Sorte. Está muito longe de ser o padrão normal. E é bastante mais fácil viajar em carros com 400 km de autonomia em autoestrada, mas quantos portugueses podem pagar 60.000€ por uma viatura?mjr Escreveu: ↑25 abr 2022, 22:31Curiosamente fiz a viagem Porto-Algarve na sexta feira santa e carreguei apenas na rede pública (em Santarém). Na volta carreguei uns 15m num PCR em Almodôvar e depois lá tive de parar em Fátima, pois a mulher quis ir a um conhecido restaurante que há por lá... Só tentei usar ao máximo a rede pública porque 0,56€/kW.h nos SuC é quase preço de gasóleo. Nos PCR carreguei a 0.42€/kW.h.
Em Santarém estava 1 carro em fila de espera para pagar uma fortuna na Ionity, com o PCR livre ao lado. Acabei por almoçar por lá, para depois ir direto até ao Algarve, e só no fim apareceu outro VE para carregar. Não teve de esperar mais que 2m pois parei logo a carga.
A Tesla tem um modelo de negócio em todo o mundo, repito, todo o mundo, e em Portugal tem de se adaptar a quê? O que é que inventámos neste cantinho que justifique uma multinacional andar a mudar alguma coisa, provavelmente para pior, como aconteceu com a ionity?mjr Escreveu: ↑25 abr 2022, 22:31A Tesla não instala mais postos em Portugal pela mesma razão que demorou meses a mandar a documentação do meu TM3 para o IMT, e porque demorou meses a mandar-me uma fatura legal do sinal e outros meses para mandar a fatura da totalidade do carro para o banco. Demoram tempo a adaptar-se, na verdade parecem achar que os países é que se deviam adaptar a eles.
Pois podem, e para quê? Quem é o maluco que vai comprar um VE, não tendo condições de o carregar em casa, para o carregar no emprego ao preço do gasóleo?
Na minha instituição haveria a maior facilidade em instalar postos de carregamento nos parques de estacionamento privados permitindo os carregamentos se fosse possível recuperar os custos da energia, que são metade do que paga um particular em sua casa. Bom para todos, a instituição a promover a mobilidade elétrica e os utilizadores a beneficiarem de um custo imbatível. Ah pois, mas não se pode fazer, é ilegal vender energia...para mim também devia ser ilegal gastar dinheiro em carregadores para depois dar lucro a quem nada investiu (CEME).
Pois eu acho ridículo aconselhar alguém a comprar um VE neste estado de coisas (exceto se puder carregar em casa e fazer mais de 2/3 dos trajetos dentro do raio de ação da viatura), quanto mais obrigar alguém a comprar um!