Desabafo :-D

Discuta qualquer outra coisa que não se encaixa em nenhum dos outros fóruns.
Avatar do Utilizador
ruicvt
Moderador Global
Mensagens: 376
Registado: 05 jan 2011, 20:25

Re: Desabafo :-D

Mensagem por ruicvt » 19 jan 2011, 14:25

Viva
Os 30% que são mencionados não me dizem muito...

Friamente: Existe algum VE que tenha as performances deste com a mesma autonomia? Que se possa atestar (recarregar) em 5 minutos? Não.
O VE é melhor em emissões poluentes e custo por km.
Como em tudo. Há vantagens e desvantagens. Mas não me atrevo a dizer que não há melhor actualmente que um VE. Aí discordo.

Cumprimentos
Última edição por ruicvt em 19 jan 2011, 14:30, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
Seal
Mensagens: 853
Registado: 06 jan 2011, 00:40

Re: Desabafo :-D

Mensagem por Seal » 19 jan 2011, 14:29

ruicvt Escreveu:
Seal Escreveu:Os turbos da BMW tem dado alguns problemas...

Consumos de óleo a juntar a esse consumo aos 100?

Esse consumo conta com as limpezas da FAP?

Conhecem os valores da manutenção BMW?

Só um número diz pouco.
Viva.

Para começar eu não apresentei só um número. Dei valores de potência, binário, aceleração, consumo e autonomia ;) .

É claro que não estava a falar de manutenção. Se acha que é vulgar um carro com uma tara que ronda os 1500kg, com um motor de 170cv fazer médias de 4,6 litros aos 100, é porque não está a par dos valores-padrão :) .

Por falar em manutenção:
Os turbos "problemáticos" estão maioritariamente cingidos às versão do motor 2.0 nos níveis de potência de 150cv/163cv até 2007 sensivelmente.
O FAP da BMW não tem manutenção programada
Já encontrei peças mais baratas de BMW's que para o meu Nissan. :D

E é preciso ter calma que eu não disse mal de nenhum VE!!! :lol:
Apenas constatei algo que é incontestável... Este "mix" performances/consumos é imbatível actualmente

Cumprimentos
Quando falei de um número, falei do consumo, pois os outros serão sempre inferiores a qualquer VE, excepto a autonomia - por enquanto. ;)

A esse valor há que juntar o óleo, pois consome e não é pouco, não sei valores certos destes novos motores. Aconselho para visualizar consumos reais a irem ao Spritmonitor esse sim é real ;)

Os turbos falei no geral, não sabia que era apenas algumas versões. De qualquer modo a fiabilidade de um VE é mt. superior a qualquer CI devido à simplicidade dos componentes - ao contrário do que diz o senso comum.

A FAP quando dá raia - e ainda são algumas que dão - tem de ser substituída é uma fortuna.
De qualquer modo falo é da chamada regeneração da FAP, que faz aumentar o consumo consideravelmente e acontece bastante frequentemente, principalmente em cidade.

Imagem

em: http://www.forumbmwportugal.com/showthread.php?p=21456

Aconselho a leitura: http://hibridosclube.com/hybforum/index ... pic=1287.0

Não falo de peças, falo das manutenções programadas BMW e são caras.

Quanto ao mix de performance/consumo tudo depende do preço. Não podemos comparar o Leaf +-32.000 € com um BMW de +-40.000 € são cerca de 8.000 € de diferença e se começarmos a colocar uns extrazitos no BMW o preço sobe e muito, como é conhecido.

Isto é que é um mix de performance/consumos interessante ;):

Comparar consumo e performance de GT3 RS com um Tesla
Seal Escreveu:
Nota-se o binário, não fosse ele um Ev de 80Kw (cerca de 109 Cv) com 280Nm, não se esqueçam que o Tesla com 200 Kw cerca de 288 Cv, tem melhores tempos que o Porsche GT3 RS com 450 cv (3,8 s contra 3,7s do Tesla sport)

Se fizermos o tremendo erro, mas engraçado, :lol: de fazer uma regra três simples dá 109 Cv de Ev para 170 Cv de CI. Isto não quer dizer nada mas é giro fazer :roll: :mrgreen:

