Toyota bZ4x

Outros veículos elétricos, incluindo concorrentes do Nissan Leaf.
EVUber
Mensagens: 85
Registado: 10 nov 2021, 23:35
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 67kWh

Re: Toyota bZ4x

Mensagem por EVUber » 26 abr 2024, 23:14

Toyota compete no segmento do

Bz4x comeca nos 48.000€

Kia EV6 tech comeca nos 58.000€
Mustang match-e comeca nos 56.000€
Hyundai ioniq 5 começa nos 58.000€
VW id4 comeca nos 48.000€
Model Y começa nos 48.000€
Nissan Aryia comeca nos 45.000
Mercedes EQA comeca nos 53.000€

E os precos sao semelhantes..

Se olharmos o tamanhos da baterias, o único semelhante é o Nissan Aryia..
Última edição por EVUber em 26 abr 2024, 23:31, editado 1 vez no total.

cfvp
Mensagens: 1650
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Toyota bZ4x

Mensagem por cfvp » 26 abr 2024, 23:23

Não estou a par dos vários recalls, mas acredito que a Toyota seja muito boa na parte de fiabilidade. Só que como EV por €50mil é difícil justificar só porque é mais fiável. No dia a dia tens um EV pior, com uma curva de carregamento, autonomia e eficiência medíocres.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2987
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Toyota bZ4x

Mensagem por Nonnus » 27 abr 2024, 00:34

Atenção que a Toyota também tem recalls para o Bz4x.

As primeiras versões precisaram de actualização de software para corrigir várias coisas.

Tudo depende do uso que se quer dar ao carro. Da mesma maneira que um Leaf de 40 com o tão famoso rápidgate serve muita gente, este carro também serve. Isto não invalida que exista uma limitação em comparação com outros.

Para sermos honestos e comparando com os outros carros existe uma limitação.

A mim faz-me confusão pagar 50000€ por um carro e depois ter uma limitação igual, ou pior que um Leaf de 40 quando quero carregar.

Há dias numa discussão idêntica alguém apontava tudo de bom que o carro tem e acabava por dizer que os carros elétricos não são para usar como os ice, que são para ser usados apenas dentro da sua autonomia. Comprar um carro de 50000€ e ficar limitado, não me parece muito racional quando existem muitas outras opções.

O propósito de um veículo automóvel seja ele qual for é para nos levar do ponto A ao B dentro das necessidades de cada um e não apenas para ter. Ter um carro de 50000€ com boa qualidade de construção, japonês, com uma fiabilidade acima da média, etc e tal, e depois quero fazer uma viagem maior vou a queimar gasóleo 🤦

Se o carro serve para fazer Porto / Albufeira dentro de um tempo razoável, se calhar não.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

cfvp
Mensagens: 1650
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Toyota bZ4x

Mensagem por cfvp » 27 abr 2024, 12:00

Nonnus Escreveu:
27 abr 2024, 00:34
Atenção que a Toyota também tem recalls para o Bz4x.
Eu até dei o benefício da dúvida, mas agora fazendo uma pesquisa também houve recall por causa do risco das rodas se soltarem. :lol:
Bem parece que a Toyota é igual às outras, também tem recalls...
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

EVUber
Mensagens: 85
Registado: 10 nov 2021, 23:35
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 67kWh

Re: Toyota bZ4x

Mensagem por EVUber » 27 abr 2024, 18:41

Esse recall da Toyota e do Subaru com as rodas foi resolvido no inicio, assim como o novo software BMS, sem ser isso nada mais teem mais apontar ao bz4x.
A mim faz-me confusão é comprar um VE a começar nos 40.000€ ou 50.000€ quando a maioria dos fabricantes utilizam os mesmos fornecedores OEM de motores, bateria e transmissão e depois veem carregados de problemas nos motores e eléctricos com os carros parados semanas nos concessionários.

A Toyota tem uma parceria com a Aisin & Denso que desenvolveram especificamente um motor electrico chamado de eAxle de 150kW (FWD) e um eAxle de 80kW (AWD) para o Bz4X que constitui um motor, um inversor e uma transmissão num unico bloco.

Não existem problemas com os VE equipados com o motor eAxle, Lexus UX300e, Lexus RZ300e, Lexus RZ450e, Solterra EV, Bz4x...

