Com 80km não existiria nenhum PHEV, com 50km são "todos" os PHEV. Não muda nada
edit: o erro (acho eu claro) é subsidiar-se a compra nos moldes em que é feito, muito como disse o rimsilva antes.
Estes carros podem andar só em modo eléctrico, mas também podem nunca ser ligados à ficha (e eu conheço alguns!). Mas em qualquer um dos casos "rendem" sempre uns 20k€ às contas da empresa, entre IVA deduzido e TA. E isto é inadmissível num benefício que surge pela redução de emissões.
Mal comparando, em 2004 surgiu uma lei que dizia que quem tivesse aparelhos de recepção satélite que fossem capazes de descodificar canais ilegalmente seria multado por isso. Não me perguntem como é que este tipo de legislação me podia preocupar na altura
O fundamental é: não era preciso que o receptor estivesse efectivamente a fazer alguma coisa ilegal, bastava que tivesse a capacidade de o fazer!
Aqui é ao contrário: dão-se milhares e milhares de euros de impostos em benefícios que são largamente jogados ao lixo, sem nenhuma prova que efectivamente vá ser feito aquilo que o benefício quer potenciar.
Podemos dizer que há quem use muito bem os PHEV, e ainda bem que há. Esses casos devem ser aplaudidos e incentivados. Mas a estatística geral é outra, em Portugal e no mundo
https://theicct.org/publications/phev-r ... e-sept2020
For company cars, an average UF of 63% for NEDC and approximately 20% for real-world driving was found.