O interior é bastante futurista e cheio de opções, o que eu adoro. Gadget´s em fartura :mrgreen:
Se o meu post anterior te pareceu algum género de acusação, peço desculpa, não foi essa a intenção, apenas quis clarificar algumas coisas.
"De que vale conquistar o mundo se nos perdermos pelo caminho"

Montada: Energica Ego / Brammo Empulse R / Scutum / Vectrix / Predator

Avatar do Utilizador
ruicvt
Moderador Global
Mensagens: 376
Registado: 05 jan 2011, 20:25

Re: Desabafo :-D

Mensagem por ruicvt » 19 jan 2011, 14:46

Quando falei de um número, falei do consumo, pois os outros serão sempre inferiores a qualquer VE, excepto a autonomia - por enquanto.
Não entendi bem... Potência inferior aos VE? Para já não é bem assim. 8-)
Os turbos falei no geral, não sabia que era apenas algumas versões. De qualquer modo a fiabilidade de um VE é mt. superior a qualquer CI devido à simplicidade dos componentes - ao contrário do que diz o senso comum.
Concordo ;)
_______________________________________________________________________________________________________________________________________
O scan que mostraste diz respeito aos FAPs da PSA, que são diferentes em manutenção dos usados pela BMW.
Quanto ao mix de performance/consumo tudo depende do preço. Não podemos comparar o Leaf +-32.000 € com um BMW de +-40.000 € são cerca de 8.000 € de diferença e se começarmos a colocar uns extrazitos no BMW o preço sobe e muito, como é conhecido
Cá é assim, mas em outros países a diferença de preço é muito menor. Se estivesse num modelo em que não se tivesse de pagar o "status" e o símbolo seria mais acessível ;)
Comparar consumo e performance de GT3 RS com um Tesla
Elogiei a relação consumo/performance num diesel muito bem feito (até nem sou adepto especial da BMW).... Um Porsche é a antítese de economia :lol:

Apenas um reparo: eu estou num off-topic num fórum que trata de automóveis. Não fiz este post para encetar uma guerra VE/CI. Apenas quis mostrar um bom produto do ponto de vista técnico. Não sabia que existia fundamentalismo anti-CI. Mas a resposta que estes valores trouxeram, leva-me a crer que este modelo causa "comichão" nos defensores acérrimos dos VE :D

Cumprimentos

Avatar do Utilizador
Seal
Mensagens: 853
Registado: 06 jan 2011, 00:40

Re: Desabafo :-D

Mensagem por Seal » 19 jan 2011, 14:54

Eu não digo que não exista Rui.

Mas isso também se passa pelo gozo e pelos comentários pouco realistas que os "VE Lovers" :lol: têm levado em muitos fóruns. Gato escaldado...

É claro que por vezes existem alguns excessos.

Já te disse que se pensas que existiu da minha parte algum excesso é apenas porque interpretas a minha escrita de modo diferente do que quero expressar. Isto de "falar" sem ser cara a cara tem as suas desvantagens ;)
"De que vale conquistar o mundo se nos perdermos pelo caminho"

Montada: Energica Ego / Brammo Empulse R / Scutum / Vectrix / Predator

Avatar do Utilizador
Seal
Mensagens: 853
Registado: 06 jan 2011, 00:40

Re: Desabafo :-D

Mensagem por Seal » 19 jan 2011, 14:55

ruicvt Escreveu:
Quando falei de um número, falei do consumo, pois os outros serão sempre inferiores a qualquer VE, excepto a autonomia - por enquanto.

Não entendi bem... Potência inferior aos VE? Para já não é bem assim. 8-)
O que pretendo dizer é que um VE de potência inferior tem prestações similares a CI de potências superiores, como o caso do Leaf e do Tesla. ;)
"De que vale conquistar o mundo se nos perdermos pelo caminho"

Montada: Energica Ego / Brammo Empulse R / Scutum / Vectrix / Predator

Avatar do Utilizador
ruicvt
Moderador Global
Mensagens: 376
Registado: 05 jan 2011, 20:25

Re: Desabafo :-D

Mensagem por ruicvt » 19 jan 2011, 14:58

Seal Escreveu:
ruicvt Escreveu:
Quando falei de um número, falei do consumo, pois os outros serão sempre inferiores a qualquer VE, excepto a autonomia - por enquanto.

