actualização de tarifas eletricidade

As discussões relacionadas com a revolução do carro elétrico.
Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1299
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras

Re: actualização de tarifas eletricidade

Mensagem por frankesousa » 15 jan 2020, 01:09

migle Escreveu:
14 jan 2020, 21:31
Quem é a cashback-power? E qual é a ideia de falar em fidelização de 12 meses?
Resposta deles à minha pergunta sobre o contrato de 12 meses (que como já disse existe em outros como a EDP):
Quando entender pode cancelar o contrato, pois o mesmo não têm qualquer fidelização.
Ou seja, existe realmente um contrato de 12 meses renovável mas podes cancelar quando quiseres sem problemas. Penso que é de lei isso
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: actualização de tarifas eletricidade

Mensagem por rnlcarlov » 15 jan 2020, 12:23

OCasal Escreveu:
14 jan 2020, 15:24
3/4 dos meus consumos são em vazio, por isso não me sinto prejudicado...
É engraçado que uses esse exemplo, pois ainda há pouco fiz uma simulação para um ilustre membro deste fórum com uma proporção de consumos semelhante (78% no vazio). E a poupança eram uns simples 25% a menos face à EDP mobilidade verde, a % mais elevada que tinha visto para um cliente doméstico. Na prática o que importa mais é o volume de consumo. Umas boas centenas de kWh por mês dão uma boa poupança, seja vazio ou cheio.
migle Escreveu:
14 jan 2020, 21:31
Seria preciso fazer a simulação do ano inteiro, para incluir os meses em que o consumo é menor, e onde a tarifa de gestão pode pesar.
Claro. Se os consumos são muito assimétricos durante o ano vale a pena fazer várias simulações para ter uma perspectiva global.

Para dar um pouco mais de background desta empresa, foi fundada em 2019 por dois jovens empresários com o objectivo de fornecer uma energia de fontes-renováveis ao melhor preço possível. A estratégia da empresa para conseguir isto passa por manter os custos o mais baixo possível, recorrendo à automatização em tudo o que se conseguir e com pouco investimento em marketing. Ao invés disso, aposta nos seus preços e nos seus clientes para fazer passar a imagem.
Quando disse que era embaixador desta empresa, o termo na cashback-power é Personal Account Manager (PAM). Os PAM são clientes que ao mesmo tempo são divulgadores entre a família, amigos e outros conhecidos de círculos sociais que frequentam. Esclarecem dúvidas a respeito da empresa, ajudam com simulações e contratos e ficam também responsáveis por acompanhar as pessoas que referenciam. São um apoio ao cliente de proximidade, encarregues de resolver assuntos mais simples e encaminhar os mais complexos para o escritório. Funções dos PAM incluem verificar se a documentação de um novo contrato está toda completa para ser processada pelo sistema informático sem atrasos, reenvio de mails com o contrato gerado caso o cliente o perca, etc... Desta forma a rede de PAMs aligeira a carga do serviço central e permite resolver as coisas rapidamente mesmo com um "core" staff reduzido, dando tempo para irem desenvolvendo mais a plataforma.
Para os PAM, têm uma espécia de bónus de amigo na sua fatura de electricidade, um pouco à semelhança do que a endesa tem tido. Mas se nesta os amigos são apenas "amigos com benefícios", na cashback power são "amigos com benefícios e responsabilidades" :P
Logo mais perguntas que tenham acerca da cashback-power podem continuar a fazer-me a mim, que se houver alguma coisa que não consiga responder, esclareco-me depois junto dos fundadores.

Também já me perguntaram onde é que a cashback-power não está na lista da ERSE, e aproveito para explicar para todos aqui. Neste momento a cashback-power está na lista das empresas aprovadas para comercialização de electricidade da DGEG (http://www.dgeg.gov.pt/?cn=6363644764597266AAAAAAAA) sob Ezurimbol, Lda. A marca "Cashback-Power" está em processo de ser colocada na ERSE.

Quem quiser experimentar que fale comigo ou que indique PAM0078 no processo de contratação, para eu depois poder prestar apoio.
Última edição por rnlcarlov em 15 jan 2020, 21:23, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
noway
Mensagens: 419
Registado: 23 jul 2018, 08:39
Data de fabrico: 26 set 2018
Localização: Maia

