Associação UVE e a posição em relação ao nosso modelo para a ME

As discussões relacionadas com a revolução do carro elétrico.
Responder
Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Associação UVE e a posição em relação ao nosso modelo para a ME

Mensagem por Nonnus » 20 dez 2021, 11:16

Boas a todos,

Antes demais sei que este não é o local mais correcto para abordar este tema, porque antes de qualquer coisa deve ser abordado pelos sócios da UVE em sede própria. A minha ideia como sócio era ter levantado estas questões na última assembleia geral, mas devido ao que estamos a viver actualmente, optei por não ir. Assim sendo e, como este fórum é "Parceiro privilegiado da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos - UVE" aqui ficam as minhas questões.

O nosso modelo para a ME esta longe de criar consenso entre os UVE. Se por um lado algumas coisas apontadas por alguns parecem ser uma mais valia, por lado o restante prejudica o UVE com preços mais elevados, prejudica a entrada de novos players na ME, prejudica aqueles que querem fazer algo de diferente e simples, provoca a falta de investimento pelos OPC´s em soluções de carregamento mais amigas do ambiente. Vemos exemplos por todo o mundo de como a ME esta a ser expandida a um ritmo maior que em Portugal, com soluções de fazer inveja, quando Portugal é um dos países com mais aderência aos veículos electricos, países esses que não adotaram o nosso modelo, alias mais ninguém tem um modelo como nosso. Não será isto um sinal que estamos a ir contra o que é logico?

O markting tem feito o seu papel de tentar mostrar que o nosso modelo é uma mais valia, para continuar alimentar este monstro que se tornou o nosso modelo. Um sugador de dinheiros públicos com concursos atrás de concursos que (dizem) tem o intuito de resolver os problemas, mas na realidade o que vemos é o dinheiro a ser canalizado sempre para os mesmos e não se vê nada de concreto. Pagamos taxas para alimentar uma EGME, pagamos um CEME, um OPC, isto tudo para fazer um simples carregamento e, o mais grave é que ao fim de tantos anos ainda ninguém consegue perceber quanto vai pagar por um carregamento, tal é a complexidade do nosso modelo único.

Temos um sistema castrador para quem quer realmente investir, como o caso do Continente e da Tesla, empresas que vieram mostrar que podemos ter um sistema muito mais simples e barato para o UVE, no entanto, estes estão sofrer represálias e a serem apontados como os "vândalos" da ME. Temos de dar o passo no sentido correcto, alterar o que tem de ser alterado e, não continuar alimentar este modelo que tem mais contras do que prós.

Posto isto, aqui fica as minhas perguntas que eram para ser feitas a assembleia geral da UVE.

Qual a verdadeira posição da UVE em relação ao nosso modelo para a ME?

Concordam com tudo inquestionavelmente, ou tem feito chegar a quem de direito as opiniões dos UVE?

Tem feito pressão para que sejam feitas alterações a legislação e/ou criar uma legislação especifica para a ME para que se acabe com esta complexidade da intervenção de várias empresas para efectuar um simples carregamento?

Uma última nota. Cada vez mais se vê/ouve vozes contra associação devido ao silencio e o transparecer que esta tudo bem. Certamente a UVE neste momento tem uma posição e era importante faze-la chegar aos associados. Está na altura de tomar uma posição concreta e acabar com o silêncio. Com o assumir da posição da UVE em relação ao nosso modelo acaba-se as incógnitas acerca deste assunto. O silêncio e o alimentar do mesmo, esta a ter o efeito reverso, as pessoas tiram conclusões, muitas vezes erradas. A altura do "deixa lá ver o que isto dá" foi a muito tempo atrás. Neste momento já não podemos esperar que algumas coisas se resolvam com o tempo, esse tempo já passou a muito, já estamos na fase de agir e, de mostrar o que esta errado, pois só assim é que podemos melhorar.

A UVE tem de fazer um statement a todos os associados acerca desta questão. É importante para nós.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Associação UVE e a posição em relação ao nosso modelo para a ME

Mensagem por Nonnus » 21 dez 2021, 21:10

Acredito que tenha sido mera coincidência o comunicado da UVE dado a conhecer horas depois de eu ter escrito este post.

