Veiculos extremamente poluentes a circular

Um lugar para discutir questões ambientais que dizem respeito à electrificação do automóvel.
Responder
Avatar do Utilizador
mikexilva
Moderador Global
Mensagens: 1493
Registado: 06 jan 2011, 00:44
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Metade dos 24Kwh
Contacto:

Veiculos extremamente poluentes a circular

Mensagem por mikexilva » 15 jun 2011, 00:58

Nos trajectos do dia a dia que faço na cidade, vejo com muita frequência um ou outro veiculo que largam uma nuvem de fumo que me deixa preocupado, e triste com o pensamento, "como é que este carro pode ter passado na inspecção?"

Muitas vezes são carros antigos, mas tb já tenho visto modelos recentes a fazer fumo de uma forma exagerada.

Gostava de poder fazer alguma coisa para mudar isto, mas penso que não vale a pena tentar dizer ao condutor que o seu do veiculo está a poluir de forma exagerada, pois o tubo de escape fica virado para trás, e quem vem atrás é que sofre (alem que no caso dos taxis pode nem ser o dono da viatura que o conduz).

Já me lembrei se existisse um registo online de forma a cada um de nós poder publicar a matricula destes veículos sempre que nos deparássemos com uma situação destas, podiam ser chamados a uma inspecção surpresa ao fim de 2 ou 3 registos (com datas distintas) de utilizadores credíveis (claro que depois era preciso uma forma de pontuação para medir a credibilidade ou qqc assim, mas ter um LEAF já podia ser meio caminho para ser credível :). Fotografias era bom, mas como o condutor não deve manusear o telemóvel (ou máquinas fotográficas) com o carro em movimento, não se pode generalizar como requisito, o ideal era o nosso carro ter uma camera virada para a frente (assim como o LEAF tem a camera de estacionamento) mas com um botão de fácil acesso para registar a foto.

Avatar do Utilizador
ruimegas
Gestor do Forum
Mensagens: 5074
Registado: 04 jan 2011, 23:39
Data de fabrico: 09 jun 2011
Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
Localização: Oeiras
Contacto:

Re: Veiculos extremamente poluentes a circular

Mensagem por ruimegas » 15 jun 2011, 09:33

É fácil...pelo menos para quem tiver smartphones com Android e instalar o programa DailyRoads Voyager e colocar no tablier que é o que eu vou fazer hoje na viagem para Oeiras para ter uma ideia precisa da diferenças de altitude do percurso e não só.

Só fico com uma dúvida relativa à "legalidade" do acto :?
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3473
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Veiculos extremamente poluentes a circular

Mensagem por RJSC » 15 jun 2011, 11:37

Eu além de ficar escandalizado, tenho que fechar os vidros e meter o ar das condutas de ventilação em circulação interior.
Mas o que quase todos os dias me desgraça é ter que vir quilómetros atrás de ciclomotores de 2 tempos que deitam um cheiro nauseabundo a gasolina por queimar com o óleo que também vem misturado na gasolina, ou carros velhos sem injecção eletrónica, que vão dar no mesmo.
Muitas vezes sou obrigado (por não suportar o cheiro) a fazer ultrapassagens perigosas a esses veículos.

Também não percebo como é que uma pessoas que hoje compra um ciclomotor, compra um a gasolina, já que a diferença de preços dos ciclomotores elétricos é perfeitamente comportável, a as autonomias andam muito próximas, já para não falar que ninguém anda aí a fazer 100 km de ciclomotor.

Avatar do Utilizador
Seal
Mensagens: 853
Registado: 06 jan 2011, 00:40

Re: Veiculos extremamente poluentes a circular

Mensagem por Seal » 15 jun 2011, 11:40

RJSC Escreveu:
...

Também não percebo como é que uma pessoas que hoje compra um ciclomotor, compra um a gasolina, já que a diferença de preços dos ciclomotores elétricos é perfeitamente comportável, a as autonomias andam muito próximas, já para não falar que ninguém anda aí a fazer 100 km de ciclomotor.
X2 :mrgreen: Já vou com 6885 km no meu. Mais que qq Leaf do fórum não? :lol: :lol: ;)
"De que vale conquistar o mundo se nos perdermos pelo caminho"

Montada: Energica Ego / Brammo Empulse R / Scutum / Vectrix / Predator

Avatar do Utilizador
Seal
Mensagens: 853
Registado: 06 jan 2011, 00:40

Re: Veiculos extremamente poluentes a circular

Mensagem por Seal » 15 jun 2011, 11:44

Há muito desconhecimento, encontro montes de malta que nem sequer faz ideia de que existem. :?
"De que vale conquistar o mundo se nos perdermos pelo caminho"

Montada: Energica Ego / Brammo Empulse R / Scutum / Vectrix / Predator

Avatar do Utilizador
ruimegas
Gestor do Forum
Mensagens: 5074
Registado: 04 jan 2011, 23:39
Data de fabrico: 09 jun 2011
Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
Localização: Oeiras
Contacto:

Re: Veiculos extremamente poluentes a circular

Mensagem por ruimegas » 15 jun 2011, 11:47

Seal Escreveu:
RJSC Escreveu:
...

