Who Killed the Electric Car?

As discussões relacionadas com a revolução do carro elétrico.
Avatar do Utilizador
BECOOL
Mensagens: 619
Registado: 28 mar 2015, 21:14

Re: Who Killed the Electric Car?

Mensagem por BECOOL » 20 mai 2015, 13:07

Sim VETL, lembro-me como se fosse hoje pois foi um assunto que me chateou bastante na altura, a decisão de suspender a construção da fábrica foi feita já durante a governação actual. E não houve um esforço sequer do governo actual para tentar assegurar este investimento. Com isto não estou a defender um ou outro partido, até porque para mim a diferença entre PS e PSD é muito pouca.

Código: Selecionar todos

http://www.dn.pt/politica/interior.aspx?content_id=2184991

Essiemme
Proprietário Leaf
Mensagens: 1599
Registado: 08 jan 2011, 11:46
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: +/- 64,69Ah 12Barras
Localização: Porto Alto, Portugal

Re: Who Killed the Electric Car?

Mensagem por Essiemme » 20 mai 2015, 13:20

Acho que sim, também.

Terá sido depois do PS perder as eleições.

Confesso que estou bem impressionado com a atitude rija do nosso ministro do ambiente. Aparenta ter uma abordagem positiva.
Infelizmente, o governo não é só o Sr. ministro Moreira da Silva...

sm
:geek:
11 Barras.
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH :|

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Who Killed the Electric Car?

Mensagem por VETL » 20 mai 2015, 14:02

Ok!
Pois isso entre uns e outros...
Tinha ideia que tinha sido uma decisão unilateral da Nissan onde o governo nada poderia fazer.
Foi uma pena de facto.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
BECOOL
Mensagens: 619
Registado: 28 mar 2015, 21:14

Re: Who Killed the Electric Car?

Mensagem por BECOOL » 20 mai 2015, 17:39

rdias Escreveu:Duvido que alguma vez consigamos ser como a Noruega ou Suécia ou Finlândia ou Dinamarca...

Uma das coisas mais deliciosas que já ouvi foi um casal sueco .... Ter dito.... Na Suécia não ha pobres nem ricos....

A igualdade dentro do possível numa sociedade é algo sem preço....
Gosto particularmente do modelo praticado na Suíça de democracia semi-directa, onde as pessoas participam activamente em referendos frequentes nas suas localidades. O facto de as pessoas serem chamadas a participar na democracia frequentemente também as obriga a manterem-se informadas sobre assuntos políticos. Em Portugal os referendos são coisas que acontecem muito excepcionalmente. Reduzir a democracia ao acto de votar de 4 em 4 anos é uma morte anunciada da mesma.

Diminuir a desigualdade social deve ser o principal objectivo de qualquer sociedade. Não é preciso ter formação em Sociologia para perceber isto. Pois a desigualdade social é a maior violência estrutural que existe, que nos prejudica a todos. Não é por acaso que os EUA são o país com maior população prisional do mundo e onde existe o maior fosso entre ricos e pobres. Quando há pessoas com tão pouco ou nada a perder, está aberta a porta para comportamentos desviantes.

A desigualdade social também é prejudicial aos mais ricos (esta é a mensagem que o discurso de esquerda devia passar com mais eficácia), pois eles acabam enjaulados em condomínios fechados com seguranças, com medo de sair à rua e dos outros que não têm nada a perder... para além do facto de como todos nós, poderem morrer de doenças cuja cura poderia ter sido descoberta por alguém, que apenas não o fez por falta de condições e por isso nunca teve sucesso escolar nem pode prosseguir os estudos... A desigualdade social, ao contrário do que a maior parte das pessoas que se consideram de direita pensa, não prejudica só os pobres, corroí a sociedade como um todo.

Uma forma muito fácil de descodificar a posição de um discurso politico sobre este assunto é ver que valores ele destaca. Competitividade ou cooperação. A competitividade vê o outro como um adversário, a cooperação vê o outro como um igual.

