
Fim dos apoios aos híbridos
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Fim dos apoios aos híbridos
Não conheço em detalhe as normas mas aparentemente é um boa notícia...finalmente!!
https://www.jornaldenegocios.pt/economi ... os-plug-in
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Re: Fim dos apoios aos híbridos
Esta é uma situação um bocado do género paga o justo pelo pecador.
Embora seja verdade que na generalidade dos híbridos (especialmente grupos alemães), acabando a bateria, o consumo é bem pior que se fosse um carro simples, tal não acontece com pelo menos 2 marcas que em vez de pegar num motor de combustão hiper poluente e juntar-lhe um motor eléctrico e um pack de baterias para disfarça a coisa, criaram verdadeiros híbridos: Toyota e Hyundai.
Embora seja verdade que na generalidade dos híbridos (especialmente grupos alemães), acabando a bateria, o consumo é bem pior que se fosse um carro simples, tal não acontece com pelo menos 2 marcas que em vez de pegar num motor de combustão hiper poluente e juntar-lhe um motor eléctrico e um pack de baterias para disfarça a coisa, criaram verdadeiros híbridos: Toyota e Hyundai.
- BrunoAlves
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Re: Fim dos apoios aos híbridos
Precisamente.
Têm havido discussões quase sangrentas

Só que a "big picture" não é essa. A generalidade dos PHEV são comprados pelos benefícios fiscais, pelos generosos motores 2.0+ a gasolina, etc. É isso que esses estudos mostram. Mais cedo ou mais tarde isto teria de ser atacado, e bem. Obviamente que irá prejudicar algumas pessoas.
Não nos podemos esquecer que os incentivos são dados em nome do ambiente. Os PHEV têm benefícios pela componente ambiental. Se a generalidade dos estudos, em várias partes do mundo, concluem que a larga maioria dos PHEV passam a maior parte da vida sem ligar à tomada, tem de se agir.
Acho que a solução não é cortar totalmente, mas honestamente também não vejo nenhuma forma de conseguir dar benefícios com base na utilização.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

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Re: Fim dos apoios aos híbridos
A solução passa por fazer testes mais realistas que realmente mostrem quais são os plugin que são uma farsa e aqueles que são mesmo um verdadeiro plugin e híbrido a sério.
Ou seja um teste feito com a bateria descarregada e ver quais os resultados das emissões. Aí então taxar de acordo com isso no IUC
Já no ISV e restantes benefícios, sendo a maior parte deles para empresas, nem deviam existir...as empresas já recebem n benefícios com os rentings e afins
Ou seja um teste feito com a bateria descarregada e ver quais os resultados das emissões. Aí então taxar de acordo com isso no IUC
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- Nonnus
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Re: Fim dos apoios aos híbridos
Na minha opinião isto tem de passar por um crivo apertado. Se temos um hibrido plug-in 1400cc que consegue consumos reais de 3L / 4L e ao mesmo tempo temos os plugin 3000cc que tem consumos de 7L (estou a ser amigo), não podemos considerar que é tudo igual. Se já existe uma diferenciação nos ICE´s ditos convencionais, é só haver um bocadinho de boa vontade e consegue-se com que haja essa diferenciação nos híbridos.
Foi mais fácil dizer, é hibrido, é amigo do ambiente, ou se quiserem é mais eficiente (sim, o conceito quando foi criado foi sobre esta ideia), vamos dar subsídios. Como sabemos isto descambou porque as marcas de luxo viram aqui uma oportunidade de continuar a vender os seus motores (grandes) que tanto custaram a desenvolver, sobre esta ideia.
Agora acordou-se para o problema e da mesma maneira que no inicio foi chapa 5 para todos os híbridos, volta-se a cometer o mesmo erro, mas ao contrário, é hibrido...
E assim vai o mundo. O haters da eletrificação tem já aqui muito por onde pegar. Já estou a imaginar certos comentários. "Isto é tudo modas", "a seguir há de ser provado que os 100% elétricos também poluem mais que um carro a combustão".
Ironia no meio disto tudo, é serem as pessoas que usam e abusam deste tipo de híbridos (gastadores) a votarem uma lei que vai fazer com que fique mais caro este tipo de carro.
Foi mais fácil dizer, é hibrido, é amigo do ambiente, ou se quiserem é mais eficiente (sim, o conceito quando foi criado foi sobre esta ideia), vamos dar subsídios. Como sabemos isto descambou porque as marcas de luxo viram aqui uma oportunidade de continuar a vender os seus motores (grandes) que tanto custaram a desenvolver, sobre esta ideia.
Agora acordou-se para o problema e da mesma maneira que no inicio foi chapa 5 para todos os híbridos, volta-se a cometer o mesmo erro, mas ao contrário, é hibrido...
E assim vai o mundo. O haters da eletrificação tem já aqui muito por onde pegar. Já estou a imaginar certos comentários. "Isto é tudo modas", "a seguir há de ser provado que os 100% elétricos também poluem mais que um carro a combustão".
Ironia no meio disto tudo, é serem as pessoas que usam e abusam deste tipo de híbridos (gastadores) a votarem uma lei que vai fazer com que fique mais caro este tipo de carro.

