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DBM Audi A2 tested by DEKRA confirms 714 km range

Enviado: 04 abr 2011, 12:20
por ruimegas
DBM Audi A2 independently tested by DEKRA confirms 714 km range. Qualquer dia teremos a autonomia dos VE's igual ou maiores do que as dos motores de combustão.
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"KOLIBRI batteries run by DBM Energy, the company behind the Audi A2 electric car that drove 600 km from Munich in southern Germany to Berlin on a single charge, have released details of extensive safety and independent range checks performed on their lithium-polymer based battery technology.

Tests were conducted by the BAM Federal Institute for Materials Research to confirm the battery cells meet all UN test series safety requirements.

Independent range tests were conducted at the DEKRA test center. The A2 being tested had a 62.928 kWh battery pack. The UN ECE R101 Emission of carbon dioxide and fuel consumption test confirmed a distance of 454.82 kilometers. Applied to the battery capacity used during the Munich to Berlin world record of 98.8 kWh from a 115 kWh pack, this represents a range of 714 km (446 miles) on a single charge.

While that is very impressive, if the same 115 kWh battery pack was combined with the recently announced SIM-LEI direct drive wheel motor powered EV which consumes only 77 wh/km (compared to 138 wh/km for the DBM A2) the potential range would be 1283 km or just over 800 miles on a single charge. Now that would be a game changer!"
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Em: http://electric-vehicles-cars-bikes.blo ... ed-by.html

Re: DBM Audi A2 tested by DEKRA confirms 714 km range

Enviado: 05 abr 2011, 00:54
por mikexilva
Por acaso já tinha reparado que o A2 tem um CX bastante bom (próximo do Prius, Honda insight e LEAF) que penso que seja um factor determinante para a autonomia do carro em auto-estrada...

Era interessante calcular a autonomia do LEAF se fossem trocadas as baterias por estas baterias, ocupando o mesmo espaço...

Re: DBM Audi A2 tested by DEKRA confirms 714 km range

Enviado: 05 abr 2011, 01:10
por CarlosOliveira
Com estes avanços penso que se tornará irreal a impossibilidade de não haver num futuro próximo (4-5 anos) packs de substituição das actuais baterias do LEAF por outras mais avançadas, até porque estas baterias poderão ser reutilizadas para outras funções não tão criticas. (ex armazenamento de energia eléctrica produzida por paineis fotovoltaicos), até porque, caso não se detecte problemas eléctricos nos actuais componentes (motor, transmissão, baterias), basta substituir o actual pack (ou parte dele) por outro com melhores prestações, não necessitando de fazer alterações ao nivel dos outros componentes eléctricos

Re: DBM Audi A2 tested by DEKRA confirms 714 km range

Enviado: 05 abr 2011, 01:16
por CarlosOliveira
Penso que se criará um standard europeu ao nivel das baterias (caso ainda não tenha sido criado), como por exemplo, existe ao nivel dos motores ci (motores psa, motores opel na saab, motores bmw nos range rover, etc). O facto das baterias ser modulares também ajunda muito. E a aliança NISSAN-RENAULT na construção das baterias também nos garante que a NISSAN não está isolada no campo das baterias.
Agora preparem-se: a "desactualização" dos VE irá assemelhar-se à dos sistemas informáticos e de comunicações...

Re: DBM Audi A2 tested by DEKRA confirms 714 km range

Enviado: 05 abr 2011, 09:53
por mjr
mikexilva Escreveu:Por acaso já tinha reparado que o A2 tem um CX bastante bom (próximo do Prius, Honda insight e LEAF) que penso que seja um factor determinante para a autonomia do carro em auto-estrada...

Era interessante calcular a autonomia do LEAF se fossem trocadas as baterias por estas baterias, ocupando o mesmo espaço...
Além do Cx baixo, a área frontal é muito menor que nos irmãos mais velhos.

Acerca dos resultados não vejo nada de excepcional... O carro tem 63kW.h de baterias e fez 455km. O LEAF, que é mais pesado e tem uma área frontal superior (pois é um carro maior, de outro segmento) com um pack de 24kW.h faz 170km no circuito europeu. Se tivesse um pack de 63 kW.h e desprezando as perdas por ter um peso um pouco superior (estimo mais 200 kg), daria uma autonomia de (63/24) x 170 = 446km. Qual é então a novidade deste teste? Se dissessem que conseguem vender este pack de 63kW.h ao preço do pack do LEAF, aí sim teríamos novidades.