Não entendi bem... Potência inferior aos VE? Para já não é bem assim. 8-)
O que pretendo dizer é que um VE de potência inferior tem prestações similares a CI de potências superiores, como o caso do Leaf e do Tesla. ;)
Tem apenas vantagem no arranque... E velocidade média/máxima? Um Citroen C1 diesel de 55cv tem mais velocidade de ponta que um Leaf de 107cv... Ou não será? ;)

Avatar do Utilizador
Seal
Mensagens: 853
Registado: 06 jan 2011, 00:40

Re: Desabafo :-D

Mensagem por Seal » 19 jan 2011, 15:08

Não te esqueças que o Leaf está limitado devido a assegurar a garantia das baterias e a autonomia indicada.

A performance não é só a velocidade máxima. Pq achas que um Ariel Atom é do melhor para brincar ;)
"De que vale conquistar o mundo se nos perdermos pelo caminho"

Montada: Energica Ego / Brammo Empulse R / Scutum / Vectrix / Predator

Avatar do Utilizador
ruicvt
Moderador Global
Mensagens: 376
Registado: 05 jan 2011, 20:25

Re: Desabafo :-D

Mensagem por ruicvt » 19 jan 2011, 15:16

Sim, por isso não se pode dizer que um VE tem prestações equivalentes a um CI de potência superior. ;) . Se tivesse um Leaf e um C1 55cv à porta e precisasse de levar alguém ao hospital pela AE, teria de ir no C1. A velocidade máxima pode não ser fundamental para o dia-dia, mas não deixa de ter importância. Faz parte das performances, assim como acelerações e recuperações.

Não me interpretes mal. Não te quis julgar. O confronto de ideias, quando é sério e educado como este é muito salutar. :)

Cumprimentos

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Desabafo :-D

Mensagem por mjr » 19 jan 2011, 15:29

Grande discussão que para aqui vai...

A única limitação num VE é, e sempre foi a bateria. Se as baterias tivessem maior capacidade energética por Euro e por kg, não haveria obviamente discussão entre VE e CI. Por alguma razão NENHUMA industria utiliza motores de CI para o seus processos que impliquem movimento. Fazer motores eléctricos com potências elevadas e rendimentos altos é trivial.

A questão da Vmax ser menor num VE que num CI também tem uma razão óbvia. A perda desmesurada de autonomia. Num motor CI também acontece, mas como a vantagem de autonomia já é muito grande acaba por ser aceitável. Caso não fosse realizada limitação por software, um carro com motor VE teria a mesma Vmax que teria o carro com um motor CI da mesma potência. Como aparte, gostava que alguém me diga para que serve uma Vmax acima de 120km/h+10% ? Que eu saiba a velocidade máxima em Portugal é de 120km/h, normalmente com uma tolerância de 10%.

Os 30% de rendimento máximo teórico dizem que, por cada litro de combustível que se põe num carro de CI, 30% são usados para pôr o motor a rodar e o resto para gerar calor. Significa que se gasta 3 vezes mais em combustível do que se o rendimento do motor fosse igual ao de um motor eléctrico (90% típico). Significa também que o 320D que o ruicvt falou custa 4,6*1,31 / 100 € / km = 0.06 € / km em média, contra os (24 /0.90) x .0778 / 160 € /km = 0.013 €/km que custa num LEAF. Se o LEAF tivesse o dobro da potência, o custo por km seria... o mesmo! Num VE não tem implicação o aumento da potência do motor para o consumo do carro. Bom não é bem verdade, não por culpa do motor mas pelas baterias, que teriam de ter uma maior capacidade e logo mais peso.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Desabafo :-D

Mensagem por mjr » 19 jan 2011, 15:31

ruicvt Escreveu:Sim, por isso não se pode dizer que um VE tem prestações equivalentes a um CI de potência superior. ;) . Se tivesse um Leaf e um C1 55cv à porta e precisasse de levar alguém ao hospital pela AE, teria de ir no C1. A velocidade máxima pode não ser fundamental para o dia-dia, mas não deixa de ter importância. Faz parte das performances, assim como acelerações e recuperações.

Não me interpretes mal. Não te quis julgar. O confronto de ideias, quando é sério e educado como este é muito salutar. :)

Cumprimentos
Qual é a Vmax do C1 de 55 cv?
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Off-Topic”