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Re: Liberalização da rede de carregamento

Enviado: 16 mar 2019, 14:56
por Apr
Desculpem a minha ignorância, qual a diferença desta "liberalização" para o que já existia antes?

Re: Liberalização da rede de carregamento

Enviado: 16 mar 2019, 15:18
por LuisG
Apr Escreveu:
16 mar 2019, 14:56
Desculpem a minha ignorância, qual a diferença desta "liberalização" para o que já existia antes?
Pois...se para vender tem de estar registado como CEME...

Re: Liberalização da rede de carregamento

Enviado: 16 mar 2019, 19:28
por frankesousa
Apr Escreveu:
16 mar 2019, 14:56
Desculpem a minha ignorância, qual a diferença desta "liberalização" para o que já existia antes?
Pelo que vi por aí escrito o que acontece é que agora (desde um data próxima) os PCN em espaços privados de acesso público podem começar a cobrar os carregamentos se quiserem.

Os PCN na via pública continuar gratuitos. Não percebo é se os PCN de operadores privados na via pública podem cobrar também ou não, e ficam gratuitos só os da MobiE.

Re: Liberalização da rede de carregamento

Enviado: 19 mar 2019, 23:31
por ramscosta
Supostamente começa a 01/04/2019... Vai ser a comédia total...

Mas assim, acam os acampamentos dos PCN... so carrega quando e o que precisa.

Re: Liberalização da rede de carregamento

Enviado: 20 mar 2019, 00:02
por BrunoAlves
Só nos centros comerciais e afins. Os postos de rua vão continuar gratuitos.

Mas mesmo assim não vejo grandes melhorias. Se for como agora o carro termina a carga e passados 30min o posto larga o cabo (e ainda bem, pelo menos outros podem carregar se tiverem lugar para o carro).
Desta forma não vejo como seja possível penalizar quem deixe o carro acampado, no limite paga mais meia hora do tempo que já não esteve a carregar até ao cabo ser liberto. E com jeito cobram a energia e não o tempo, se for assim nem essa meia hora é penalização.

Enfim, não sofrer por antecipação, é deixar chegar a data e ver que modelo fantástico vai sair desta vez :think:

Re: Liberalização da rede de carregamento

Enviado: 20 mar 2019, 11:04
por FiwiPITO
Eu duvido que no Shopping seja a pagar, e acho que a Galp vai andar na Frente durante algum tempo em virtude da parceria com a Sonae...Espero em breve ver tb nos Continentes, em todos...Porque isso sim, seria uma Passo em Frente na minha Opinião, existe 1 Continente em quase todas as Cidades...

O Que me chateia assim mais, é as coisas incríveis que vou vendo por aí fora;

1 Delas, é alguns Ubers C/ Zoe's irem para o Shopping falar "Sala" e Carregar o Carro;

Outra, é todos os Domingos tenho Apanhado sempre a mesma pessoa no NorteShopping, vai depois do Almoço deixa o Zoe no Shopping, e depois volta de ICE para o Ir buscar por volta do Final da Tarde, já apanhei a mesma mulher pelo menos 3x...Isto é triste...

Re: Liberalização da rede de carregamento

Enviado: 20 mar 2019, 11:30
por Nonnus
Como os exemplos que dás a solução vai ter mesmo que passar pelo pagamento. Costuma-se dizer, paga o justo pelo pegador. Os postos nas grandes superfícies comerciais a partida seria para uso dos clientes e não para ubers e chicos espertos, as administrações percebem que existem essas situações e não estão para dar energia a pessoas que abusam.

No caso dessa senhora pode não ter onde carregar em casa e tira proveito dessa situação, a partir de 1 de Abril se, se começar a pagar nesse local provavelmente deixas de ver a senhora a fazer isso. Se continuares a ver a senhora a fazer o mesmo é porque a única hipótese que ela tem de carregar o carro é usando esse carregador.

Re: Liberalização da rede de carregamento

Enviado: 20 mar 2019, 11:43
por frankesousa
Não se esqueçam que no Porto basicamente só há carregadores nos shoppings.

É vergonhoso como o Porto não tem PCNs na rua! Podiam aproveitar os "restos" de Lisboa (os 3.7kW que estão a remover) e instalar pela invicta, podia ser que assim as pessoas pudessem carregar sem ser no shopping mesmo que não vão lá às compras.

Um PCN por rua, pelo menos, é o necessário para a ME andar para a frente. PCR também, mas importante mesmo era muitos mas muitos mesmo PCNs.

Nota: Carrego em casa 99% das vezes, mas adorava saber que se precisar de carga posso carregar num PCN "em qualquer esquina"!

Re: Liberalização da rede de carregamento

Enviado: 25 mar 2019, 14:55
por FiwiPITO
:mrgreen: Tive esse problema neste Sabado, Carreguei como um dia normal a 80%(Mas tive que ir ao Porto 2x, e quando reparei tinha 35% de Bateria, ainda tinha que ir ao NorteShopping) e fui, sou de Gondomar, passei pela praça de Velásquez ocupado, 3 Profissionais, passei na Prio, 4 Profissionais, fui para o Norteshopping, Cheio, 1 posto offline,estava o técnico lá, mas já com 2 carros, 2 Posto ocupado com 3 carros, 1 já tinha acabado de carregar, 1 Uber atrás a esticar o cabo para carregar...Eu com 15% de Bateria :mrgreen:, ida para Casa, Praça de Velásquez 4 carros Profissionaisi...Desisti fui para Casa, direitinho e devagarinho, cheguei com 0.8kw na Bateria, já com o Aviso de Células Fracas a chegar mesmo à Porta de Casa :pray: Mas deu, e ainda dava para pelo menos mais uns kms, talvez 3 ou 4...


Foi a Primeira vez que tive dificuldades em Carregar, nunca me tinha acontecido isto, também raramente carrego fora de casa é certo, e só coloco o carro à carga quando não tá ninguém e tenho menos de 50% de bateria.

Re: Liberalização da rede de carregamento

Enviado: 25 mar 2019, 15:24
por frankesousa
Ainda vamos ter depois o problema de postos ocupados com carros que não estão a carregar.

Ainda no sábado tentei carregar no Ikea Matosinhos e estava um Jaguar I-Pace e um Passat GTE estacionados nos mesmo carregador, luz verde nos carregadores e nem o cabo tinham esticado.
Até admito que tentaram carregar e não deu (já me aconteceu umas 5 vezes nesses postos) mas obviamente que como eu faço, a solução era estacionar noutro lugar, já que o local não é estacionamento!

Quando for a pagar, isso vai influenciar directamente a rentabilidade do posto, pode ser que haja soluções.

Uma delas bastante simples é ter uma barreira física que só abre com a autenticação do utilizador! Vamos ver o que nos reservam os OPCs!

Relativamente aos preços, estive a carregar na Noruega num carro alugado e os PCNs tem facturação "mista" tempo/kWh em que o velocidade de carregamento faz alterar entre as 2 tarifas! Parece-me boa ideia, mas obviamente que tem uns 10 carregadores em cada local!