Volvo FM ( Semi - Truck)
- Nonnus
- Mensagens: 2995
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Volvo FM ( Semi - Truck)
A e tal não se deve carregar acima dos 80%. Pois bem, o que dizer se aos 90% carrega a acima dos 200kW. Será que estas bateria não são de lítio?
Estes gajos da Volvo não devem perceber nada de baterias, não leram os manuais de boas praticas feitos em 2011.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9890
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Volvo FM ( Semi - Truck)
Não vi o vídeo, mas suponho que esta bateria tenha mais de 500kW.h. Ou seja, 200kW para uma bateria de 500kW.h é equivalente a 30kW numa bateria de 75kW.h. Não me parece nada do outro mundo para um SOC de 90%...
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- Nonnus
- Mensagens: 2995
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: Volvo FM ( Semi - Truck)
No vídeo não é mencionado a capacidade da bateria, isto foi um acaso e ele aproveitou para ir ver a quanto estava a carregar e deparou-se com estes valores muito fora do normal.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9890
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Volvo FM ( Semi - Truck)
Eu não acho nada fora do normal para baterias gigantes como as dos camiões. Se for o indicado neste link, tem 540kW.h:
https://www.volvotrucks.com/en-en/truck ... ctric.html
Repara que só tem 300km de autonomia, pelo que o consumo é de 180kW.h/100km. O que significa que a tal potência de 200kW é suficiente para carregar (apenas) 111km em 1 hora de carga
Por isso é que o Elon falou nos MegaCharger quando anunciou o Tesla Semi, com mais de 1MW de potência, de modo a aproximar a autonomia recuperada nos carregamentos com performances mais aproximadas aos ligeiros.
https://www.volvotrucks.com/en-en/truck ... ctric.html
Repara que só tem 300km de autonomia, pelo que o consumo é de 180kW.h/100km. O que significa que a tal potência de 200kW é suficiente para carregar (apenas) 111km em 1 hora de carga
Por isso é que o Elon falou nos MegaCharger quando anunciou o Tesla Semi, com mais de 1MW de potência, de modo a aproximar a autonomia recuperada nos carregamentos com performances mais aproximadas aos ligeiros.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6362
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Volvo FM ( Semi - Truck)
E 180kWh/100km até me parece simpático. Vi no outro dia uma foto do painel de um autocarro eléctrico do Porto, tinha 166kWh/100km de consumo médio. Um pesado com não-sei-quantas-toneladas de carga deve consumir mais que um autocarro, não?
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!!
- Nonnus
- Mensagens: 2995
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: Volvo FM ( Semi - Truck)
Não sei se tem as mesmas especificações. O modelo nesse link é a FH que nos motores a combustão são para longo curso, as FM como do vídeo são usadas pequenos trajectos nacionais. Isto tem a ver com equipamento da cabine, e em motores também existe algumas diferenças. A FH vai até aos 750cv e a FM vai até aos 540cv.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km
- rjspedition
- Mensagens: 397
- Registado: 11 jul 2021, 10:34
- Data de fabrico: 01 jan 2011