Poluição do ar em Lisboa baixa 40% numa semana

Um lugar para discutir questões ambientais que dizem respeito à electrificação do automóvel.
anolsi
Mensagens: 207
Registado: 20 mar 2017, 16:20
Data de fabrico: 0- 1-2019
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras

Re: Poluição do ar em Lisboa baixa 40% numa semana

Mensagem por anolsi » 29 mar 2020, 14:51

BrunoAlves Escreveu:
28 mar 2020, 22:50
Será possível que basta abrandar o mundo 2 meses para reverter dezenas de anos de anos?
Atenção que o artigo não me parece referir as recentes reduções por causa das paragens forçadas...
Aliás refere que o ano passado já tinha sido atingido o valor mais baixo desde 1982 ou coisa assim.
Agora de certeza que estes meses nesse aspeto, e pelo menos para já, mal não fazem...

Ricardo
Mensagens: 221
Registado: 14 nov 2017, 00:38
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Poluição do ar em Lisboa baixa 40% numa semana

Mensagem por Ricardo » 29 mar 2020, 17:25

Atenção que o artigo não me parece referir as recentes reduções por causa das paragens forçadas ..
O artigo tem a ver com a camada de ozono. Se bem se recordam, há muitos anos atrás, a grande maioria das nações civilizadas sentaram-se à mesa e decidiram acabar com os CFCs e afins. Não tem a ver com esta curta paragem que vai valer zero no grande esquema das coisas.

labutess
Proprietário Leaf
Mensagens: 551
Registado: 12 fev 2013, 11:56
Data de fabrico: 28 mar 2013
Capacidade bateria: 57,5 Ah

Re: Poluição do ar em Lisboa baixa 40% numa semana

Mensagem por labutess » 29 mar 2020, 18:20

O artigo tem a ver com a camada de ozono. Se bem se recordam, há muitos anos atrás, a grande maioria das nações civilizadas sentaram-se à mesa e decidiram acabar com os CFCs e afins. Não tem a ver com esta curta paragem que vai valer zero no grande esquema das coisas.
[/quote]
No ano passado vi num artigo, que certas zonas da China ainda poluem com os CFCs ,agora que a indústria está parada é normal esses valores baixarem

Ricardo
Mensagens: 221
Registado: 14 nov 2017, 00:38
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Poluição do ar em Lisboa baixa 40% numa semana

Mensagem por Ricardo » 29 mar 2020, 21:27

Sim, ainda se usa, não só na China. Mas já há anos que a situação tem vindo a melhorar e hoje a camada de ozono está, felizmente, a caminhar a passos largos para uma reabilitação completa, em algumas regiões talvez tão cedo como 2030. Pode-se considerar a primeira grande vitória do mundo industrializado na guerra contra a poluição e, como alguns dizem, prova que unidos podemos de facto fazer algo acerca do aquecimento global.

https://news.un.org/en/story/2019/09/1046452

Ricardo
Mensagens: 221
Registado: 14 nov 2017, 00:38
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Poluição do ar em Lisboa baixa 40% numa semana

Mensagem por Ricardo » 31 mar 2020, 17:36

Eu sei que alguns de vocês já esperavam isto mas cá está

https://electrek.co/2020/03/30/european ... ronavirus/

Não demorou muito. Algumas marcas de carros já estão a tentar que as novas regras ambientais para carros sejam implementadas lá para o século que vem.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Poluição do ar em Lisboa baixa 40% numa semana

Mensagem por BrunoAlves » 31 mar 2020, 20:05

Há coisas meio boas nessa notícia. Parece que a VW e a BMW continuam fortes na estratégia de electrificação (ou então estão só a dizer porque sabem que as multas vão ser adiadas...). Os contrutores que estão perdidamente atrasados (Fiat à cabeça, mas também o nosso estimado Carlos Tavares) lá estão a encabeçar o adiamento, como não podia deixar de ser :roll:

Na minha opinião sim, as metas serão adiadas.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Poluição do ar em Lisboa baixa 40% numa semana

Mensagem por migle » 31 mar 2020, 22:45

Acho que os argumentos dos alemães que estão no artigo são perfeitamente transparentes. O que está em causa é a competitividade da indústria automóvel europeia. Na realidade, se houver um abrandamento global, é uma oportunidade para estes construtores recuperarem um pouco do seu atraso.
Sejamos francos, estes construtores, principalmente dos segmentos premium, não estão a lutar contra as multas. Para isso já têm os seus PHEV e ninguém os poderá bater aí. O problema para estes é a Tesla a roubar-lhes o mercado e se se conseguem adaptar com o novo conceito de automóvel que se começa a desenhar.

Dito isto, provavelmente já estarão a cortar em funcionalidades para o próximo ano para compensar a perda de receita e para lidar com a circunstância de ter todos os seus trabalhadores, e os trabalhadores dos seus fornecedores, a trabalhar a partir de casa não sabemos por quanto tempo. Mas todos estes grandes construtores alemães são proprietários de grandes bancos, que lhes permite lidar com uma situação passageira. Estes bancos enriqueceram com a crise de 2007- e as receitas dos seus produtos financeiros são superiores ao que ganham a vender carros. Então não é pelo COVID-19...

Não estou a ver estes construtores a adiar os seus concorrentes ao Model 3 ainda mais para além do atraso que já se verifica (o Model 3 saiu em 2019 na Europa?) por um motivo circunstancial, ou pior, por um pretexto. Quanto mais anos se passam, mais mercado perdem. Estamos a falar de empresas que vivem do cliente que leva um carro num ano em leasing e o troca no final do contrato pelo modelo do ano seguinte, não querem que este ciclo se interrompa. Se adiarem estes modelos de VEs premium, terá de ser por problemas em componentes fulcrais, como a bateria.

Então entre duas dificuldades, o COVID-19 que com mais ou menos mortos vai passar, e a perda de competitividade, que não passa... pesa mais este factor, acho eu.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Poluição do ar em Lisboa baixa 40% numa semana

Mensagem por Apr » 03 abr 2020, 14:35

migle Escreveu:
26 mar 2020, 22:41
É engraçado estar na garagem colectiva do meu prédio e sentir o cheiro do campo.
Aqui também, é incrivel a diferença. Por outro lado cada CI que passa é uma brutalidade de poluição, antes não se notava tanto porque estava tudo saturado.

Não podemos terminar esta crise e voltar ao mesmo, há tanta coisa que tem que mudar se queremos viver neste planeta por mais do que algumas centenas de anos.

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: Poluição do ar em Lisboa baixa 40% numa semana

Mensagem por Erbium » 03 abr 2020, 20:20

migle Escreveu:
26 mar 2020, 22:41
É engraçado estar na garagem colectiva do meu prédio e sentir o cheiro do campo.
Há dias fui à garagem buscar uma palete de leite e estava um vizinho a lavar as paredes e os tubos e queixou-se "epá saiu um pó preto!", respondi-lhe logo "não foi do meu carro..." :D

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Poluição do ar em Lisboa baixa 40% numa semana

Mensagem por mjr » 06 abr 2020, 20:48

Curiosamente é como diz o APR, agora nota-se mais quando passa um CI, há mais contraste olfativo e sonoro.

De facto é impressionante o abaixamento da poluição urbana, e uma amostra do que seria viver numa cidade num mundo 100% elétrico.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Questões Ambientais”