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Re: Fim dos apoios aos híbridos
Os fabricantes vieram com híbridos de fachada só para aproveitar o "buraco" na lei, alguma coisa tinha que se fazer.
Os híbridos "decentes" continuam salvaguardados:
Infelizmente não me parece que isto não vá resultar num aumento dos apoios para elétricos puros como devia.
Os híbridos "decentes" continuam salvaguardados:
https://www.jornaldenegocios.pt/economi ... os-plug-inintrodução de critérios na lei que restrinjam os apoios a híbridos e híbridos 'plug-in'".
Esses critérios incluem os veículos que tenham "uma autonomia em modo elétrico superior a 80 km, apresentem uma bateria com uma capacidade igual ou superior a 0,5 kWh/100 kg de peso do veículo, e emissões oficiais inferiores a 50 gCO2/km".
Infelizmente não me parece que isto não vá resultar num aumento dos apoios para elétricos puros como devia.
Última edição por RJSC em 25 nov 2020, 18:13, editado 1 vez no total.
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Re: Fim dos apoios aos híbridos
PSD, PCP, CDS e IL, votaram contra e Chega absteve-se.
Tirando o PCP, isso deve incluir quase toda a malta que usa híbridos de fachada.
Re: Fim dos apoios aos híbridos
A proposta foi entretanto corrigida e ficou com o limite de 50km em vez de 80km. Ou seja, do ponto de vista pratico, quase não tem efeito.
https://www.dinheirovivo.pt/economia/im ... 74912.html
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Re: Fim dos apoios aos híbridos
Ou seja...mais algum entrou 'por baixo' no bolso de alguns deputados...Nelson Escreveu: ↑25 nov 2020, 18:47A proposta foi entretanto corrigida e ficou com o limite de 50km em vez de 80km. Ou seja, do ponto de vista pratico, quase não tem efeito.
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Re: Fim dos apoios aos híbridos
Com 80km WLTP não haveria incentivo para nenhum PHEV... alguém deve ter informado a alma iluminada que escreveu a lei original.
O mais importante é garantir que o consumo em modo ICE não descamba, e nisso as 50g CO2/km devem filtrar uma boa parte do trigo do joio, embora ache que deviam ser um pouco mais ambiciosos.
A autonomia WLTP deve ir aumentando, mas gradualmente. Idealmente terá de se a nível europeu, pois nenhuma marca irá fazer PHEV adaptados ao nosso mini mercado automóvel...
O mais importante é garantir que o consumo em modo ICE não descamba, e nisso as 50g CO2/km devem filtrar uma boa parte do trigo do joio, embora ache que deviam ser um pouco mais ambiciosos.
A autonomia WLTP deve ir aumentando, mas gradualmente. Idealmente terá de se a nível europeu, pois nenhuma marca irá fazer PHEV adaptados ao nosso mini mercado automóvel...
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
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