Primeiros passos em electrónica

Discuta qualquer outra coisa que não se encaixa em nenhum dos outros fóruns.
Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Primeiros passos em electrónica

Mensagem por migle » 04 jan 2019, 18:31

Levam tudo para o gozo...
Eu não estava a recomendar as leis de Maxwell, pelo contrário... As leis de Kirchhoff aprendem-se numa tarde, um pouco mais de prática...
Sem isso, não dá para olhar para um circuito, ou falar de resistência, etc, etc...

E programar não tem nada a ver com electrónica.
RS232CSerialUser Escreveu:
04 jan 2019, 17:09
migle Escreveu:
04 jan 2019, 14:34
... Está ao alcance de qualquer pessoa que saiba que 1+1 são 2, e que 2+1 são 3, e que 3+1 são 4....
... ou que 1+1 são 2, 2+2 são 4, 4+4 são 8, 8+8 são 16, 16+16 são 32, ... ;)
Em computação isso é já numa fase muito mais avançada.... primeiro é o succ(succ(succ(succ(1))))...
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
noway
Mensagens: 419
Registado: 23 jul 2018, 08:39
Data de fabrico: 26 set 2018
Localização: Maia

Re: Primeiros passos em electrónica

Mensagem por noway » 04 jan 2019, 19:18

migle Escreveu:
04 jan 2019, 18:31
E programar não tem nada a ver com electrónica.
Há uns valentes anos atrás... quando os circuitos eram quase exclusivamente analógicos esta afirmação era verdadeira. Nos dias de hoje não... não há projeto nenhum em electrónica que não tenha um microcontrolador, um arduino, uma PLC, um ATMEGA, um PIC, qualquer coisa dessas que requer umas linhas de código ali no meio! É possível programar sem perceber de electrónica... o contrário não é verdade nos dias de hoje.

Ao OP. sugeria começar com os Arduinos e os respectivos starter-kits. Acabas por começar a programar e a experimentar uns circuitos e depois, com a curiosidade chegas à parte analógica controlada pelo Micro que estás a programar... e a tentar perceber as bases. Talvez seja a melhor forma de um informático começar a mexer em electrónica.

Os livros que o migle sugeriu são aqueles que qualquer engenheiro de electrónica teve de ler para aprender as bases. Mas se começas por este caminho... é capaz de ser difícil continuar curioso.... :lol:

https://store.arduino.cc/genuino-starter-kit
Nissan Leaf Tekna 40kWh desde 26-Set-2018

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Primeiros passos em electrónica

Mensagem por migle » 04 jan 2019, 20:39

noway Escreveu:
04 jan 2019, 19:18
É possível programar sem perceber de electrónica... o contrário não é verdade nos dias de hoje.
Concordo. Quis dizer que eram assuntos separados. A electrónica não está na base da programação.

Existe ainda a maneira prática de aprender electrónica analógica. Quando éramos novos, haviam aqueles kits, e havia revistas, com montagens (Elektor).... No entanto, eu acho que isso não dá para aprender electrónica. Pelo menos comigo não funcionou. Antes de ler/montar era chinês, depois continuou a ser chinês.

Programação pode aprender-se por exemplo. Vê-se uns quantos programas, imita-se, tira-se umas coisas daqui outras dali e aprende-se. Foi assim que todos aprendemos, suponho. Mecânica também, desmontam-se máquinas, volta-se a montar, tira-se umas, ganha-se uma intuição até visual. Mas a electrónica analógica é esquiva. Daí eu dizer que mais vale ler um livrinho de Teoria dos Circuitos.

E como estamos num fórum de carros eléctricos, penso que isso vai ao encontro do OP. O kony76 não disse que queria fazer umas coisas engraçadas lá em casa, controlar os estores consoante a posição do sol, etc... Disse muito genericamente que queria aprender. Suponho que queira saber o que são Ampères, Coulombs, impedância, condensadores, etc, etc..
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

kony76
Mensagens: 811
Registado: 25 mai 2018, 20:06
Data de fabrico: 12 nov 2001
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Primeiros passos em electrónica

Mensagem por kony76 » 04 jan 2019, 22:48

noway Escreveu:
04 jan 2019, 19:18
migle Escreveu:
04 jan 2019, 18:31
E programar não tem nada a ver com electrónica.
Há uns valentes anos atrás... quando os circuitos eram quase exclusivamente analógicos esta afirmação era verdadeira. Nos dias de hoje não... não há projeto nenhum em electrónica que não tenha um microcontrolador, um arduino, uma PLC, um ATMEGA, um PIC, qualquer coisa dessas que requer umas linhas de código ali no meio! É possível programar sem perceber de electrónica... o contrário não é verdade nos dias de hoje.

