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Re: BMW e TOYOTA vão abandonar carros a combustão

Enviado: 03 mai 2016, 14:59
por jfr2006
lmmr74 Escreveu:Usar hidrogénio para produzir electricidade, é o mesmo que ir de Lisboa ao Porto passando pelo Algarve...
Infelizmente é possivelmente a única solução de fazer face aos picos e baixos na produção de energia eléctrica com renováveis.

Lê este post aqui: http://prius-pt.com/cafe/forums/p/5111/65973.aspx#65973

Re: BMW e TOYOTA vão abandonar carros a combustão

Enviado: 03 mai 2016, 15:00
por mjr
FullElectric Escreveu:
rdias Escreveu:
mjr Escreveu:A solução é obviamente usar mais carregadores. E mais rápidos.

Parece-me uma solução muito mais exequível do que a da distribuição do H2.
Só para 1000 taxis, são precisos 150 carregadores de 50 kw ( pcr ).... ( cidade de Lisboa ).
1 PCR para cada 7 taxis?????
Que grande desperdício de recursos. Admitindo que os 1000 tivessem que carregar sempre e só nos PCR (de manhã nunca viessem carregadinhos de casa), mesmo assim, cada posto só seria usado cerca de 4,5 horas por dia, menos de 20% da sua potencialidade.
Não vejo problema em serem 150PCRs só para os táxis, desde que sejam os táxis a pagar essa disponibilidade 8-)

Além de que com as baterias progressivamente maiores a necessidade de usar PCRs para o serviço de táxi diminui.

Re: BMW e TOYOTA vão abandonar carros a combustão

Enviado: 03 mai 2016, 21:36
por santanamos
Por acaso estava a achar muito haver 1 pcr para cada 7taxis mas fazendo as contas por alto não são muitos não. Cada hora carrega 2 taxis, com as autonomias actuais não é difícil esgotar uma carga em 4h.. não é todos os dias mas quando começo bem o dia até faço os 100km em menos tempo!

Diria que esses 6/7 carregadores estariam bem se fosse 1/3 em praças de taxi e os outros 2/3 em locais estrategicos com wc, restaurantes,etc que poderiam ser de acesso ao público.
As autonomias vão aumentando e não fazia sentido estarem restritos aos taxis.. penso eu, mas só experimentando...

Re: BMW e TOYOTA vão abandonar carros a combustão

Enviado: 03 mai 2016, 22:42
por mjr
Ora bem, assumindo que cada carregador estaria 80% do tempo a carregar daria 0,8x150x50x24 = 144MW.h por dia. A dividir por 1000 táxis daria 144kW.h por táxi. Considerando que cada táxi gasta 20kW.h/100km cada táxi faria por dia 720km. É realista?

Re: BMW e TOYOTA vão abandonar carros a combustão

Enviado: 03 mai 2016, 23:30
por santanamos
Não é realista! A média do meu deve andar nos 300 ou 400km/dia. Mas se estiver numa fila tipo o PCR da A5 a média cai rapidamente.

Re: BMW e TOYOTA vão abandonar carros a combustão

Enviado: 03 mai 2016, 23:40
por mjr
Precisamente por isso é que o argumento das 24 horas por dia não vale. E carros que não estão a andar de noite estarão a carregar bem mais barato que num PCR, diminuindo ainda mais o uso dos PCRs. O meu exercício foi só para mostrar que 150 PCRs é demasiado. Mas se os taxistas acharem que é preciso ninguém os impede de comprarem os PCRs. Agora com dinheiros públicos é que não, por favor.

Re: BMW e TOYOTA vão abandonar carros a combustão

Enviado: 04 mai 2016, 00:11
por mjr
Claro que estão sempre cheios, é de graça... Sendo a pagar a coisa fica muito mais disciplinada.

E continuo a dizer que espero que não seja com dinheiros público, sejam eles nacionais ou estrangeiros. É um enorme desperdício de dinheiro, que era muito melhor canalizado para uma rede nacional.

Re: BMW e TOYOTA vão abandonar carros a combustão

Enviado: 04 mai 2016, 09:49
por mjr
rdias Escreveu:o acesso aos supercarregadores Tesla, nunca é de graça. Não percebo porque insistem nestas coisas.
Desculpa mas vais ter de explicar muito bem isso, pois da última vez que verifiquei para usar um supercarregador é de graça. Usar 1 vez ou 1000 vezes não tem diferença. Ou tem?

Re: BMW e TOYOTA vão abandonar carros a combustão

Enviado: 04 mai 2016, 22:43
por mjr
Às vezes parece que falo chinês... Qual é a relevância de se pagar uma vez o uso dos SC para moderar o uso dos mesmos?

Re: BMW e TOYOTA vão abandonar carros a combustão

Enviado: 05 mai 2016, 13:52
por mjr
Desde que o incentivo não venha do meu bolso está muito bem. Mas aqui estávamos a falar de PCRs para táxis em Lisboa, onde alguém deu o número ridículo de 150PCRs para 1000 táxis e depois deu como exemplo um sítio na Holanda que está sempre cheio de carros a carregar, e eu dei como justificação isso acontecer porque o carregamento é gratuito. Mas parece que afinal não é gratuito porque se paga à cabeça pelo uso ilimitado, o que claro que não limita nada o uso e por isso é irrelevante. Realmente é chinês.

Dou como terminado o off-topic, novos posts só sobre o tema original.