E vamos rezando para que qualquer dia não tornem isso formação obrigatória...

Quando montei o meu sistema de auto-consumo em casa e durante 2 anos bastava uma comunicação prévia gratuita à DGEG mencionado os equipamentos instalados, sem necessidade de certificação paga.
Parece que entretanto deve ter morrido muita gente eletrocutada ou devem ter-se incendiado centenas de instalações elétricas de auto-consumo porque anos mais tarde fui para registar um sistema para o meu pai e já era necessário um esquema unifilar da instalação (nada contra) e a assinatura de um técnico regi$tado da DGEG. Ora eu depois de montar tudo fui ao eletricista registado da zona para assinar o "papel" e ele não sabia como fazer o esquema unifilar do sistema de auto-consumo, tive eu que lho fazer e pagar...

O lobby das entidades certificadoras / formadoras arranja sempre maneira de garantir mais uma fonte de renda a partir de processos burocráticos tornados obrigatórios pelo estado.
Alguém tem saudades de pagar Certiel por uma inspeção por amostragem em que na maioria das vezes o cliente pagava a inspeção e nem sequer era realizada?

Felizmente essa entidade privada com renda garantia por imposição dos estado já era, desde 2018...
Certificado Certiel
O certificado Certiel era obrigatório e, além disso, tinha custos associados. A certificação da Certiel tinha o valor de 51,23€ e funcionava como uma taxa, aplicada a todas as instalações elétricas que eram verificadas pela empresa.
Antes de 2018, cada projeto com instalações elétricas precisava de uma aprovação da entidade licenciadora ou certificadora para funcionar.
No caso dos clientes domésticos com ligações iguais ou inferiores a 10.35 kVA, este pedido era normalmente feito enquanto ainda decorria a obra. O construtor civil era o responsável por contratar um técnico responsável pelo processo de licenciamento municipal.
Isso quer dizer que a certificação da instalação elétrica não está relacionada em nenhum momento com a fornecedora de energia que decide contratar para sua casa.
Enquanto estava em funcionamento, a Certiel funcionava por amostragem. O que quer isso dizer? Apesar de todos os projetos elétricos terem de pagar o valor da certificação, apenas cerca de 35% era efetivamente alvo de análise e fiscalização. As ligações de eletricidade eram verificadas ou não segundo um critério da Certiel.
In:
https://selectra.pt/energia/info/certiel
Descobri isto depois de o meu pai pagar por uma inspeção que nunca foi realizada e de eu ter ligado para a Certiel a questionar o o porquê da cobrança de um serviço que não foi prestado ao que recebo a resposta de que funcionavam por amostragem.
Acho que também vou pedir ao Pai Natal um monopólio de certificação obrigatória e bem paga em que só apreço onde me apetece, quando me apetece segundo um critério meu...