Página 1 de 5
E depois do Leaf ? Opção budget !
Enviado: 12 jul 2024, 23:01
por rjspedition
Com o Leaf a poder estar a chegar ao fim da sua usabilidade para o nosso dia a dia, que outras opções poderemos considerar para o nosso perfil de utilização? Temos algum, bastante espero, tempo para amadurecer as ideias e as opções, mas gostava de começar já a alinhar algumas hipóteses.
O racional é o mesmo da aquisição do Leaf: O veículo a combustão é para ficar, portanto pode muito bem cobrir as necessidades de mais espaço ou mais autonomia, que na realidade representam uma percentagem insignificante dos viagens feitas anualmente.
Para 99% das situações que restam um VE pequeno com autonomia pequena (mas real...

) é uma escolha mais do que racional e suficiente.
O problema é, quais são as opcões? O orçamento é o mesmo: 10500 a 11500€, pode ser comprado cá ou lá fora como fiz com o carro a combustão.
Não me faz grande impressão viaturas já com alguns km, desde que o histórico de fiabilidade do modelo/marca seja bom.
Do pouco que vi, nestes valores já se encontram os inevitáveis Spring, Zoe, Ioniq 28 kWh, Twingo/Forfour e aparecem alguns e-Golf.
Os ioniq são (eram?) bastante elogiados, fará sentido a compra de um com 120000km e seis anos, por exemplo?
O Spring era a aposta mais segura a nível de garantia futura, mas acho o carro tão pequeno e tão pouco interessante.

Re: E depois do Leaf ? Opção budget !
Enviado: 12 jul 2024, 23:21
por Nonnus
Falta um que também tem provas dadas de longevidade. O Kia Soul.
Re: E depois do Leaf ? Opção budget !
Enviado: 12 jul 2024, 23:37
por BrunoAlves
Nesse perfil eu ia para o Spring. Ioniq 28kWh nessa gama de preços não conheço mas se for real é avançar. A seguir, o Spring.
Re: E depois do Leaf ? Opção budget !
Enviado: 13 jul 2024, 11:14
por rjspedition
BrunoAlves Escreveu: ↑12 jul 2024, 23:37
Nesse perfil eu ia para o Spring. Ioniq 28kWh nessa gama de preços não conheço mas se for real é avançar. A seguir, o Spring.
Aparecem alguns ligeiramente acima:

- Capturar.JPG (55.58 KiB) Visto 9248 vezes
Sei que falta o custo de transporte ou de o ir buscar.
O Spring oferece a tranquilidade da garantia, mas cá em casa ninguém gosta do carro.
Falta um que também tem provas dadas de longevidade. O Kia Soul.
Pode ser hipótese!
Re: E depois do Leaf ? Opção budget !
Enviado: 13 jul 2024, 11:38
por rjspedition
Mais uma hipótese, com um google add da Importrust ao lado.
Re: E depois do Leaf ? Opção budget !
Enviado: 13 jul 2024, 12:54
por rjspedition
Dentro do tema, dei com isto num anuncio online:

- Capturar.JPG (46.41 KiB) Visto 9235 vezes
Qual a fiabilidade destes testes?

Re: E depois do Leaf ? Opção budget !
Enviado: 13 jul 2024, 16:10
por civic
Nonnus Escreveu: ↑12 jul 2024, 23:21
Falta um que também tem provas dadas de longevidade. O Kia Soul.
Atenção ao KIA Soul da primeira geração (27kWh)...
Re: E depois do Leaf ? Opção budget !
Enviado: 13 jul 2024, 16:19
por civic
rjspedition Escreveu: ↑13 jul 2024, 12:54
Dentro do tema, dei com isto num anuncio online:
Capturar.JPG
Qual a fiabilidade destes testes?
Se é como como dizem, diria que eu não teria qualquer confiança, eu não apostava os meus cobres num teste desses.
Basta seguir os testes feitos pelo Bjorn para ver que mesmo dentro dos mesmos modelos de carros com tudo precisamente igual e comportamentos tão diferentes... 100 metros...
https://www.dekra.pt/pt/teste-bateria-v ... rificados/
Re: E depois do Leaf ? Opção budget !
Enviado: 13 jul 2024, 18:38
por Nonnus
Os primeiros Soul eram de 27kWh mas eram/são superiores ao Leaf de 30, depois apareceram os Soul de 30kWh que também tem provas dadas.
Quando o Spring apareceu pensei em comprar um quando a promessa era que o carro ia custar 15000€, coisa que nunca se verificou. Sei de quem tem um, comprou novo, na altura pagou quase 20000€. Acho o preço pedido pelo carro um exagero se tivermos em consideração aquilo que oferece.
O carro é muito fraco em nível de equipamento e o espaço traseiro para adultos é complicado.
Importados das primeiras versões encontram-se "baratos".
Re: E depois do Leaf ? Opção budget !
Enviado: 13 jul 2024, 19:59
por civic
Nonnus Escreveu: ↑13 jul 2024, 18:38
Os primeiros Soul eram de 27kWh mas eram/são superiores ao Leaf de 30, depois apareceram os Soul de 30kWh que também tem provas dadas.
Quando o Spring apareceu pensei em comprar um quando a promessa era que o carro ia custar 15000€, coisa que nunca se verificou. Sei de quem tem um, comprou novo, na altura pagou quase 20000€. Acho o preço pedido pelo carro um exagero se tivermos em consideração aquilo que oferece.
O carro é muito fraco em nível de equipamento e o espaço traseiro para adultos é complicado.
Importados das primeiras versões encontram-se "baratos".
Não sei como se pode afirmar que são superiores ou inferiores, os Soul de 27kWh têm o mesmo problema dos LEAF, algumas celulas morrem antes das outras e precocemente, podes ver no canal do Bjorn a quantidade deles que o pessoal faz experiências lá na oficina do sitio, pode-se dizer é que a resposta da KIa foi melhor do que a da Nissan, mas as unidades vendidas também não têm comparação em numeros...

A KIA resolveu esse problema com a bateria de 30kWh, que acabou por a colocar nos primeiros que deram problemas.