É pouco, há mais coisas que tem de ser ditas e revindicadas para que a ME em Portugal seja o exemplo que tanto querem dar ao resto do mundo. Este modelo único esta cheio de problemas, as taxas a EGME é só um dos problemas entre muitos.
UVE no comunicado Escreveu: Forte e injustificado ataque aos utilizadores da Rede Pública de Carregamento de Veículos Elétricos

A Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos (UVE) emitiu, no passado dia 22 de abril de 2021, um comunicado sobre as tarifas da Entidade Gestora da Mobilidade Elétrica (EGME), atualmente a MOBI.E, aprovadas pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), onde já nessa altura nos opúnhamos à introdução de tarifas completamente desajustadas, e que vinham contra a corrente do atual momento de desenvolvimento da Mobilidade Elétrica em Portugal, na Europa e no Mundo. Já então defendemos:


O valor das taxas a aplicar deve ser diferente e mais baixo para os carregamentos normais e de curta duração em relação ao valor das taxas a aplicar aos carregamentos rápidos;

A aplicação da taxa deverá ser efetuada por energia (kWh) consumida e não por um valor fixo, numa base de que quem carrega mais, deverá pagar proporcionalmente, para não serem prejudicados os utilizadores com menor capacidade de carregamento na sua viatura elétrica;

A comparticipação destas taxas deverá prolongar-se, no mínimo, por mais dois anos para compensar o impacto negativo da pandemia, para incentivar e fomentar a transição energética nos transportes ligeiros, de passageiros e de mercadorias e a eletrificação das frotas das empresas;

O impacto destas taxas nos proveitos da EGME deverá ser suportado por fundos públicos afetos à descarbonização da economia e à eletrificação dos transportes, por um período de dois anos, até 1 de maio de 2023;

A taxa a aplicar ao DPC parece-nos estar de acordo ao benefício que este tipo de equipamento permite para as soluções a instalar em parques comuns com um único ponto de entrega de eletricidade, como são os condomínios.



Este aumento das tarifas da EGME de 79% divulgado pela ERSE para vigorarem em 2022, a pouco mais de seis meses de terem entrado em vigor, é anunciado contra todas as expectativas criadas pelas diversas reuniões que a UVE manteve nas últimas semanas com as entidades envolvidas no desenvolvimento da Mobilidade Elétrica em Portugal.

À data, atravessamos um período de forte crescimento da Rede Pública de Carregamento, acrescido de um enorme aumento das vendas de veículos elétricos em Portugal, com o consequente impacto positivo na receita da MOBI.E, fruto de um expectável forte aumento do número de carregamentos (estimativas apontam para uma média de 300.000 carregamentos/mês em 2022).

Todas as instituições contactadas pela UVE mostraram-se totalmente em desacordo com o aumento anunciado pela ERSE, desde o próprio Parecer desfavorável do Conselho Tarifário da ERSE (ponto 6, pág. 17), que alerta para um desincentivo e estagnação do desenvolvimento da Mobilidade Elétrica em Portugal com esta ação, assim como da própria MOBI.E - entidade que seria a beneficiária do referido aumento -, da Associação Portuguesa de Operadores e Comercializadores de Mobilidade Elétrica (APOCME), da generalidade dos Operadores de Postos de Carregamento (OPC) e Comercializadores de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica (CEME), da esmagadora maioria dos utilizadores de veículos elétricos, e do mais elementar bom senso.

O atual momento de expansão da Mobilidade Elétrica exige que possamos alcançar as metas na eletrificação dos transportes terrestres e na descarbonização da economia a que, como país, Portugal se comprometeu, por isso, a Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos (UVE):

Repudia o aumento das tarifas da EGME, considerando-as um ataque frontal aos utilizadores de veículos elétricos e ao modelo adotado por Portugal;

Exige uma revisão imediata deste aumento, no limite com a manutenção das tarifas atualmente em vigor, relembrando que mesmo estas continuamos a considerar desajustadas, quer na forma, quer no tempo.