Re: DBM Audi A2 tested by DEKRA confirms 714 km range

Enviado: 05 abr 2011, 10:49
por ruimegas
mjr Escreveu:
mikexilva Escreveu:Por acaso já tinha reparado que o A2 tem um CX bastante bom (próximo do Prius, Honda insight e LEAF) que penso que seja um factor determinante para a autonomia do carro em auto-estrada...

Era interessante calcular a autonomia do LEAF se fossem trocadas as baterias por estas baterias, ocupando o mesmo espaço...
Além do Cx baixo, a área frontal é muito menor que nos irmãos mais velhos.

Acerca dos resultados não vejo nada de excepcional... O carro tem 63kW.h de baterias e fez 455km. O LEAF, que é mais pesado e tem uma área frontal superior (pois é um carro maior, de outro segmento) com um pack de 24kW.h faz 170km no circuito europeu. Se tivesse um pack de 63 kW.h e desprezando as perdas por ter um peso um pouco superior (estimo mais 200 kg), daria uma autonomia de (63/24) x 170 = 446km. Qual é então a novidade deste teste? Se dissessem que conseguem vender este pack de 63kW.h ao preço do pack do LEAF, aí sim teríamos novidades.

Agora é que tocaste na "ferida" mjr...o preço desse pacote de 63kw.h se fosse mais acessível (como irá ser no futuro de certeza com as economias de escala entretanto desenvolvidas) aí sim os motores de combustão "encostavam à box" definitivamente :D

Re: DBM Audi A2 tested by DEKRA confirms 714 km range

Enviado: 05 abr 2011, 10:59
por RJSC
A novidade aqui não é o carro nem o motor nem a eletrónica...
A novidade é a densidade energética da bateria! Isto muda tudo, passa a ser desnecessário ter um segundo carro CI para viagens grandes. Ao que parece esse pack cabe só no fundo da bagageira do A2

Re: DBM Audi A2 tested by DEKRA confirms 714 km range

Enviado: 05 abr 2011, 14:25
por mjr
RJSC Escreveu:A novidade aqui não é o carro nem o motor nem a eletrónica...
A novidade é a densidade energética da bateria! Isto muda tudo, passa a ser desnecessário ter um segundo carro CI para viagens grandes. Ao que parece esse pack cabe só no fundo da bagageira do A2
A notícia não menciona a densidade da bateria, mas acredito que seja de facto elevada. Sabes onde se pode obter essa informação Ricardo?

Claro que há ainda o factor preço...

Re: DBM Audi A2 tested by DEKRA confirms 714 km range

Enviado: 05 abr 2011, 15:35
por RJSC
O preço não se sabe. Confesso que o facto de o pack só ocupar o fundo da bagageira foi especulado por mim, com base nesta foto da bagageira e no facto de que o carro tinha os bancos de trás, que se viam noutras, que noutras fotos de capot aberto não parece que tenha baterias.
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Num carro tão compacto e ainda por cima convertido não me parece que tenham conseguido meter baterias por baixo do chão como no LEAF.

Encontrei alguns dados publicados sobre as baterias aqui (http://www.lekker-mobil.com/images/stor ... udi-A2.pdf):
Technical data:

Vehicle Audi A2 1.4 L
Year 2004
Performance 55 kW peak
Weight 1260 kg (empty)
Range 650 km
Battery capacity 260 Ah
Rated voltage 380 V
Energy content 98.8 kWh
Weight 350 kg
Operating temperature -20 ° C to +80 ° C
Usable energy content 97%
Life cycle 2000 cycles
Life calendrical 10 years
Resta mesmo saber é se o preço é comportável. Como ainda não se estudou a hipótese de produzir em massa, não se sabe quanto poderão custar no mercado.
Estranho é isto andar tão abafado, se eu tivesse uma empresa com algo tão revolucionário, estaria a dar tudo por tudo para lançar a produção.
Infelizmente a indústria Alemã parece não gostar nada de VEs, dado o atraso com que vão penosamente apresentando protótipos de VE e nada de produção.
Cheguei a ler que ou um sector político com uma empresa de eletricidade Alemã querem trazer para a Alemanha o BYD E6 para tentar forçar a indústria automóvel nacional a avançar na produção.

Re: DBM Audi A2 tested by DEKRA confirms 714 km range

Enviado: 05 abr 2011, 17:04
por mjr
De acordo com esses dados a energia específica é de 282w.h/kg, o que está claramente no estado da arte actual. Não é indicado o volume, mas suponho que a densidade das baterias não seja muito diferente das actuais, o que significa uma densidade em w.h/L também muito elevada. Resta esperar pelo preço, e horizonte de comercialização. Infelizmente o que não falta é o chamado vaporware.