Comparativo de tarifários

As discussões relacionadas com a revolução do carro elétrico.
Jfsmoreira
Mensagens: 107
Registado: 03 out 2018, 13:57
Data de fabrico: 01 abr 2015
Capacidade bateria: 53,44 Ah 11 barras

Comparativo de tarifários

Mensagem por Jfsmoreira » 27 out 2018, 22:00

Com o inicio previsto de pagamentos em PCRs, juntam-se propostas de operadores de electricidade baseando-se em produtos sobre a mobilidade eléctrica.
Aproveitando a tabela de um user aqui do forum, estive a fazer a comparação dos tarifários.

Como vou ter de mudar de tarifário (pelo menos a potencia contratada e para bi-horário) venho apresentar as minhas contas esperando que contribuam com os vossos exemplos.

Na imagem, os 20% de desconto que coloquei na Galp são , segundo a https://galpelectric.pt/pdfs/Tarifario% ... ectric.pdf sobre a "Descontos no termo variável da eletricidade em vazio e fora do vazio"

Não sei se corresponde à verdade ou se é uma lacuna neste folheto.
compara.jpg

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Comparativo de tarifários

Mensagem por migle » 28 out 2018, 09:26

Penso que está tudo aí. Agora é só acrescentar tarifários.

Em relação aos valores, 20kWh por dia para o carro? Eu gasto 11kWh, fazendo 80-90km para o trabalho, indo buscar 3 filhos e levar 2, atravessando a Vasco da Gama, e são 22 dias. A minha factura anda nos 80€ e tal/mês, 120€ em Dezembro/Janeiro aquecimento com AC. Convém ter uma estimativa que corresponde à média, senão podemos ir a correr para um comercializador com melhor preço em vazio que pode não ser o melhor na soma.

Em relação aos tarifários, eu não quero recomendar um pacto com o demo, o demo do carvão, mas parece-me que a Endesa tem melhor que isso, procura o tarifário e-Luz. Já não existe?

O tarifário Energy2Move da EDP era bem melhor que esse, tipo 0,1887€/0,0813€. Era o tal que permitia ter o kWh a 10 cêntimos em vazio. E a EDP é electricidade boa, hídrica. Já não fazem?

Não posso deixar de recomendar a YLCE (grupo Enforce, eólicas), a minha, que tem um compromisso com preços baixos, ou as suas derivadas como a Coopernico. Nesge momento, o custo da electricidade na distribuição subiu imenso e as comercializadoras mais pequenas têm mais dificuldade em apresentar o melhor preço, mesmo assim chamo a atenção para o termo fixo. O tarifário é este. Funciona muito bem. Mandas um email para mudar para bi-horaria, mandam-te outro a perguntar qual é o ciclo, respondes, trata contigo sempre a mesma pessoa, lembra-se da conversa no dia anterior e muda o tarifário logo no dia seguinte.

A Galp já me quis cortar o gás, enganou-se no contrato, felizmente estávamos em casa. À minha irmã, já cortou a electricidade por erro.

No meu caso, após excluir o carvão da Endesa, e após a subida de preço dos bi-horarios da EDP em Janeiro, os dois mais baratos eram a YLCE com o Energy2Move a uma diferença de apenas 2€ numa factura de 114€.

Agora, com os PCRs pagos, eu devia fazer contas novamente e ver a EDP. Mas custa-me muito deixar a YLCE porque funciona tão bem a comunicação com eles.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Jfsmoreira
Mensagens: 107
Registado: 03 out 2018, 13:57
Data de fabrico: 01 abr 2015
Capacidade bateria: 53,44 Ah 11 barras

Re: Comparativo de tarifários

Mensagem por Jfsmoreira » 28 out 2018, 09:49

Estes valores apresentados são os valores que estão no site deles (com descontos incluidos)

Os da Endesa são + E-luz e E-Gás

Sim..deves ter razão. OS 20 do carro são exagerados. Vou alterar.

