Cogumelos - micologia

As discussões relacionadas com a revolução do carro elétrico.
Responder
Avatar do Utilizador
Batotinha
Mensagens: 309
Registado: 29 abr 2015, 15:18
Data de fabrico: 14 jan 2011
Capacidade bateria: 40 Ah

Cogumelos - micologia

Mensagem por Batotinha » 04 dez 2015, 13:49

:mrgreen:
Trago aqui para conhecimento de eventuais interessados em "Micologia" saúde, alimentação e sustentabilidade . Mesmo que o assunto nada tenha a ver com mobilidade (o forum), tem muito a ver com sustentabilidade, saúde, negocio/economia, naturalmente, penso eu! Se é barato? ...não sei... cada um que julgue! ;)

Embora não haja números absolutos e as citações variam conforme os ensaios, do que aprendi e grosso modo, com (1,5 kg de substrato e +/- 1 l H2O e respectivo micélio,) se poderá obter uma transformação em 1 Kg de alimento, (por ventura muito superior à carne).
No final ainda ficamos com um composto de grande valor para acrescentar na terra do jardim ou na nossa horta.
Nada tenho a ver com faceta comercial/industrial apresentada, pois não conheço ninguém, mas garanto-vos que foi para mim uma enorme satisfação ter ido a uma curta formação de produção de cogumelos em casa. Muito gratificante e já comi cogumelos criados por mim. Uma delicia mesmo.

O programa do encontro/palestra/mostra, (no link logo abaixo da entrada), e é no Seminário de Vilar no Porto e já no dia 12 Dezembro. Eu pretendo passar lá algum tempo.
http://unifungi.pt/

:::::::
Festival do Cogumelo Português - Programa Conferências
Porto, Seminário de Vilar, 12 dezembro
:::::::

Se quiserem aparecer e aproveitar para tomar contacto com este mundo pouco divulgado, da "alimentação, comércio e industria", aproveitem que a entrada é gratuita.
Dou-vos mais um exemplo das potencialidades dos cogumelos. Li algures que o Japão estará a aproveitar os cogumelos para fazer a recuperação de solos nas áreas de Fukujima, já que os cogumelos conseguem mobilizar do solo, contaminantes que doutra forma seria quase impossível retirar. Esses não são consumíveis. É claro que, também por isso, é importante saber onde onde foram colhidos.

Apareçam

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Cogumelos - micologia

Mensagem por Orlando » 04 dez 2015, 15:50

Fazemos assim, vais lá, aprendes e depois distribues pelo pessoal.
Compro um pack.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Avatar do Utilizador
Batotinha
Mensagens: 309
Registado: 29 abr 2015, 15:18
Data de fabrico: 14 jan 2011
Capacidade bateria: 40 Ah

Re: Cogumelos - micologia

Mensagem por Batotinha » 04 dez 2015, 18:21

:mrgreen:
Orlando Escreveu:Fazemos assim, vais lá, aprendes e depois distribues pelo pessoal.
Compro um pack.
tá beemm dêexa! :oops:

Eu estava a pensar mais numa de razão para ir dar uma volta e juntar uns tantos... mas tá bem! Tb pode ser.
Já agora que tal comprar este pra oferecer à cara metade:
https://www.google.pt/search?q=Pleurotu ... KaloqrM%3A
Digam que não faz um ramo lindo? :lol:

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Cogumelos - micologia

Mensagem por Orlando » 04 dez 2015, 18:32

Batotinha Escreveu::mrgreen:
Orlando Escreveu:Fazemos assim, vais lá, aprendes e depois distribues pelo pessoal.
Compro um pack.
tá beemm dêexa! :oops:

Eu estava a pensar mais numa de razão para ir dar uma volta e juntar uns tantos... mas tá bem! Tb pode ser.
Já agora que tal comprar este pra oferecer à cara metade:
https://www.google.pt/search?q=Pleurotu ... KaloqrM%3A
Digam que não faz um ramo lindo? :lol:
Não conhecia....lindo.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3043
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: Cogumelos - micologia

Mensagem por Filipe » 04 dez 2015, 23:21

Não é essa espécie que é especialmente afrodisiaca :mrgreen:
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

Avatar do Utilizador
Batotinha
Mensagens: 309
Registado: 29 abr 2015, 15:18
Data de fabrico: 14 jan 2011
Capacidade bateria: 40 Ah

Re: Cogumelos - micologia

Mensagem por Batotinha » 05 dez 2015, 22:54

:o
Filipe Escreveu:Não é essa espécie que é especialmente afrodisiaca :mrgreen:
Eu sou apenas um aprendiz, que chegou agora ao 1º ciclo. Por isso nem confirmo nem desminto! ;) Será que tem formas, que despertam imagens escondidas no "armário"?
O que citei, Pleurotus djamor, é lindo mas. Sem dúvida. A primeira coisa em que pensei da primeira vez que vi a imagem, foi num ramo de flores.
O único problema é que é bastante exigente em temperatura, e portanto pouco ajustado ao nosso clima. Mas faz-se! :shock:
Por outro lado li há bastante tempo uns relatos um pouco intrigantes... já agora vejam...
http://www.megacurioso.com.br/fungos/85 ... lheres.htm
É uma coisa muito diferente. Penso eu de que. Mas não acho o assunto descabido. São conhecidos os efeitos bons e maus de muitos. Por enquanto só me tem interessado "conhecer" e criar dos que é seguro consumir. Fico-me pelo Pleurotus ostreatus.

Responder

Voltar para “Negócios / Economia e Política”