Re: actualização de tarifas eletricidade

Mensagem por noway » 15 jan 2020, 13:21

migle Escreveu:
14 jan 2020, 21:31
Pois. A comparação com a tarifa regulada é apenas isso, não é uma comparação com a tarifa ME.
Seria preciso fazer a simulação do ano inteiro, para incluir os meses em que o consumo é menor, e onde a tarifa de gestão pode pesar.
Essa foi a simulação que fiz... e mesmo assim é um ganho de 141 EUR num ano. E não te esqueças que com menor consumo vem uma menor tarifa de gestão. Penso que em qualquer cenário sais beneficiado.
migle Escreveu:
14 jan 2020, 21:31
Sinto-me um bocado queimado. Tive algumas más experiências nos mercados de energia, a pior de todas foi a Galp Power, que parecem incapazes de tomar conta da facturação, fazem ajustes a posteriori e depois querem cobrar coisas com anos de atraso... Da Endesa também me livrei...
Eu estou com a Galp e gosto da forma como trabalham. Eu também comunico sempre as leituras e sai sempre tudo certo (até ver). A Endesa... é completamente incompetente - nunca mais serei cliente deles. As estimativas deles são uma porcaria e quando terminei o contrato com eles continuaram a cobrar indevidamente. Foi um pesadelo até acertar tudo (meses e meses de reclamações).
mjr Escreveu:
14 jan 2020, 23:51
Estou tentado a mudar, há mais relatos deste CE?
Estou na mesma situação que tu... ainda não percebi muito bem onde me vou meter...
Nissan Leaf Tekna 40kWh desde 26-Set-2018

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: actualização de tarifas eletricidade

Mensagem por Erbium » 15 jan 2020, 15:04

noway Escreveu:
15 jan 2020, 13:21
Eu estou com a Galp e gosto da forma como trabalham. Eu também comunico sempre as leituras e sai sempre tudo certo (até ver). A Endesa... é completamente incompetente - nunca mais serei cliente deles. As estimativas deles são uma porcaria e quando terminei o contrato com eles continuaram a cobrar indevidamente. Foi um pesadelo até acertar tudo (meses e meses de reclamações).
Estou precisamente ao contrário, estou farto da incompetência da Galp! Cobram faturas em duplicado, demoram meses a responder e nem um endereço de email têm para contacto, só a porcaria do site. Site esse que nunca consegui fazer login na área pessoal mesmo após várias reclamações sem resposta sequer!
Na endesa, tranquilo como o esquilo e tenho um preço que, para o meu consumo, fica mais barato que este plano da Cashback-Power.

Avatar do Utilizador
noway
Mensagens: 419
Registado: 23 jul 2018, 08:39
Data de fabrico: 26 set 2018
Localização: Maia

Re: actualização de tarifas eletricidade

Mensagem por noway » 15 jan 2020, 15:09

Erbium Escreveu:
15 jan 2020, 15:04
Estou precisamente ao contrário, estou farto da incompetência da Galp! Cobram faturas em duplicado, demoram meses a responder e nem um endereço de email têm para contacto, só a porcaria do site. Site esse que nunca consegui fazer login na área pessoal mesmo após várias reclamações sem resposta sequer!
Na endesa, tranquilo como o esquilo e tenho um preço que, para o meu consumo, fica mais barato que este plano da Cashback-Power.
Isto é lotaria então! :lol: :mrgreen:
Nissan Leaf Tekna 40kWh desde 26-Set-2018

CASM
Proprietário Leaf
Mensagens: 162
Registado: 19 mai 2016, 14:35
Data de fabrico: 30 jun 2016
Capacidade bateria: 81.92
Localização: Chaves

Re: actualização de tarifas eletricidade

Mensagem por CASM » 15 jan 2020, 19:09

rnlcarlov Escreveu:
15 jan 2020, 12:23
OCasal Escreveu:
14 jan 2020, 15:24
3/4 dos meus consumos são em vazio, por isso não me sinto prejudicado...
É engraçado que uses esse exemplo, pois ainda há pouco fiz uma simulação para um ilustre membro deste fórum com uma proporção de consumos semelhante (78% no vazio). E a poupança eram uns simples 25% a menos face à EDP mobilidade verde, a % mais elevada que tinha visto para um cliente doméstico. Na prática o que importa mais é o volume de consumo. Umas boas centenas de kWh por mês dão uma boa poupança, seja vazio ou cheio.
migle Escreveu:
14 jan 2020, 21:31
Seria preciso fazer a simulação do ano inteiro, para incluir os meses em que o consumo é menor, e onde a tarifa de gestão pode pesar.
Claro. Se os consumos são muito assimétricos durante o ano vale a pena fazer várias simulações para ter uma perspectiva global.

Para dar um pouco mais de background desta empresa, foi fundada este ano por dois jovens empresários com o objectivo de fornecer uma energia de fontes-renováveis ao melhor preço possível. A estratégia da empresa para conseguir isto passa por manter os custos o mais baixo possível, recorrendo à automatização em tudo o que se conseguir e com pouco investimento em marketing. Ao invés disso, aposta nos seus preços e nos seus clientes para fazer passar a imagem.
Quando disse que era embaixador desta empresa, o termo na cashback-power é Personal Account Manager (PAM). Os PAM são clientes que ao mesmo tempo são divulgadores entre a família, amigos e outros conhecidos de círculos sociais que frequentam. Esclarecem dúvidas a respeito da empresa, ajudam com simulações e contratos e ficam também responsáveis por acompanhar as pessoas que referenciam. São um apoio ao cliente de proximidade, encarregues de resolver assuntos mais simples e encaminhar os mais complexos para o escritório. Funções dos PAM incluem verificar se a documentação de um novo contrato está toda completa para ser processada pelo sistema informático sem atrasos, reenvio de mails com o contrato gerado caso o cliente o perca, etc... Desta forma a rede de PAMs aligeira a carga do serviço central e permite resolver as coisas rapidamente mesmo com um "core" staff reduzido, dando tempo para irem desenvolvendo mais a plataforma.
Para os PAM, têm uma espécia de bónus de amigo na sua fatura de electricidade, um pouco à semelhança do que a endesa tem tido. Mas se nesta os amigos são apenas "amigos com benefícios", na cashback power são "amigos com benefícios e responsabilidades" :P
Logo mais perguntas que tenham acerca da cashback-power podem continuar a fazer-me a mim, que se houver alguma coisa que não consiga responder, esclareco-me depois junto dos fundadores.

