"October 11, 2011
Um caminho para a autonomia energética

O nosso país é visto como uma referência no que diz respeito à aposta em energias renováveis e aos esforços para se tornar autónomo em termos de produção e consumo de energia eléctrica.
Ao mesmo tempo ainda temos um longo caminho a percorrer para que a produção de energia se consiga pelo menos igualar às necessidades do nosso País. Sem esquecer que diminuir a importação de energia eléctrica e de combustíveis fósseis vai contribuir para equilibrar a balança comercial.
Mas não é só do lado da oferta que podemos contribuir para uma autonomia energética maior. Adoptar comportamentos que poupam energia é um pequeno passo que se pode estender a mais do que aproveitar ao máximo os tarifários bi-horários.
O programa ERSE tem em vista fomentar estes comportamentos e dar aos consumidores todo o tipo de ferramentas que permitem tomar decisões mais informadas. No Portal da ERSE encontramos simuladores de facturação, e simuladores de emissão de Co2. Outro aspecto de destaque é a informação ao consumidor na qual se incluem os direitos e deveres do consumidor e o papel da ERSE em contribuir para a eficiência energética.
Desde o consumidor individual às grandes empresas, todos temos ferramentas ao nosso alcance que nos permitem reduzir o desperdício e contribuir para a autonomia energética. É este um dos pontos fulcrais do Programa do Consumidor da ERSE, facilitar o acesso a informação do sector de energia para aumentar a sensibilidade a este tema e permitir a tomada de decisão mais informada por parte de todos."
Em: http://www.ptsustentavel.com/