miio electric

Discuta qualquer outra coisa que não se encaixa em nenhum dos outros fóruns.
Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: miio electric

Mensagem por mjr » 08 dez 2020, 10:48

Relativamente à TAR de MT, já é possível saber quais são os postos? Será possível filtrar na miio os postos pela TAR em BT / MT?
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

rafaelferreirapt
Mensagens: 182
Registado: 04 jun 2018, 23:10
Data de fabrico: 15 mai 2018
Capacidade bateria: 114,8 Ah
Localização: Aveiro

Re: miio electric

Mensagem por rafaelferreirapt » 08 dez 2020, 12:56

mjr Escreveu:
08 dez 2020, 10:48
Relativamente à TAR de MT, já é possível saber quais são os postos? Será possível filtrar na miio os postos pela TAR em BT / MT?
Sim, já temos essa informação. Para um utilizador comum como é que apresento uma informação sobre baixa e média tensão? Sim, seria possível criar o filtro, mas o objetivo é filtrar ou procurar um posto mais barato?

Já agora, deixo aqui o convite, que caso haja interesse gostávamos de organizar uma chamada por zoom para falar com os utilizadores. Quem quiser participar pode enviar mensagem privada?

cfvp
Mensagens: 1641
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: miio electric

Mensagem por cfvp » 08 dez 2020, 14:43

rafaelferreirapt Escreveu:
08 dez 2020, 09:30
Não é uma forma de dar visibilidade ou não ao tarifário miio, se assim fosse não haveria mais simulações com comercializadores que nunca apoiaram o projeto e alguns só quiseram fazer a vida negra ao mesmo. Mas não, a miio continuou a desenvolver e a tentar mostrar o caminho de como se deve simplificar a mobilidade elétrica e não andar cada vez mais a complicar.

Sobre a mudança €/min; €/kWh deve-se em dois pontos:
- à quantidade de mensagens e e-mails que recebíamos a dizer que tínhamos mal e que não compreendiam porquê que era ao kWh e no posto aparecia depois ao minuto; uma conta enorme depois de estar carregado se era ao kWh?
- queixa formal de certas entidades devida à forma como estávamos apresentar a informação

Cada vez mais temos mais utilizadores que não são “geeks” e é preciso tentar lidar com a forma de apresentação de informação; por vezes acertamos e por vezes não.
Entendo, obrigado pela explicação. Sendo assim também não tenho nenhuma sugestão a fazer.
rafaelferreirapt Escreveu:
08 dez 2020, 09:55
Os comentários estão de forma progressiva a passar a ser apenas ações sobre o estado do posto, e irá receber pontos por isso.
Depois irá aparecer a informação em forma de info gráfico sobre os problemas daquele posto. Isto deve-se ao problema de que há medida que o tempo vai passando os comentários deixam de ser relevantes ou é demasiada informação para o utilizador.

Irei procurar entender o que se passa com os seus comentários e qual é a política que está a ser aplicada.
Por um lado é capaz de ser melhor como dizes, com ações sobre o estado o posto, pois evitam-se desentendimentos, mas por outro lado é capaz de ser um bocado limitativo, não sei.

Relativamente aos meus comentários ficou tudo resolvido na altura, mas como já aconteceu várias vezes alguns desentendimentos sobre a utilidade dos meus comentários, torna-se um pouco frustrante e incoerente o sistema de aprovação de comentários. A culpa também foi minha num ou noutro caso, porque podia ter-me expressado melhor, mas também não acho razão suficiente para rejeitarem o comentário por completo. No entanto ficou tudo resolvido, como já disse.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

rafaelferreirapt
Mensagens: 182
Registado: 04 jun 2018, 23:10
Data de fabrico: 15 mai 2018
Capacidade bateria: 114,8 Ah
Localização: Aveiro

Re: miio electric

Mensagem por rafaelferreirapt » 08 dez 2020, 15:29

cfvp Escreveu:
08 dez 2020, 14:43
rafaelferreirapt Escreveu:
08 dez 2020, 09:55
Os comentários estão de forma progressiva a passar a ser apenas ações sobre o estado do posto, e irá receber pontos por isso.
Depois irá aparecer a informação em forma de info gráfico sobre os problemas daquele posto. Isto deve-se ao problema de que há medida que o tempo vai passando os comentários deixam de ser relevantes ou é demasiada informação para o utilizador.

Irei procurar entender o que se passa com os seus comentários e qual é a política que está a ser aplicada.
Por um lado é capaz de ser melhor como dizes, com ações sobre o estado o posto, pois evitam-se desentendimentos, mas por outro lado é capaz de ser um bocado limitativo, não sei.
Esta funcionalidade ainda estamos a recolher inputs dos utilizadores, e tentar agendar entrevistas com vários tipos de utilizadores para entender que caminho deve ser seguido em relação aos comentários e rating dos postos. No entanto, quando alguém comenta avariado já não vai para comentário mas é alterado o estado para “DAMAGED”.