Discutir estes assuntos no fórum já é um passo para combater a iliteracia politica que nos afecta a todos. E os pequenos passos resultam em grandes coisas, é o "efeito borboleta".

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3043
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: Who Killed the Electric Car?

Mensagem por Filipe » 21 mai 2015, 02:09

A propósito recomendo espreitar 8-)

http://www.ubuntuparty.org.za/p/home.html
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3043
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: Who Killed the Electric Car?

Mensagem por Filipe » 21 jul 2015, 08:46

Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

Avatar do Utilizador
Batotinha
Mensagens: 309
Registado: 29 abr 2015, 15:18
Data de fabrico: 14 jan 2011
Capacidade bateria: 40 Ah

Re: Who Killed the Electric Car?

Mensagem por Batotinha » 21 jul 2015, 17:04

BECOOL Escreveu:Uma forma muito fácil de descodificar a posição de um discurso politico sobre este assunto é ver que valores ele destaca. Competitividade ou cooperação. A competitividade vê o outro como um adversário, a cooperação vê o outro como um igual.
Sem discordar mas reforçando a ideia, diria para além dos políticos e da corrupção estamos nós, população. E poucas vezes nos tornamos exemplares, ou damos a colaboração que seria de esperar. Vou tentar exemplificar sem querer ofender/provocar ninguém... conversando apenas.
É muito frequente ouvir-se imediatamente após mais uma noticia sobre "corrupção", ...são todos iguais... só lá estão para se governarem. Mas logo a seguir o mesmo individuo ou outro ao lado acrescenta... eu faria o mesmo! :oops: se a gente não olha por nós, quem vai olhar? :o
Portanto, com o tipo de escolaridade que temos, a (de) formação que nos dão as televisões, as universidades que não condenam "certos" cursos/licenciaturas, só nos deixam dizer, (ou pensar) é tudo farinha do mesmo saco. Não se condena clara e inequivocamente os comportamentos abusivos e oportunistas duns tantos "espertos". Até se lhes dá tempo de antena e um "lugar de destaque no governo".
E democracia, (no essencial), é o respeito pelos outros. E esta sociedade de consumo promove tudo menos isso. O respeito. O desenvolvimento sustentado, o equilíbrio social, etc. Quanto menos se levar em conta o "outro", melhores e maiores serão os dividendos.
As "sete irmãs" não precisam de fazer (já) muito mais para que tudo continue na mesma. O facto de haver provavelmente um aumento na produção de crude não é que vai matar os eléctricos. Nem me parece que seja isso que "elas". Basta-lhes que continue apenas acessível a uma porção diminuta da população. Penso que o "busílis" é evitar a massificação, essa sim iria destruir muito "proveitos" e poderes instalados. E o aumento da produção, só por si não garante nada, pois eles conseguem fazer "cartelização" e por essa via controlam o preço. Acho até que o receio deles é que se perca o controlo, pela via da destruição/construção dos (novos?)canais de distribuição. Para eles é mais seguro saber exactamente quem e onde estão os "amigos". Acho que vão mais facilmente fornecer a "energia" que o tigre asiático necessita para manter os seus lucros e o ar "envenenado" que os irá tolhendo lentamente, até que se deixem comprar pelos mercados que entretanto vão sendo "manipulados". :evil:

A nossa sobrevivência, hoje mais do que nunca, passa muito pela cooperação. Acho que poderia depender dela... se quisesse-mos!
E a propósito de cooperação. Viram como evoluiu a tentativa do meira em "acender" uma cooperativa que "liderasse" a construção duma rede de PCRs. Para mim, o que mais "assustou/afastou" muitos, foi a cooperativa. Na nossa "cultura", cooperativa é um "bicho" muito perigoso! ;) A ideia podia até ser a melhor do mundo, (não garanto que era), mas sem ela é que está garantido que nada se fará. E isto interessa e muito às "sete irmãs". Massificação? isso sim. É problema!

Batotinha

Responder

Voltar para “Negócios / Economia e Política”