finalmente o governo reconhece que a Uber é ilegal

As discussões relacionadas com a revolução do carro elétrico.

Acha que a Uber deve ser ilegal em Portugal?

Sim
7
21%
Não
26
76%
Sem opinião
1
3%
 
Total de votos: 34

PedroSantos
Mensagens: 103
Registado: 22 jul 2015, 16:03
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: finalmente o governo reconhece que a Uber é ilegal

Mensagem por PedroSantos » 07 mar 2016, 17:47

rdias Escreveu: Mas concorrência com as mesmas regras e não uns terem oobrigacao de tudo e outros de nada.
A minha concorrência são os taxis . é eu conquistar clientes aos colegas com as mesmas regras.
A diferença é o meu serviço.
Agora a uber nnãotem oobrigações nenhumas e falamos de concorrência livre ?
NNão ofendam a inteligência dos portugueses.
rdias,

Concordo, mas a Uber também tem obrigações. Podem não ser é aquelas que o setor dos Táxis pretendem que seja, pois neste momento, vêm-na como uma "ameaça" e o "animal a abater".

Segundo li, mas não fui confirmar, as empresas que trabalham para a Uber também necessitam de uma licença. Os taxistas de "Letra A" e "Letra T" já existiam muito antes da Uber aparecer e penso que se têm licença, a algumas obrigações terão que estar obrigados também.

Mas desconheço quais sejam, ou quais as diferenças para as regras que existem nos Táxis.
Se estas empresas funcionavam muito antes da Uber chegar a Portugal, significa que deve ser legal eu contratar directamente uma destas empresas para me transportar, por exemplo.

Recordo-me que alguns hotéis também podem transportar passageiros por exemplo, os Transfers para e do Aeroporto. Eu próprio já usei alguns e não penso que isso seja ilegal.

Ou seja, parece-me muito mais lógico, uma opção por maior liberdade, com os taxistas a reclamaram para poderem ter as mesmas "regras" que estes tipos de transporte possuem do que lutar para que estes sejam obrigados a cumprir as eventuais regras "super-protetoras e restritivas" que os Táxis possuem.

É por isso que não posso estar de acordo com o setor dos Táxi, pois estão a fazer as coisas ao contrário.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: finalmente o governo reconhece que a Uber é ilegal

Mensagem por mjr » 07 mar 2016, 21:51

Porque o táxi pode ser apanhado na rua por qualquer pessoa, ao contrário dos outros serviços que implicam um pedido por uma plataforma onde o preço pelo serviço é conhecido à partida. São serviços completamente diferentes. A questão das cores é óbvia, os táxis por serem um serviço à vista têm de ser identificáveis. O taxímetro também é óbvio, o preço do serviço não é conhecido à partida.

E os outros não fazem o mesmo. Que eu saiba não se pode ir a uma praça e entrar num Uber. É preciso contratar o serviço a priori por uma plataforma.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

santanamos
Proprietário Leaf
Mensagens: 1634
Registado: 19 dez 2011, 03:51
Data de fabrico: 0- 3-2015
Capacidade bateria: 55,45 Ah 11 barras
Localização: Lisboa

Re: finalmente o governo reconhece que a Uber é ilegal

Mensagem por santanamos » 07 mar 2016, 23:18

Ops.. estão a gozar dos rendimentos!
Eu tambem faço estimativas e até acerto. Ainda ontem me pediram um orçamento para "cascos de rolhas" e falhei por 20centimos a favor do cliente.
Aqui à uns meses fui à Lourinhã e falhei a estimativa em ~2€ a favor do cliente. Ninguem foi enganado e até ficaram contentes por sido tão riguroso. Acabamos por ir lanchar e o cliente quis pagar (assim já passou do orçamento). 8-) afinal não somos assim tão maus.