Também não percebo como é que uma pessoas que hoje compra um ciclomotor, compra um a gasolina, já que a diferença de preços dos ciclomotores elétricos é perfeitamente comportável, a as autonomias andam muito próximas, já para não falar que ninguém anda aí a fazer 100 km de ciclomotor.
X2 :mrgreen: Já vou com 6885 km no meu. Mais que qq Leaf do fórum não? :lol: :lol: ;)
Eu vou-te agarrar não tarda :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :twisted: :twisted:
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
batalha
Mensagens: 631
Registado: 06 jan 2011, 02:33
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah
Localização: Negrais, Sintra

Re: Veiculos extremamente poluentes a circular

Mensagem por batalha » 15 jun 2011, 12:08

ruimegas Escreveu:
Seal Escreveu:
X2 :mrgreen: Já vou com 6885 km no meu. Mais que qq Leaf do fórum não? :lol: :lol: ;)
Eu vou-te agarrar não tarda :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :twisted: :twisted:
Queremos DB's dos Leaf já :?

Avatar do Utilizador
ruimegas
Gestor do Forum
Mensagens: 5074
Registado: 04 jan 2011, 23:39
Data de fabrico: 09 jun 2011
Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
Localização: Oeiras
Contacto:

Re: Veiculos extremamente poluentes a circular

Mensagem por ruimegas » 15 jun 2011, 12:19

batalha Escreveu:
ruimegas Escreveu:
Seal Escreveu:
X2 :mrgreen: Já vou com 6885 km no meu. Mais que qq Leaf do fórum não? :lol: :lol: ;)
Eu vou-te agarrar não tarda :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :twisted: :twisted:
Queremos DB's dos Leaf já :?
Ok vou tentar fazer alguma coisa :shock: 8-)
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3043
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: Veiculos extremamente poluentes a circular

Mensagem por Filipe » 15 jun 2011, 12:24

Eu só tenho ainda 2000 Km feitos, mas se calhar já estou a apanhar o Seal em horas de voo. :mrgreen:
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

Avatar do Utilizador
mikexilva
Moderador Global
Mensagens: 1493
Registado: 06 jan 2011, 00:44
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Metade dos 24Kwh
Contacto:

Re: Veiculos extremamente poluentes a circular

Mensagem por mikexilva » 15 jun 2011, 14:15

RJSC Escreveu:Eu além de ficar escandalizado, tenho que fechar os vidros e meter o ar das condutas de ventilação em circulação interior.
Mas o que quase todos os dias me desgraça é ter que vir quilómetros atrás de ciclomotores de 2 tempos que deitam um cheiro nauseabundo a gasolina por queimar com o óleo que também vem misturado na gasolina, ou carros velhos sem injecção eletrónica, que vão dar no mesmo.
Muitas vezes sou obrigado (por não suportar o cheiro) a fazer ultrapassagens perigosas a esses veículos.

Também não percebo como é que uma pessoas que hoje compra um ciclomotor, compra um a gasolina, já que a diferença de preços dos ciclomotores elétricos é perfeitamente comportável, a as autonomias andam muito próximas, já para não falar que ninguém anda aí a fazer 100 km de ciclomotor.
Exactamente, eu sempre que avisto à frente um veiculo com um nível de fumo que se vê à distancia a nuvem, fecho as janelas e meto corto a entrada de ar de fora. (Faço o mesmo antes de entrar no túnel do marques, pois como é a subir os carros em esforço deixam o ar mais poluído).

Mas é muito chato circular atrás de um destes veículos, e em algumas situações tb não aguento e ou abrando radicalmente para dar uma distancia a perder de vista (pois muitas vezes estes veículos tb não andam muito ou já vão em esforço), ou tento ultrapassar, o que nem sempre é viável...

Mas não é uma questão de gosto, ou simplesmente ter que levar com o fumo, é uma questão de saúde, pois estamos a respirar gases que podem ser venenosos, e partículas cancerígenas...

Responder

Voltar para “Questões Ambientais”