Lisboa, 20 de dezembro de 2021

Saudações Elétricas,
https://visao.sapo.pt/volt/2021-12-21-u ... dV7LDls6Qs
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Associação UVE e a posição em relação ao nosso modelo para a ME

Mensagem por BrunoAlves » 21 dez 2021, 21:22

Já eu acho que esse comunicado é uma mão cheia de nada, e que sobretudo que não responde a coisa nenhuma do que perguntaste.

Se mais nada, este aumento anunciado vai acabar por fazer um favor à UVE e ao modelo no geral, como está estabelecido.
A UVE lançou um comunicado que tem sido usado como arma de arremesso a qualquer crítica ao modelo.
Discussões que existem agora mesmo em que alguém indica que o modelo é confuso, que os preços são altos, que não se sabe quanto se vai pagar, etc etc etc, estão a levar como resposta "o grande problema são estes aumentos, olhem aqui este comunicado".
O aumento vai acabar por ser anulado (não porque a UVE o "exige"), vai fazer-se um figurão disso e todas as entidades "pro modelo" vão sair reforçadas disto ;)

Em relação às tuas questões sugeria-te enviar por email. Em público já não me lembro de a UVE responder "institucionalmente" a ninguém.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Associação UVE e a posição em relação ao nosso modelo para a ME

Mensagem por Nonnus » 21 dez 2021, 23:22

BrunoAlves Escreveu:
21 dez 2021, 21:22
Em relação às tuas questões sugeria-te enviar por email. Em público já não me lembro de a UVE responder "institucionalmente" a ninguém.
Eu não quero que me respondam em público. Quero sim que façam um comunicado a todos os associados onde respondam as questões que eu fiz, só isso. Neste momento os associados não sabem qual é posição da UVE. Este silêncio e o deixar andar para ver o que isto dá, não pode continuar. A associação serve para defender os interesses dos associados. Com este modelo cada vez mais ridículo, acho que os associados que tem conhecimento de como as coisas podiam ser tão diferentes, mais simples para todos, não estão de acordo com o mesmo.

Eu sei que posso e, devo enviar um email, mas também sei que muitas pessoas ligadas a direcção da associação visitam este fórum, portanto a mensagem passou, senão a quiserem tornar oficial por não ter sido dirigida directamente a associação fica na consciência de cada um dos membros da direcção que leu a mensagem e não lhe quis dar seguimento. Como escrevi, quando tiver oportunidade irei fazer estas perguntas presencialmente.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Associação UVE e a posição em relação ao nosso modelo para a ME

Mensagem por rimsilva » 22 dez 2021, 13:04

BrunoAlves Escreveu:
21 dez 2021, 21:22
Já eu acho que esse comunicado é uma mão cheia de nada, e que sobretudo que não responde a coisa nenhuma do que perguntaste.

Se mais nada, este aumento anunciado vai acabar por fazer um favor à UVE e ao modelo no geral, como está estabelecido.
A UVE lançou um comunicado que tem sido usado como arma de arremesso a qualquer crítica ao modelo.
Discussões que existem agora mesmo em que alguém indica que o modelo é confuso, que os preços são altos, que não se sabe quanto se vai pagar, etc etc etc, estão a levar como resposta "o grande problema são estes aumentos, olhem aqui este comunicado".
O aumento vai acabar por ser anulado (não porque a UVE o "exige"), vai fazer-se um figurão disso e todas as entidades "pro modelo" vão sair reforçadas disto ;)

Em relação às tuas questões sugeria-te enviar por email. Em público já não me lembro de a UVE responder "institucionalmente" a ninguém.
Independente disso tudo (e daquilo que possa estar por detrás deste comunicado), objectivamente o comunicado "ataca" este aumento e isso é positivo e o mais importante de tratar neste momento.

Tudo o resto, os problemas de base na ME, já temos muita teoria neste grupo, mas que na prática tem tido resultado 0, para a mudança.

Tenho pena que assim seja, a este nivel a ao nivel dos incentivos fiscais.

Responder

Voltar para “Negócios / Economia e Política”