Avatar do Utilizador
fjma
Mensagens: 418
Registado: 18 dez 2014, 14:46
Localização: Charneca de Caparica

Re: finalmente o governo reconhece que a Uber é ilegal

Mensagem por fjma » 07 mar 2016, 23:40

santanamos Escreveu:Ops.. estão a gozar dos rendimentos!
Eu tambem faço estimativas e até acerto. Ainda ontem me pediram um orçamento para "cascos de rolhas" e falhei por 20centimos a favor do cliente.
Aqui à uns meses fui à Lourinhã e falhei a estimativa em ~2€ a favor do cliente. Ninguem foi enganado e até ficaram contentes por sido tão riguroso. Acabamos por ir lanchar e o cliente quis pagar (assim já passou do orçamento). 8-) afinal não somos assim tão maus.
Acho que aqui ninguém está a personalizar. Já todos, uns com mais dificuldade outros com menos, chegámos à conclusão que a imagem da classe é negra. Não quer dizer que não haja excepções, mas é a realidade.
O sistema de feedback do cliente permite que o serviço da Uber tenda a ser óptimo. Algo que não podemos fazer num simples serviço de táxi.
Já se aqui falou de ser um serviço disruptivo. Eu não acho. Para mim é de uma naturalidade tal que já vejo este sistema no meu dia a dia. Se quero feedback de um restaurante vou ao FourSquare, se quero sobre uma cidade vou ao TripAdvisor, etc...
Se fosse como a classe taxista quer ser, exclusiva na forma de contratar um serviço, então ainda hoje andávamos todos a fazer as compras da semana na mercearia do lado, a comprar a mobília no marceneiro da zona e a comprar os livros na livraria da esquina, e não na loja online do continente, na do ikea e na amazon.
Estão a tentar evitar o inevitável.

ICEM4N
Proprietário Ion
Mensagens: 729
Registado: 26 ago 2012, 02:38
Data de fabrico: 20 set 2011
Capacidade bateria: 40.8Ah

Re: finalmente o governo reconhece que a Uber é ilegal

Mensagem por ICEM4N » 08 mar 2016, 00:54

rdias Escreveu:[img]http://s14.postimg.cc/70sy39q35/screenshot_10.png[/img]

" A Uber é uma plataforma de tecnologia que liga pessoas. Pessoas que se querem deslocar na cidade, e pessoas disponíveis para as levar onde querem ir. "

Esta descrição é linda. Também existe a outra " qualquer pessoa pode ser um motorista privado ". Deve ser um programa de realizar sonhos ou a Kidzania :lol:
Qualquer pessoa pode ser taxista.
A uber é preciso carta profissional certo?
Peugeot Ion 22000km desde 08-2015

Brunus
Mensagens: 176
Registado: 02 nov 2015, 17:19
Localização: Lisboa

Re: finalmente o governo reconhece que a Uber é ilegal

Mensagem por Brunus » 08 mar 2016, 10:55

rdias Escreveu:Se as providencias cautelares não servem de nada porque é que acontece isto :

[img]http://s14.postimg.cc/cxwtk3781/screenshot_7.png[/img]
Sabes que isso é facilmente contornado alterando os DNS a que o teu PC se liga? O Google até nos dá um passo a passo. E a app em si, que é necessária para usar o serviço, não está bloqueada. :roll:

Este tipo de bloqueios é tão rídiculo dada a sua ineficácia, que seria cómico se não fosse tão triste.
Vectrix Vx-1 Imagem
Tesla Model 3 LR AWD since 7/3/2019 8-)

ricardot
Proprietário Leaf
Mensagens: 546
Registado: 25 fev 2015, 01:54
Data de fabrico: 24 mar 2015
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: finalmente o governo reconhece que a Uber é ilegal

Mensagem por ricardot » 08 mar 2016, 12:42

ICEM4N Escreveu:
rdias Escreveu:[img]http://s14.postimg.cc/70sy39q35/screenshot_10.png[/img]

" A Uber é uma plataforma de tecnologia que liga pessoas. Pessoas que se querem deslocar na cidade, e pessoas disponíveis para as levar onde querem ir. "

