Durante a semana passada estive de férias nos Açores, mais concretamente na Ilha Graciosa.
Infelizmente não havia oferta de VE nos rent-a-car daquela ilha, pelo que tive que alugar um ICE, no caso um Opel Corsa de 2019, que posso dizer que tem uma bagageira mais pequena que a do meu Zoe.
Bem... Foi interessante verificar que mal ponho os pés fora do aeroporto (ou coisa que se pareça) vi logo um BMW i3, e passado alguns minutos a andar por Santa Cruz da Graciosa ainda vi 2 Renault Zoe, um vermelho e outro branco.
Numa ilha com cerca de 4.300 habitantes (e muitas mais vacas), com 7,5 km por 12,5 km, tendo como ponto mais elevado um pico com 375 metros de altitude faz todo o sentido apostar na mobilidade eléctrica, pois qualquer VE deve conseguir ter energia suficiente para andar por lá durante 1 semana entre cargas.
Como a maior parte das construções são moradias (grande parte com garagem) não haverá necessidade de muito investimento numa rede de carregamento, talvez apenas 1 posto no aeroporto para os rent-a-car.
Outros números:
Postos de Carregamento para VE = 0
Postos de Combustíveis = 2 (num espaço de <1km)
Parque eólico e solar permitem energia 100% renovável
https://tek.sapo.pt/noticias/negocios/a ... a-do-mundo
Esta solução terá ainda como outra vantagem a independência energética (combustíveis fósseis) da ilha. Desta forma em situações mitiga-se problemas como o que a Ilha das Flores está a viver neste momento devido à destruição do porto comercial da ilha após a passagem do furacão Lorenzo (que eu senti na pele)
No final ainda falei com o pessoal do rent-a-car, que me pareceram bastante receptivos a no futuro ter nas suas frotas VE.

A Mobilidade Eléctrica nas Ilhas
- BrunoFonseca
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Re: A Mobilidade Eléctrica nas Ilhas
VEs é uma solução deveras vantajosa para ilhas de dimensão pequena/média.com 7,5 km por 12,5 km, tendo como ponto mais elevado um pico com 375 metros de altitude faz todo o sentido apostar na mobilidade eléctrica, pois qualquer VE deve conseguir ter energia suficiente para andar por lá durante 1 semana entre cargas
Até mesmo um elétrico com uma elevada percentagem de degradação da bateria não teria problemas, caso pudesse carregar diariamente.