido. Nisso sim podem ser criticados.