Outra parceria entre Toyota e Panasonic, foi o desenvolvimento exclusivo de uma bateria NCM 201Ah para o BZ4x (FWD) que até equipa o LexusRZ450e
Esta bateria é a continuação do desenvolvimento por parte da panasonic da bateria NCM que equipava o BMW I3 que tem muito pouca degradação.

Os componentes mais importantes e mais caros de um VE, bateria, transmissão e Motor são a tal fiabilidade a que a marca Toyota habituou os seus clientes.

Esta fiabilidade e qualidade é uma mais valia que muitos compradores não investigam a fundo o futuro automóvel.

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=a5ODXdeU99U[/youtube]

EVUber
Mensagens: 85
Registado: 10 nov 2021, 23:35
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 67kWh

Re: Toyota bZ4x

Mensagem por EVUber » 27 abr 2024, 19:09

Nonnus Escreveu:
27 abr 2024, 00:34
Atenção que a Toyota também tem recalls para o Bz4x.

As primeiras versões precisaram de actualização de software para corrigir várias coisas.

Tudo depende do uso que se quer dar ao carro. Da mesma maneira que um Leaf de 40 com o tão famoso rápidgate serve muita gente, este carro também serve. Isto não invalida que exista uma limitação em comparação com outros.

Para sermos honestos e comparando com os outros carros existe uma limitação.

A mim faz-me confusão pagar 50000€ por um carro e depois ter uma limitação igual, ou pior que um Leaf de 40 quando quero carregar.

Há dias numa discussão idêntica alguém apontava tudo de bom que o carro tem e acabava por dizer que os carros elétricos não são para usar como os ice, que são para ser usados apenas dentro da sua autonomia. Comprar um carro de 50000€ e ficar limitado, não me parece muito racional quando existem muitas outras opções.

O propósito de um veículo automóvel seja ele qual for é para nos levar do ponto A ao B dentro das necessidades de cada um e não apenas para ter. Ter um carro de 50000€ com boa qualidade de construção, japonês, com uma fiabilidade acima da média, etc e tal, e depois quero fazer uma viagem maior vou a queimar gasóleo 🤦

Se o carro serve para fazer Porto / Albufeira dentro de um tempo razoável, se calhar não.
Acho que estas desactualizado, a uma temperatura de 25 graus carregou dos 11% aos 80% em 37 minutos, velocidade maxima 113kWh
Até aos 99% demorou 60minutos

Imagem

E até Simulando no ABRP entre Porto e Albufeira.....entre o Tesla Model Y Long range 2023 e o BZ4X FWD o Toyota acaba por ser mais lento 22 minutos e faz menos 11km no percurso porque não vai aos tesla superchargers.

Tesla model Y LR 2023...Chegada com 10%

Imagem

Toyota BZ4X FWD....chegada com 11%

Imagem

cfvp
Mensagens: 1650
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Toyota bZ4x

Mensagem por cfvp » 27 abr 2024, 19:17

Eu gostava de saber quantos recalls houve por cada marca, comparativamente ao nº de veículos e que tipo de recalls foram. Só assim podemos fazer uma comparação justa.

Não vejo qual o problema de recorrer a terceiros para motores, baterias ou que for. A própria Toyota recorreu à Panasonic, como próprio indicas. Mas por exemplo a Tesla também desenvolveu o seu próprio motor elétrico, entre outras coisas, as inovações não são só da Toyota.

Isso do ABRP não nos podemos fiar a 100%. Por exemplo no caso do Leaf ele não assume o rapidgate.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

EVUber
Mensagens: 85
Registado: 10 nov 2021, 23:35
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 67kWh

Re: Toyota bZ4x

Mensagem por EVUber » 27 abr 2024, 19:28

E simulando o meu E-Niro64 que carrega ao maximo de 77kWh chega 3 minutos mais rapido que o bz4x e também chega com 10% de bateria.

Imagem

Ja o Nissan Aryia com os mesmo 64kWh faz mais 18 minutos que o bz4x

Imagem

EVUber
Mensagens: 85
Registado: 10 nov 2021, 23:35
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 67kWh

Re: Toyota bZ4x

Mensagem por EVUber » 28 abr 2024, 11:11

cfvp Escreveu:
27 abr 2024, 19:17
Eu gostava de saber quantos recalls houve por cada marca, comparativamente ao nº de veículos e que tipo de recalls foram. Só assim podemos fazer uma comparação justa.

