Vision 2030...os árabes desfazem-se do petróleo.

As discussões relacionadas com a revolução do carro elétrico.
Responder
Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Vision 2030...os árabes desfazem-se do petróleo.

Mensagem por Orlando » 01 mai 2017, 09:03

Será que os próprios árabes sabem o que estão a fazer?
https://www.publico.pt/2017/04/30/econo ... eo-1770237
Desde que se descobriu petróleo no deserto árabe em 1938, a Arábia Saudita é o principal Estado petrolífero do mundo e a força dominante na Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP).
PUB

Repleto de receitas que lhe vêm do petróleo, o país não tem impostos sobre o rendimento nem sobre as empresas, ao mesmo tempo que concede aos cidadãos subsídios elevados para alimentação e combustível. A família real construiu palácios espaçosos no país, enquanto comprava residências opulentas em Londres e iates no Sul de França.

Mas agora o reino rico em petróleo quer olhar para lá do petróleo. A queda nos preços do crude que começou em 2014 deixou a Arábia Saudita com um enorme défice orçamental. Os preços do petróleo recuperaram, mas os activistas climáticos tentam apressar o fim da idade dos hidrocarbonetos e muitos analistas prevêem a aproximação do “pico de procura”, que marcaria o fim de um longo período de crescimento do consumo global de petróleo.

Mohammed bin Salman, o príncipe herdeiro de 31 anos, filho do rei, está decidido a reinventar a economia saudita até 2030. O seu plano, chamado “Vision 2030”, iria
promover novas empresas privadas, melhorar a educação e diminuir o défice orçamental através do corte de subsídios e da
introdução de um imposto de valor acrescentado de 5%.

O mais surpreendente é que o Governo propôs a venda de uma parte da sua jóia da coroa, a companhia petrolífera estatal Saudi Aramco. Esta empresa, que durante décadas esteve nas mãos de quatro grandes empresas petrolíferas americanas e cuja nacionalização se transformou num símbolo político poderoso, tem um valor estimado entre um milhão de milhões e dois milhões de milhões de dólares; a sua oferta pública de acções poderia ser a maior de sempre. Muitos analistas acreditam que este gigante sigiloso esconde segredos muito bem guardados, como o custo real de um barril saudita e o valor dos pagamentos feitos à família real.

Muitas das reformas do Vision 2030 já foram discutidas anteriormente, mas de repente parecem urgentes. A população do reino aumentou 50% desde 2000 e há um grande número de jovens desempregados. O Governo tem pedido empréstimos externos para cobrir as despesas nacionais, que entraram numa espiral ascendente quando os preços do petróleo estavam altos. Em Março, o Governo estabeleceu os termos para uma obrigação islâmica no valor de vários milhares de milhões de dólares, que gera lucros para os investidores, ao mesmo tempo que respeita a proibição muçulmana quanto aos juros.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Responder

Voltar para “Negócios / Economia e Política”