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: miio electric

Mensagem por rnlcarlov » 08 dez 2020, 15:43

rafaelferreirapt Escreveu:
08 dez 2020, 09:30
Sobre a mudança €/min; €/kWh deve-se em dois pontos:
- à quantidade de mensagens e e-mails que recebíamos a dizer que tínhamos mal e que não compreendiam porquê que era ao kWh e no posto aparecia depois ao minuto; uma conta enorme depois de estar carregado se era ao kWh?
- queixa formal de certas entidades devida à forma como estávamos apresentar a informação

Cada vez mais temos mais utilizadores que não são “geeks” e é preciso tentar lidar com a forma de apresentação de informação; por vezes acertamos e por vezes não.
Que pena. Que tal esconder a versão €/kWh atrás de um código Konami para os geeks :mrgreen:

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1262
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: miio electric

Mensagem por mafgod » 08 dez 2020, 16:18

Que tal permitir ao utilizador poder optar por uma versão mais simples e outra mais complexa.
Para o dia a dia, talvez a APP como está seja demasiado complexa, assim optaria pela versão simples.
Noutras alturas em que queremos explorar mais os dados, activava-se o modo mais complexo :-)

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: miio electric

Mensagem por mjr » 08 dez 2020, 19:50

rafaelferreirapt Escreveu:
08 dez 2020, 12:56
mjr Escreveu:
08 dez 2020, 10:48
Relativamente à TAR de MT, já é possível saber quais são os postos? Será possível filtrar na miio os postos pela TAR em BT / MT?
Sim, já temos essa informação. Para um utilizador comum como é que apresento uma informação sobre baixa e média tensão? Sim, seria possível criar o filtro, mas o objetivo é filtrar ou procurar um posto mais barato?

Já agora, deixo aqui o convite, que caso haja interesse gostávamos de organizar uma chamada por zoom para falar com os utilizadores. Quem quiser participar pode enviar mensagem privada?
O objetivo é saber quais são esses postos, pois se o UVE não o souber não pode também verificar se a faturação do CEME (nos casos onde este cobra a TAR à parte ou tem precários diferenciados BT/MT) está correta.

É aliás muito estranho essa informação não ser pública e acessível (facilmente).
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
ljbmartins
Mensagens: 47
Registado: 09 abr 2020, 20:03
Data de fabrico: 10 mar 2020

Re: miio electric

Mensagem por ljbmartins » 08 dez 2020, 21:25

rafaelferreirapt Escreveu:
08 dez 2020, 09:30
cfvp Escreveu:
15 nov 2020, 19:51
jfr2006 Escreveu:
15 nov 2020, 15:29
Aparentemente acontece apenas nos postos com carregamento por tempo :roll:
Então é isso. Já tinha visto que algo tinha mudado mas nunca cheguei a prestar muita atenção. Pois assim não faz muito sentido não. Até porque o €/min conseguimos ver em baixo. Se calhar é uma forma de dar mais visibilidade ao tarifário simples deles.
Não é uma forma de dar visibilidade ou não ao tarifário miio, se assim fosse não haveria mais simulações com comercializadores que nunca apoiaram o projeto e alguns só quiseram fazer a vida negra ao mesmo. Mas não, a miio continuou a desenvolver e a tentar mostrar o caminho de como se deve simplificar a mobilidade elétrica e não andar cada vez mais a complicar.

Sobre a mudança €/min; €/kWh deve-se em dois pontos:
- à quantidade de mensagens e e-mails que recebíamos a dizer que tínhamos mal e que não compreendiam porquê que era ao kWh e no posto aparecia depois ao minuto; uma conta enorme depois de estar carregado se era ao kWh?
- queixa formal de certas entidades devida à forma como estávamos apresentar a informação

Cada vez mais temos mais utilizadores que não são “geeks” e é preciso tentar lidar com a forma de apresentação de informação; por vezes acertamos e por vezes não.

Boa tarde

Eu como "não geek" quero é saber quanto me custa a "mangueirada". Para que é que me serve indicarem dois valores que na realidade nem com a calculadora mais científica eu consigo perceber?
Enquanto não perceberem que na ME as coisas devem ser simples como nas "mangueiras" do diesel ou gasolina, a coisa não avança.
A miio tem sido dos poucos que tentam descomplicar, mas esta opção de esconder os valores não lembra a ninguém.
Sendo uma entidade privada percebo que algumas entidades façam pressão e vocês tenham que ponderar, mas a ideia não é informar os utilizadores ? de modo claro ?

É um retrocesso a visualização dos preços neste momento.
O meu VE é abastecido em kWh. O gajo não "pasta" minutos vá-se lá a saber porquê. :evil:

rafaelferreirapt
Mensagens: 182
Registado: 04 jun 2018, 23:10
Data de fabrico: 15 mai 2018
Capacidade bateria: 114,8 Ah
Localização: Aveiro

Re: miio electric

Mensagem por rafaelferreirapt » 13 dez 2020, 12:22

MRider Escreveu:
11 dez 2020, 23:58
Chamada de atenção na ilha da Madeira o IVA é a 22 % e nas facturas da miio está a 23 % .
;)
Ja estamos a resolver :)

rafaelferreirapt
Mensagens: 182
Registado: 04 jun 2018, 23:10
Data de fabrico: 15 mai 2018
Capacidade bateria: 114,8 Ah
Localização: Aveiro

Re: miio electric

Mensagem por rafaelferreirapt » 14 dez 2020, 17:03

A miio acaba de lançar o primeiro planeador de viagens em Portugal, em conjunto com a ABRP (A Better Routeplanner).

Pode preparar a sua viagem utilizando os postos de carregamento disponíveis para chegar ao seu destino sem preocupações.

Apenas tem de indicar a origem, o destino e a percentagem de bateria do seu veículo e iremos indicar os postos de carregamento que pode utilizar e os tempos de paragem para uma viagem rápida e confortável.

Indicaremos o custo total da viagem, o tempo de viagem, de carregamento e a distância do trajeto.

https://vimeo.com/490522926

Responder

Voltar para “Off-Topic”