Não vejo qual o problema de recorrer a terceiros para motores, baterias ou que for. A própria Toyota recorreu à Panasonic, como próprio indicas. Mas por exemplo a Tesla também desenvolveu o seu próprio motor elétrico, entre outras coisas, as inovações não são só da Toyota.

Isso do ABRP não nos podemos fiar a 100%. Por exemplo no caso do Leaf ele não assume o rapidgate.
Se fores pesquisar os recalls da kia & hyundai não assumem os problemas dos rolamentos/motores
Se fores pesquisar os recalls da tesla não assumem os problemas dos eixos/suspensao/fuga liquido ar condicionado para as baterias ( entre tantos outros problemas).

Os problemas continuam la para o consumidor pagar quando acabar a garantia, essa é a diferença entre a escolha de uma marca em detrimento da outra.

Recorrer a terceiros não garante a fiabilidade do producto em serie, mas o que a toyota fez com a AISIN e a Panasonic foi comprar 51% do capital da parceria de ambos para poder ter controlo da qualidade do que esta a ser produzido.

Sim a Tesla faz os próprios motores....se alguém ler a historia do gajo que fez 2 milhões de km, mas levou 14 motores, epa da uma media de 142.000km...não acho nada abonatório.

É muito importante ter controlo da produção e da qualidade dos componentes mais caros de um veiculo electrico uma vez que estes sao a diferença entre um bom e mau produto.

O Toyota FWD tem baterias NCM, uma quimica que tao bons resultados teem dado na hyundai/Kia em termos de degradação.

No Toyota AWD utiliza as CATL ningde que nao teem a mesma performance da CATL LFP, mas essa bateria nem sequer é
Comercializada na Europa com BZ4x.

cfvp
Mensagens: 1650
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Toyota bZ4x

Mensagem por cfvp » 29 abr 2024, 00:16

EVUber Escreveu:
28 abr 2024, 11:11
Se fores pesquisar os recalls da kia & hyundai não assumem os problemas dos rolamentos/motores
Se fores pesquisar os recalls da tesla não assumem os problemas dos eixos/suspensao/fuga liquido ar condicionado para as baterias ( entre tantos outros problemas).

Os problemas continuam la para o consumidor pagar quando acabar a garantia, essa é a diferença entre a escolha de uma marca em detrimento da outra.

Recorrer a terceiros não garante a fiabilidade do producto em serie, mas o que a toyota fez com a AISIN e a Panasonic foi comprar 51% do capital da parceria de ambos para poder ter controlo da qualidade do que esta a ser produzido.

Sim a Tesla faz os próprios motores....se alguém ler a historia do gajo que fez 2 milhões de km, mas levou 14 motores, epa da uma media de 142.000km...não acho nada abonatório.

É muito importante ter controlo da produção e da qualidade dos componentes mais caros de um veiculo electrico uma vez que estes sao a diferença entre um bom e mau produto.

O Toyota FWD tem baterias NCM, uma quimica que tao bons resultados teem dado na hyundai/Kia em termos de degradação.

No Toyota AWD utiliza as CATL ningde que nao teem a mesma performance da CATL LFP, mas essa bateria nem sequer é
Comercializada na Europa com BZ4x.
Pois voltamos ao mesmo, quantos casos estamos a falar? E que tipo de casos são?
Da Kia sei que alguém aqui do fórum já teve problemas com o motor e eles assumiram em garantia.

Da Tesla têm vindo a melhorar a qualidade dos seus componentes. Não é justo estar a comparar carros com 10 anos com carros com 2 anos como o da Toyota.

Dito isto, eu percebo que do teu ponto de vista, como fazes muitos kms, este tipo de fiabilidade é importante. Eu provavelmente também olharia mais para isso se fizesse esse número de kms. Porém como não faço, nem de perto nem de longe, assim como muitos outros, acaba por não ser um factor muito importante e prefiro "arriscar" e comprar algo mais barato, com maior autonomia e velocidade de carregamento.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Responder

Voltar para “Outros veículos elétricos e híbridos Plug-In”