Pneus sem ar: Serão o futuro? Já imaginaram nunca mais ter furos
Há mais de 100 anos, veículos rodam sobre almofadas de ar recobertas por borracha. O pneu, cujo próprio nome indica ser inflado com ar, serve bem aos motoristas e passageiros na estrada e fora dela, mas um novo desenho, desenvolvido pela Michelin, pode mudar tudo isso, o Pneu sem ar Tweel.
Neste artigo, vamos ver o que é o pneu sem ar Tweel, por que você o usaria no lugar dos pneus tradicionais, alguns dos problemas que podem ocorrer com ele e onde você poderá vê-lo no futuro.
O Tweel
A Michelin anunciou pela primeira vez o Tweel em 2005. O nome é uma combinação das palavras inglesas 'tire' (pneu) e 'wheel' (roda), já que o Tweel não é como uma roda completa (roda e pneu) tradicional. Um centro sólido é montado no eixo. Este é circundado por raios de poliuretano, dispostos em um padrão de cunha. Uma banda de interrupção é estirada ao longo dos raios da roda, formando a borda externa do pneu, que é a parte que entra em contato com o solo. A tensão da banda de interrupção sobre os raios da roda e a resistência dos próprios raios substituem a pressão de ar de um pneu convencional. A banda de rodagem é, então, adicionada à banda de interrupção. O Tweel se parece com uma roda de bicicleta bem grande e futurista.
uando o Tweel é colocado para rodar, os raios da roda absorvem os impactos da estrada do mesmo modo que a pressão de ar faz com os pneus. As bandas de interrupção e de rodagem se deformam temporariamente à medida que os raios dobram e depois voltam à forma inicial. Os Tweels podem ser feitos com tensões de raios diferentes, permitindo características de comportamento diferentes.
Raios mais flexíveis resultam em um rodar mais confortável e com melhor comportamento. A dureza lateral do Tweel também é ajustável. No entanto, você não pode ajustar um Tweel que já tenha sido fabricado. Você terá de escolher um Tweel diferente. Para testar, a Michelin equipou um Audi A4 com Tweels feitos com cinco vezes a dureza lateral de um pneu cheio de ar, resultando em uma resposta de direção muito boa [Fonte: Michelin].
A Michelin informa que o protótipo do Tweel está dentro dos 5% de resistência de rolamento e níveis de massa dos pneus atuais. Isso significa estar dentro de 1% da economia de combustível dos pneus do seu próprio carro. Como o Tweel ainda está no seu estágio inicial de desenvolvimento, a Michelin deverá melhorar esses números.
Cumprimentos
Pneus sem ar: Serão o futuro?
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Re: Pneus sem ar: Serão o futuro?
Parece que sim. Resolve o problema dos furos, mas será que depois dá pra trocar só a borracha que entra em contacto com a estrada?
Se não der deve aumentar imenso os custos.
E num carro elétrico permite que as pessoas que não tenham compressor se livrem de vez de ir às bombas de gasolina, dessa feita para encher os pneus.
Se não der deve aumentar imenso os custos.
E num carro elétrico permite que as pessoas que não tenham compressor se livrem de vez de ir às bombas de gasolina, dessa feita para encher os pneus.
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Re: Pneus sem ar: Serão o futuro?
Este parece ser o pneu ideal para meter o Leaf a andar na Lua
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Re: Pneus sem ar: Serão o futuro?
mikexilva Escreveu:Este parece ser o pneu ideal para meter o Leaf a andar na Lua
Só tenho pena de duas coisas relativas a este pneu:
1. Esteticamente ainda me choca ver o espaço entre os raios do pneu;
2. Ainda não esteja a ser comercializado.
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Re: Pneus sem ar: Serão o futuro?
Se eles metessem uma parede de borracha fininha dos lados só para tapar já não faziam impressão a ninguém e até devia ajudar nas vendas.
E em termos práticos também impedia que a roda não se enchesse de lixo ao rodar em estradas de terra, areia, gravilha, ou com água, que foi o único contra que vi para além do preço esperado da coisa...
E em termos práticos também impedia que a roda não se enchesse de lixo ao rodar em estradas de terra, areia, gravilha, ou com água, que foi o único contra que vi para além do preço esperado da coisa...