Esta descrição é linda. Também existe a outra " qualquer pessoa pode ser um motorista privado ". Deve ser um programa de realizar sonhos ou a Kidzania :lol:
Qualquer pessoa pode ser taxista.
A uber é preciso carta profissional certo?
E não é preciso tirar nenhum curso para ser taxista ?
Já só quero elétricos !!
Nissan Leaf entregue a 03/2015
http://www.casataipina.com.pt

santanamos
Proprietário Leaf
Mensagens: 1634
Registado: 19 dez 2011, 03:51
Data de fabrico: 0- 3-2015
Capacidade bateria: 55,45 Ah 11 barras
Localização: Lisboa

Re: finalmente o governo reconhece que a Uber é ilegal

Mensagem por santanamos » 08 mar 2016, 17:04

fjma Escreveu:
Acho que aqui ninguém está a personalizar. Já todos, uns com mais dificuldade outros com menos, chegámos à conclusão que a imagem da classe é negra. Não quer dizer que não haja excepções, mas é a realidade.
O sistema de feedback do cliente permite que o serviço da Uber tenda a ser óptimo. Algo que não podemos fazer num simples serviço de táxi.
Correcto, a imagem é negra por causa de uma minoria e não de uma maioria como se faz crer.
Como eu há milhares, no meu concelho temos 39taxis, há apenas uns 2 ou 3 artistas que dão má imagem. os outros são tão rigurosos como eu.
Eu também gostava de ser avaliado pelos clientes mas como não uso aplicações, ficam só as palavras!

Confesso que já rejeitaram o meu carro. A maior parte das vezes é o cliente que confunde o numero com outro onde foi menos bem servida. Mas as melhores são aqueles que têm por hábito ficar a dever, recusar-mos o transporte acima da lotação do carro, etc.. a qual nós denunciamos e recusam o carro para evitar a vergonha.
Agora podem dizer que não custava nada transportar 4 adultos e 4crianças de colo :shock: mas se houver um acidente, se a policia vê, uiii...

A votação deste tópico deve ser para isolar a mim e ao rui! Eu tambem podia comprar um telemóvel, uma camisola, oculos e afins às centenas de ciganos que me abordam a oferecer isso tudo a low low low cost. Mas prefiro comprar na loja, com ou sem factura.

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: finalmente o governo reconhece que a Uber é ilegal

Mensagem por rnlcarlov » 08 mar 2016, 17:35

Infelizmente na região de Lisboa essa minoria que dá má imagem não é assim tão pequena quanto isso. Não sou um utilizador frequente de taxi, usando-o sobretudo para deslocações casa-aeroporto. Devo ter uma pontaria desgraçada, pois diria que há uns 20-30% de possibilidade de apanhar uma viagem de taxi que me desagrade, sendo a causa mais frequente a condução meio louca sempre que há menos trânsito, mas também outras causas um pouco menos frequentes como radio com volume muito elevado, janelas abertas quando faz frio, tudo sem a consideração de perguntar ao cliente se se importa com alguma destas coisas. O ocasional cheiro a tabaco dentro do carro também não faz as minhas delícias.
E claro, o tradicional resmungar quando a distância é curta (5.5km até minha casa).
Numa situação bem flagrante o taxista escolheu um caminho que não fez sentido nenhum e que só fez demorar mais tempo.

Desde que aquiri o morangwatt, comecei a adoptar a estratégia de levar a minha mãe e as bagagens até ao terminal e ir estacionar o carro a uma estação de metro de distância do aeroporto. Apanhar um taxi é uma seca sobretudo quando regressamos cansados de uma viagem. Além disso os taxistas na praça do aeroporto são os que mais descontentes me têm deixado. Talvez seja por tantos trajetos serem deste tipo é que a minha experiência com táxis está mais enviesada para o negativo.

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: finalmente o governo reconhece que a Uber é ilegal

Mensagem por rnlcarlov » 09 mar 2016, 15:17

rdias Escreveu:A zona dos aeroportos e portos marítimos tem alguns problemas em Portugal. Em toda a Europa havia problemas e foram resolvidos. Em Portugal não são devido ao poder político.
Vou dar o exemplo de Madrid : duas coroas
Uma de 20 euros e outra de 30 euros.
Acabaram os problemas.

Não percebi bem. Como é que isso funciona?

Responder

Voltar para “Negócios / Economia e Política”