Página 1 de 5

E depois do Leaf ? Opção budget !

Enviado: 12 jul 2024, 23:01
por rjspedition
Com o Leaf a poder estar a chegar ao fim da sua usabilidade para o nosso dia a dia, que outras opções poderemos considerar para o nosso perfil de utilização? Temos algum, bastante espero, tempo para amadurecer as ideias e as opções, mas gostava de começar já a alinhar algumas hipóteses.

O racional é o mesmo da aquisição do Leaf: O veículo a combustão é para ficar, portanto pode muito bem cobrir as necessidades de mais espaço ou mais autonomia, que na realidade representam uma percentagem insignificante dos viagens feitas anualmente.

Para 99% das situações que restam um VE pequeno com autonomia pequena (mas real... :shifty: ) é uma escolha mais do que racional e suficiente.
O problema é, quais são as opcões? O orçamento é o mesmo: 10500 a 11500€, pode ser comprado cá ou lá fora como fiz com o carro a combustão.

Não me faz grande impressão viaturas já com alguns km, desde que o histórico de fiabilidade do modelo/marca seja bom.


Do pouco que vi, nestes valores já se encontram os inevitáveis Spring, Zoe, Ioniq 28 kWh, Twingo/Forfour e aparecem alguns e-Golf.

Os ioniq são (eram?) bastante elogiados, fará sentido a compra de um com 120000km e seis anos, por exemplo?
O Spring era a aposta mais segura a nível de garantia futura, mas acho o carro tão pequeno e tão pouco interessante. :think:

Re: E depois do Leaf ? Opção budget !

Enviado: 12 jul 2024, 23:21
por Nonnus
Falta um que também tem provas dadas de longevidade. O Kia Soul.

Re: E depois do Leaf ? Opção budget !

Enviado: 12 jul 2024, 23:37
por BrunoAlves
Nesse perfil eu ia para o Spring. Ioniq 28kWh nessa gama de preços não conheço mas se for real é avançar. A seguir, o Spring.

Re: E depois do Leaf ? Opção budget !

Enviado: 13 jul 2024, 11:14
por rjspedition
BrunoAlves Escreveu:
12 jul 2024, 23:37
Nesse perfil eu ia para o Spring. Ioniq 28kWh nessa gama de preços não conheço mas se for real é avançar. A seguir, o Spring.
Aparecem alguns ligeiramente acima:
Capturar.JPG
Capturar.JPG (55.58 KiB) Visto 9248 vezes
Sei que falta o custo de transporte ou de o ir buscar.

O Spring oferece a tranquilidade da garantia, mas cá em casa ninguém gosta do carro. :(
Falta um que também tem provas dadas de longevidade. O Kia Soul.
Pode ser hipótese!

Re: E depois do Leaf ? Opção budget !

Enviado: 13 jul 2024, 11:38
por rjspedition
Mais uma hipótese, com um google add da Importrust ao lado. :lol:
Capturar.JPG

Re: E depois do Leaf ? Opção budget !

Enviado: 13 jul 2024, 12:54
por rjspedition
Dentro do tema, dei com isto num anuncio online:
Capturar.JPG
Capturar.JPG (46.41 KiB) Visto 9235 vezes
Qual a fiabilidade destes testes? :think:

Re: E depois do Leaf ? Opção budget !

Enviado: 13 jul 2024, 16:10
por civic
Nonnus Escreveu:
12 jul 2024, 23:21
Falta um que também tem provas dadas de longevidade. O Kia Soul.
Atenção ao KIA Soul da primeira geração (27kWh)...

Re: E depois do Leaf ? Opção budget !

Enviado: 13 jul 2024, 16:19
por civic
rjspedition Escreveu:
13 jul 2024, 12:54
Dentro do tema, dei com isto num anuncio online:

Capturar.JPG

Qual a fiabilidade destes testes? :think:
Se é como como dizem, diria que eu não teria qualquer confiança, eu não apostava os meus cobres num teste desses. ;)
Basta seguir os testes feitos pelo Bjorn para ver que mesmo dentro dos mesmos modelos de carros com tudo precisamente igual e comportamentos tão diferentes... 100 metros...

https://www.dekra.pt/pt/teste-bateria-v ... rificados/

Re: E depois do Leaf ? Opção budget !

Enviado: 13 jul 2024, 18:38
por Nonnus
Os primeiros Soul eram de 27kWh mas eram/são superiores ao Leaf de 30, depois apareceram os Soul de 30kWh que também tem provas dadas.

Quando o Spring apareceu pensei em comprar um quando a promessa era que o carro ia custar 15000€, coisa que nunca se verificou. Sei de quem tem um, comprou novo, na altura pagou quase 20000€. Acho o preço pedido pelo carro um exagero se tivermos em consideração aquilo que oferece.

O carro é muito fraco em nível de equipamento e o espaço traseiro para adultos é complicado.

Importados das primeiras versões encontram-se "baratos".

Re: E depois do Leaf ? Opção budget !

Enviado: 13 jul 2024, 19:59
por civic
Nonnus Escreveu:
13 jul 2024, 18:38
Os primeiros Soul eram de 27kWh mas eram/são superiores ao Leaf de 30, depois apareceram os Soul de 30kWh que também tem provas dadas.

Quando o Spring apareceu pensei em comprar um quando a promessa era que o carro ia custar 15000€, coisa que nunca se verificou. Sei de quem tem um, comprou novo, na altura pagou quase 20000€. Acho o preço pedido pelo carro um exagero se tivermos em consideração aquilo que oferece.

O carro é muito fraco em nível de equipamento e o espaço traseiro para adultos é complicado.

Importados das primeiras versões encontram-se "baratos".
Não sei como se pode afirmar que são superiores ou inferiores, os Soul de 27kWh têm o mesmo problema dos LEAF, algumas celulas morrem antes das outras e precocemente, podes ver no canal do Bjorn a quantidade deles que o pessoal faz experiências lá na oficina do sitio, pode-se dizer é que a resposta da KIa foi melhor do que a da Nissan, mas as unidades vendidas também não têm comparação em numeros... ;)
A KIA resolveu esse problema com a bateria de 30kWh, que acabou por a colocar nos primeiros que deram problemas.