Ao OP. sugeria começar com os Arduinos e os respectivos starter-kits. Acabas por começar a programar e a experimentar uns circuitos e depois, com a curiosidade chegas à parte analógica controlada pelo Micro que estás a programar... e a tentar perceber as bases. Talvez seja a melhor forma de um informático começar a mexer em electrónica.

Os livros que o migle sugeriu são aqueles que qualquer engenheiro de electrónica teve de ler para aprender as bases. Mas se começas por este caminho... é capaz de ser difícil continuar curioso.... :lol:

https://store.arduino.cc/genuino-starter-kit
Estás-me a convencer gastar 80€ nesse kit. Hehe.

A parte que mais me fascina é sem dúvida essada automação ou robótica. Não sei bem qual o termo correcto.
Pensava que era importante ter as noções da electrónica.
Sendo assim, poder começar a aprender o arruino e isso depois até levar à electrónica, pode bem ser uma possibilidade. E por certo mais motivante.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Primeiros passos em electrónica

Mensagem por BrunoAlves » 04 jan 2019, 22:52

migle Escreveu:
04 jan 2019, 20:39
Mecânica também, desmontam-se máquinas, volta-se a montar, tira-se umas, ganha-se uma intuição até visual.
Não, definitivamente não :mrgreen:
Na minha área (electrónica e automação industrial) acontece com alguma frequência apanharmos máquinas feitas por clientes que "viram uma máquina numa feira", tiram umas ideias e tal, vai-se a ver e não era bem assim. Depois o "gajo das teclas" que se amanhe :lol:

Acho que o importante seria perceber em que pé é que de está (sabes o que é a lei de ohm?) e o que se pretende fazer. Começar por controlar os estores lá de casa até pode ser melhor para começar do que ter um objectivo abstracto e sem finalidade muito bem definida
Até porque, lá está, terá de implementar o circuito que vai do perno do arduino até ao motor do estore.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: Primeiros passos em electrónica

Mensagem por jfr2006 » 04 jan 2019, 23:20

https://www.khanacademy.org/ e escolher a parte electrical engineering ;)

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Primeiros passos em electrónica

Mensagem por migle » 04 jan 2019, 23:46

BrunoAlves Escreveu:
04 jan 2019, 22:52
migle Escreveu:
04 jan 2019, 20:39
Mecânica também, desmontam-se máquinas, volta-se a montar, tira-se umas, ganha-se uma intuição até visual.
Não, definitivamente não :mrgreen:
Eu estava a pensar em todos aqueles relojoeiros e outros que tais, ao longo de séculos... ainda ontem deixei-me ficar a ver um vídeo acerca do Yamaha e depois outro do Honda. O Yamaha ainda estudou qualquer coisa, mas o Honda era totalmente incompatível com a escola. Não me responsabilizo pelos curiosos sem talento.
A electrónica não é assim. Talvez porque se trabalha com uma coisa que não é intuitiva, que parece magia: electricidade e magnetismo.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3042
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: Primeiros passos em electrónica

Mensagem por Filipe » 05 jan 2019, 00:39

Apesar da minha provecta idade ainda aprendo muito procurando nos filmes do youtube e googlando, o que me sai barato :D
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Primeiros passos em electrónica

Mensagem por Apr » 05 jan 2019, 00:51

No ebay há imensos kits para iniciação ao arduino com preços variados.

Realmente nos dias de hoje só fica no hardware o que não pode ser programado por software.

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3042
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: Primeiros passos em electrónica

Mensagem por Filipe » 05 jan 2019, 01:16

Por isso é que os EV´s precisam de engenheiros informáticos em vez de mecânicos :mrgreen:
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

Responder

Voltar para “Off-Topic”