Também já me perguntaram onde é que a cashback-power não está na lista da ERSE, e aproveito para explicar para todos aqui. Neste momento a cashback-power está na lista das empresas aprovadas para comercialização de electricidade da DGEG (http://www.dgeg.gov.pt/?cn=6363644764597266AAAAAAAA) sob Ezurimbol, Lda. A marca "Cashback-Power" está em processo de ser colocada na ERSE.

Quem quiser experimentar que fale comigo ou que indique PAM0078 no processo de contratação, para eu depois poder prestar apoio.
EStive a analisar o tarifário Power light e não consigo encaixar os meus consumos 4,6 KVA contratados e energia base anual de 4500 kwh, lá só tem
ate 2500
2009-Microgeração(fixa) 3,6kw ; A.Q.S -Solar-Termossifão
2010-Microgeração(upgrade) 4.2kw
2014-AQS-Bomba de Calor.
2016- Bicicleta eletrica; VE Nleaf-acenta 30Kw

fernandinand
Proprietário Leaf
Mensagens: 409
Registado: 26 dez 2015, 18:41
Data de fabrico: 01 dez 2014
Capacidade bateria: 47,79Ah@01/2024
Localização: Alvorge, Ansião

Re: actualização de tarifas eletricidade

Mensagem por fernandinand » 15 jan 2020, 20:16

Só ainda n percebi uma coisa nesse simulador da Cashback Power...onde está o valor da fee mensal? Será q assume um dos valores + baixos? É q para mim nos meses de menor consumo faz TODA a diferença, pois tenho consumos anuais >5k kWh (7.49€+IVA/mês). :think:

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: actualização de tarifas eletricidade

Mensagem por rnlcarlov » 15 jan 2020, 21:19

CASM Escreveu:
15 jan 2020, 19:09
EStive a analisar o tarifário Power light e não consigo encaixar os meus consumos 4,6 KVA contratados e energia base anual de 4500 kwh, lá só tem
ate 2500
No escalão mais elevado dos 4.60kVA, os 2500 kWh são apenas como indicativo máximo para benefícios promocionais, como o cashback. A fee de gestão é na mesma - 4,49€/mês - quer se consuma 2500 ou 10000kWh num ano.
fernandinand Escreveu:
15 jan 2020, 20:16
Só ainda n percebi uma coisa nesse simulador da Cashback Power...onde está o valor da fee mensal? Será q assume um dos valores + baixos? É q para mim nos meses de menor consumo faz TODA a diferença, pois tenho consumos anuais >5k kWh (7.49€+IVA/mês). :think:
Por aquilo que tenho visto o simulador extrapola o consumo mensal para o consumo anual aplica a fee mensal com base nisso. Logo se um mês tem um consumo de 400kWh, ele vai colocar no escalão dos 7.49€/mês, já que estima que o consumo anual é superior a 2500kWh.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: actualização de tarifas eletricidade

Mensagem por mjr » 16 jan 2020, 09:54

Para quem tem um consumo com poucas variações ao longo do ano é bom. Para minha empresa segundo o simulador dá uma poupança de quase 60€ por mês!

Já para minha casa é mais difícil de simular. No Verão gasto muito pouca eletricidade devido à geração solar e no inverno a maior parte é em vazio (baterias carregadas durante a noite), o que torna a fee proporcionalmente mais pesada.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: actualização de tarifas eletricidade

Mensagem por rnlcarlov » 16 jan 2020, 10:26

mjr Escreveu:
16 jan 2020, 09:54
Para quem tem um consumo com poucas variações ao longo do ano é bom. Para minha empresa segundo o simulador dá uma poupança de quase 60€ por mês!

Já para minha casa é mais difícil de simular. No Verão gasto muito pouca eletricidade devido à geração solar e no inverno a maior parte é em vazio (baterias carregadas durante a noite), o que torna a fee proporcionalmente mais pesada.
Sim, em casas onde se aproveita muito o autoconsumo acaba por não ser tão vantajoso, sobretudo no Verão. Muitas vezes é questão de ver se a poupança no Inverno compensa os meses de Verão. Simular vários meses torna-se mais importante ainda.

Agora em empresas parece-me quase um no-brainer. Têm geralmente consumos mais elevados que os domésticos e com mais regularidade. A única simulação para um estabelecimento comercial que fiz era um valor enorme de poupança.

Responder

Voltar para “Negócios / Economia e Política”