YLCE já tive noutra casa. Agora não os coloquei. Por uma questão de simplicidade queria ter tudo (luz e gás) no mesmo operador, mas se justificar dividir, divido.

Já agora: Existe algum período minimo de fidelização? Pergunto isto porque o contrato atual da Endesa foi feito em março deste ano.

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Comparativo de tarifários

Mensagem por migle » 28 out 2018, 10:09

Não. A resposta à pergunta da fidelização acho que está no site da ERSE. Não há.

Para nós, não há qualquer vantagem em ter gás e luz na mesma factura, a menos que nos façam desconto.

Para mim, é uma não questão. Quis fazer isso mudando para a Endesa (só depois me lembrei de ver o mix deles). Com a confusão que deu, fiquei com a sensação que com facturas separadas é mais fácil de saltar de comercializador.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Comparativo de tarifários

Mensagem por pemifer » 28 out 2018, 10:58

No ano passado era cliente YLCE e recomendo.
Só mudei para a EDP para usufruir dos 40€ de crédito mensal por ter comprado um veiculo elétrico.
Em Fevereiro farei um estudo dos tarifários, como faço todos os anos, para utilizar a fatura de Janeiro como comparação, e quase que aposto que vou mudar para a YLCE.
Este é o ficheiro deste ano. Como podem ver nenhum tarifário bate os 40€ de crédito. :lol: :lol: :lol:
https://drive.google.com/open?id=1bl5HW ... fXfTBy4ipg

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Comparativo de tarifários

Mensagem por pemifer » 28 out 2018, 11:02

Jfsmoreira Escreveu:
28 out 2018, 09:49
Já agora: Existe algum período minimo de fidelização? Pergunto isto porque o contrato atual da Endesa foi feito em março deste ano.
A lei prevê que qualquer pessoa possa mudar de comercializador sem custos a partir de 6 meses de contrato.
Portanto, pela lei, se mudarmos de comercializador antes dos 6 meses podem ser aplicados custos.

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Comparativo de tarifários

Mensagem por migle » 28 out 2018, 11:09

pemifer Escreveu:
28 out 2018, 10:58
Só mudei para a EDP para usufruir dos 40€ de crédito mensal por ter comprado um veiculo elétrico.
[...]
Este é o ficheiro deste ano. Como podem ver nenhum tarifário bate os 40€ de crédito. :lol: :lol: :lol:
Claro. Não se aplica a mim, Hyundai. Aplica-se a vocês, Nissan, e também, Audi, VW, BMW, Mercedes, Smart, Volvo e tantos outras conhecidas marcas de VEs, mas não Hyundai. Suponho que a marca do carro entre com algum €.

Mesmo sem os 40€, a EDP é uma alternativa boa, hídrica, são organizados, pode-se consultar as leituras todas no site (quando eu tive gás Galp, não havia qualquer site sequer, e a Endesa continua a não ter).
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Jfsmoreira
Mensagens: 107
Registado: 03 out 2018, 13:57
Data de fabrico: 01 abr 2015
Capacidade bateria: 53,44 Ah 11 barras

Re: Comparativo de tarifários

Mensagem por Jfsmoreira » 28 out 2018, 11:54

Explica-me isto:
pemifer Escreveu:
28 out 2018, 10:58

Só mudei para a EDP para usufruir dos 40€ de crédito mensal por ter comprado um veiculo elétrico.

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Comparativo de tarifários

Mensagem por pemifer » 28 out 2018, 12:00

Jfsmoreira Escreveu:
28 out 2018, 11:54
Explica-me isto:
pemifer Escreveu:
28 out 2018, 10:58

Só mudei para a EDP para usufruir dos 40€ de crédito mensal por ter comprado um veiculo elétrico.
Em 2017 havia uma campanha na EDP em que ofereciam durante 10 meses 40€ de crédito a quem matriculasse um Nissan em 2017.

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Comparativo de tarifários

Mensagem por migle » 28 out 2018, 12:24

Ou qualquer dos carros nesta lista.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Responder

Voltar para “Negócios / Economia e Política”