O Consumo dos híbridos
Enviado: 27 mai 2020, 10:54
A empresa onde trabalho neste momento tem dois carros de cortesia híbridos para os clientes. Um Toyota Yaris e um Toyota Prius de 2003 (primeiro Híbrido que a empresa vendeu e que agora é nosso, porque o dono trocou por outro).
Quando o carro que me esta atribuído, precisa de fazer revisões, ou manutenções, é me entregue um carro destes de cortesia. Já andei com Auris, Yaris, Prius e CH-R.
De todas as vezes, sempre que entro em qualquer um deles, o computador de bordo apresenta consumos na ordem dos 7.6L/100. Ora isto faz-me pensar que as pessoas não percebem o funcionamento de um carro híbrido, e aquilo que as marcas anunciam como sendo económico, pode ser na realidade uma ilusão, ou melhor, uma desilusão para quem compra.
O exercício que me proponho a mim mesmo enquanto ando com estes carros é enquanto consigo baixar o consumo. Por norma consigo baixar até aos 5.1L/100. Estes valores com velocidades ditas normais. Isto leva-me a pensar que as pessoas conduzem um híbrido como um ICE dito normal, o que faz com que não saibam tirar partido do sistema híbrido.
Os híbridos são económicos, mas não podemos pisar o acelerador como se pisa num ICE, porque assim não se tira proveito do sistema eléctrico. É por isso é que eu muitas vezes já escrevi aqui no fórum que os híbridos não são o que parecem, quando alguém pergunta se um híbrido não seria melhor opção porque se tem o melhor de dois mundos. Imagino a quantidade de pessoas que compraram um híbrido porque alguém lhes vendeu a ideia que são carros muito económicos e até hoje ainda não conseguiram poupar um único tostão em combustível, porque não sabem tirar proveito do carro.
Continuo com a mesma ideia, um híbrido é ideal para fazer cidade, percursos pequenos e sem trajectos onde não se ande a mais de 60km/h, porque a partir disto (difere um pouco de marca para marca) pode-se tornar tão gastador como um ICE convencional.
Em relação aos carros da Toyota não consigo gostar da caixa de velocidades. Aquele som do motor a combustão em alta rotação e o carro parece que fica no mesmo sitio, não me consegue convencer.
Quando o carro que me esta atribuído, precisa de fazer revisões, ou manutenções, é me entregue um carro destes de cortesia. Já andei com Auris, Yaris, Prius e CH-R.
De todas as vezes, sempre que entro em qualquer um deles, o computador de bordo apresenta consumos na ordem dos 7.6L/100. Ora isto faz-me pensar que as pessoas não percebem o funcionamento de um carro híbrido, e aquilo que as marcas anunciam como sendo económico, pode ser na realidade uma ilusão, ou melhor, uma desilusão para quem compra.
O exercício que me proponho a mim mesmo enquanto ando com estes carros é enquanto consigo baixar o consumo. Por norma consigo baixar até aos 5.1L/100. Estes valores com velocidades ditas normais. Isto leva-me a pensar que as pessoas conduzem um híbrido como um ICE dito normal, o que faz com que não saibam tirar partido do sistema híbrido.
Os híbridos são económicos, mas não podemos pisar o acelerador como se pisa num ICE, porque assim não se tira proveito do sistema eléctrico. É por isso é que eu muitas vezes já escrevi aqui no fórum que os híbridos não são o que parecem, quando alguém pergunta se um híbrido não seria melhor opção porque se tem o melhor de dois mundos. Imagino a quantidade de pessoas que compraram um híbrido porque alguém lhes vendeu a ideia que são carros muito económicos e até hoje ainda não conseguiram poupar um único tostão em combustível, porque não sabem tirar proveito do carro.

Continuo com a mesma ideia, um híbrido é ideal para fazer cidade, percursos pequenos e sem trajectos onde não se ande a mais de 60km/h, porque a partir disto (difere um pouco de marca para marca) pode-se tornar tão gastador como um ICE convencional.
Em relação aos carros da Toyota não consigo gostar da caixa de velocidades. Aquele som do motor a combustão em alta rotação e o carro parece que fica no mesmo sitio, não me consegue convencer.