Ideia para pequenos EVs em viagens de Comboio

As discussões relacionadas com a revolução do carro elétrico.
Responder
Avatar do Utilizador
mikexilva
Moderador Global
Mensagens: 1493
Registado: 06 jan 2011, 00:44
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Metade dos 24Kwh
Contacto:

Ideia para pequenos EVs em viagens de Comboio

Mensagem por mikexilva » 07 jan 2013, 03:02

Como vivo em Lisboa, e ocasionalmente surge a necessidade de fazer algum trabalho no Porto, lembrei-me que era um programa inteligente existir um pacote de viagem de ida e volta que inclui o aluguer de um Renault Twizy, e viagem do mesmo num comboio (onde o twizy até poderia carregar durante as 3 horas de viagem) e uma carruagem dedicada poderia transportar muitos twizy's atravessados e com os lugares marcados no chão e respetiva tomada de energia (caso seja viável ir buscar energia à mesma linha onde a locomotiva se alimenta). Entravam numa estação com o devido acesso e uma plataforma nivelada e saíam de modo idêntico para a frente no destino, desta forma era fácil entrarem e saírem até vários ao mesmo tempo.)

Como o twizy tem 100km de autonomia parece o ideal para este tipo de utilização, e no fim de uma viagem grande a bateria podia estar carregada.

Este sistema tinha a vantagem de quem anda com material às costas não precisava de andar a transferir de carro para comboio e para outros carros alugados/taxi e era isento de combustíveis fosseis... e claro quem já tenha um twizy podia optar por pagar apenas a parte do comboio, e talvez fosse um incentivo à adopção destes pequenos citadinos (até a nível empresarial para estas situações) que ganhavam a capacidade de chegar carregados a qualquer cidade afastada onde o comboio chegue (que é o maior handicap dos EV's)...

Falei apenas no twizy porque é pequeno (provavelmente cabe atravessado num comboio, o que permite transportar muitos mais e de fácil manobras), ligeiro (não é muito eficiente transportar toneladas para fazer deslocar 1 ou 2 pessoas), carrega em relativamente pouco tempo com uma potencia moderada (3,5horas numa tomada normal), e bom para circular na cidade (complemento ideal aos comboios de longo curso) mas da mesma forma este programa também poderia ser aplicado a outros EV's de 2 rodas (só não tenho a certeza de qual seria a forma ideal da carruagem em termos de paredes, e aerodinâmica).

Talvez o ideal fosse uma parceria entre a Renault e a CP (eventualmente Mobi-E no caso de a CP querer vender electricidade durante a viagem via Mobi.E :)


Não vos parece uma boa ideia e viável?

A ver se daqui a uns tempos já podemos ir de twizy a Madrid e Paris num TGV :P - se um twizy conseguisse chegar a todos os círculos de 50km em volta de cada estação de comboios na Europa, certamente era visto com outros olhos ;)

Responder

Voltar para “Negócios / Economia e Política”