VE's (e Rede de Carregamento) nas ilhas

As discussões relacionadas com a revolução do carro elétrico.
Responder
RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3473
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

VE's (e Rede de Carregamento) nas ilhas

Mensagem por RJSC » 05 abr 2011, 21:16

Assaltou-me agora uma ideia:
Porque é que a Nissan não tem nenhum concessionário nas ilhas (Açores e Madeira) a vender LEAFs nem a Mobi.e tem pontos de carregamento?
A meu ver as ilhas são o território ideal para a utilização dos VEs atuais com as reduzidas autonomias, dado que 150 km chegam para qualquer viagem possível nas ilhas Portuguesas, já que têm todas menos de 65 km de comprimento.

Se eu fosse Madeirense / Açoriano, já não tinha absolutamente nenhuma razão para comprar um carro a combustão e certamente nem poria a hipótese de o fazer, mesmo sem rede de carga pública.

Pelos vistos pior é convencer A Nissan a vender LEAFs nas ilhas.

E ainda por cima considerando que os habitantes das ilhas têm o IVA mais baixo e muitos nem cortes salariais tiveram...

Não percebo porque não pegam os VE por lá. Parece ser o sítio perfeito para se ter um VE!

Em termos ambientais também sairiam a ganhar pelo menos nos Açores onde uma grande parte da produção de eletricidade é feita com energia geotérmica.
Quanto à produção na Madeira, tenho ainda que tentar saber o que usam, mas mesmo que seja gás ou gasóleo, uma turbina de uma central é sempre bem mais eficiente e com menores emissões que um pequeno motor de automóvel e as perdas na transmissão da eletricidade são baixas porque as distâncias também são curtas.

Avatar do Utilizador
Seal
Mensagens: 853
Registado: 06 jan 2011, 00:40

Re: VE's (e Rede de Carregamento) nas ilhas

Mensagem por Seal » 05 abr 2011, 22:58

Concordo.
"De que vale conquistar o mundo se nos perdermos pelo caminho"

Montada: Energica Ego / Brammo Empulse R / Scutum / Vectrix / Predator

Avatar do Utilizador
batalha
Mensagens: 631
Registado: 06 jan 2011, 02:33
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah
Localização: Negrais, Sintra

Re: VE's (e Rede de Carregamento) nas ilhas

Mensagem por batalha » 05 abr 2011, 23:16

Da mesma forma que não entendo POR QUE RÁIO NAO DEIXAM CARREGAR AS MOTOS? Percebo que a Mobi.E não instale postos nas ilhas! Quantos clientes teriam? É uma empresa comercial.
Já a Nissan não vejo razão para não vender Leaf's nas ilhas? Se vendem outros modelos porque não o Leaf? Já respondi a um insular no FB do Leaf 8-)

CarlosOliveira
Proprietário Leaf
Mensagens: 188
Registado: 06 jan 2011, 00:27
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah
Localização: Leiria

Re: VE's (e Rede de Carregamento) nas ilhas

Mensagem por CarlosOliveira » 05 abr 2011, 23:25

Geotermia nos Açores penso que só mesmo em São Miguel. :roll: Nas outras ilhas ainda existem centrais a nafta e fueloleo, algumas já em processo de conversão para gás, de qualquer forma, um VE assenta que nem uma luva nas ilhas

Avatar do Utilizador
mikexilva
Moderador Global
Mensagens: 1493
Registado: 06 jan 2011, 00:44
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Metade dos 24Kwh
Contacto:

Re: VE's (e Rede de Carregamento) nas ilhas

Mensagem por mikexilva » 07 abr 2011, 23:10

Só tenho dúvidas quanto aos declives acentuados, que podem exigir um esforço maior em determinados troços, e talvez provoque uma degradação mais acentuada na bateria... (à semelhança da carga rápida) ... ou talvez não :)
Outro possivel problema é o calculo da autonomia não entrar em conta com os declives, mas isso é relativo, pois os trajectos tb devem ser mais reduzidos.

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3473
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: VE's (e Rede de Carregamento) nas ilhas

Mensagem por RJSC » 08 abr 2011, 19:14

mikexilva Escreveu:Só tenho dúvidas quanto aos declives acentuados, que podem exigir um esforço maior em determinados troços, e talvez provoque uma degradação mais acentuada na bateria... (à semelhança da carga rápida) ... ou talvez não :)
Outro possivel problema é o calculo da autonomia não entrar em conta com os declives, mas isso é relativo, pois os trajectos tb devem ser mais reduzidos.
A maior ilha Portuguesa em comprimento é a ilha de São Miguel com 61km x 14km, a maior em área é a Madeira com 58km x 24km.
Um LEAF mesmo com as subidas deve dar para dar duas voltas à ilha.

Responder

Voltar para “Negócios / Economia e Política”