miio electric

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migle
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Re: [Android] MobieChecker

Mensagem por migle » 26 out 2019, 22:48

cfvp Escreveu:
25 out 2019, 23:24
migle Escreveu:
25 out 2019, 22:14
O problema é eu deixar o carro a carregar e querer poder ser contactado por alguém que também precise. Mas é chato deixar o número de telemóvel à vista de toda a gente. Com o esquema do ChargeBump, a pessoa indica a matrícula e o utilizador é notificado indirectamente.
É uma boa ideia, mas é preciso deixar a matrícula? Não pode ser como no electromaps em que marcamos uma tomada como check-in e depois, caso alguém precise envia uma mensagem à pessoa que fez check-in?
No way, cfvp! Tanto trabalho? Sempre que se põe o carro a carregar? E depois no dia em que alguém efectivamente te quer contactar esqueceste-te de fazer check-in... Para quê?
O ChargeBump usa a matrícula porque está ali, à frente de toda a gente. Não estamos a revelar mais dados pessoais às pessoas na rua do que já revelaríamos... A associação de UVE da Escócia usa um número, mas a pessoa não se pode esquecer de meter o cartão visível.

Eu cá ficava mais tranquilo se estivesse contactável sempre que estou a carregar e mesmo que não seja num posto público. Na garagem do meu trabalho temos uma tomada e são duas empresas irmãs. Já tive de correr o edifício à procura do dono de um dos VEs. Acabámos por trocar emails entre os poucos UVEs mas não é automático para os que vão entrando de novo.

Bom, agora já posso desinstalar o MobieChecker que ainda tinha...
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Erbium
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Re: miio electric

Mensagem por Erbium » 28 out 2019, 11:30

mjr Escreveu:
26 out 2019, 18:40
Caso a Miio faça acordos com CEMEs, era interessante bloquear um posto ainda antes de se iniciar a carga, ainda que pagando a taxa pela sua ocupação. Não sei se isso é atualmente possível com a API da Mobi.e.
Reservar um posto publico antes de lá estar!? Não concordo e parece-me que é meio caminho andado para dar asneira...

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mjr
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Re: miio electric

Mensagem por mjr » 28 out 2019, 11:34

Dar asneira porquê? Sendo o posto privado e querendo o privado permitir que o posto fique reservado para clientes que paguem o serviço qual é o problema? É a mesma questão de reservar um restaurante, o cliente quer ter a certeza que quando lá chegar tem o posto disponível, mesmo pagando um pouco mais por isso.
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noway
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Re: miio electric

Mensagem por noway » 28 out 2019, 12:02

rafaelferreirapt Escreveu:
26 out 2019, 20:42
Só os próprios CEMEs podem desbloquear remotamente os cartões dos seus clientes Acredito que em 2020 vamos ver várias aplicações a surgir no mercado, pelo menos uma de cada CEME
Como assim? Os CEMEs só comunicam com a Mobi.E e o miio só deverá comunicar com a Mobi.E. Não é suposto a tua aplicação comunicar com os CEMEs directamente. A ideia é ter uma interface comum para todos os CEMEs para não teres código específico para cada um dos CEMEs. Se a Mobi.E foi feita à imagem do SIBS é essa a arquitectura que deverá lá estar. Pelo menos parece simples na minha cabeça: o miio obtem a autorização de começar a carregar ou não via API da Mobi.E. E a Mobi.E obtem essa informação no respectivo backend em que questiona o CEME se o cliente pode iniciar ou não o carregamento. Há outra forma de fazer isto?
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rimsilva
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Re: miio electric

Mensagem por rimsilva » 28 out 2019, 12:10

Parabéns mais uma vez. Realmente este tópico já deveria ter sido criado porque a miio merece, foi aqui que surgiu a mobiechecker e tão útil que foi a muito utilizadores.

Já foram abordadas alguns aspectos interessantes para que a miio se torne ainda mais útil a toda a comunidade, a dificuldade em avançar para por soluções mais onerosas, talvez possa ser resolvida com uma versão mais premium que seja paga.

Em termos de prioridades a meu ver as mais importantes seriam:

- A possibilidade de nos registarmos em fila de espera (talvez com tempo limite, para evitar esquecimentos), para que o utilizador possa saber que além de alguém estar carregar, existem x utilizadores à espera;
- O planeamento das deslocações é sempre interessante, sendo actualmente o ABRP o mais procurado pelos utilizadores, há também outras ferramentas mais simples que também dão uma informação de qualidade, nomeadamente o Next charge, se a miio dessa esta possibilidade já seria excelente.
- A integração da funcionalidades do charge bump (aplicação que também tem um tópico nete forum, mas que nunca teve grande adesão), que ao estar numa aplicação como a miio pode levar a uma maior adesão.
- A utilização da miio para o pagamento de carregamentos seria também excelente, sobretudo ao permitir a activação da carga, dispensando dessa forma o cartão.

Erbium
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Re: miio electric

Mensagem por Erbium » 28 out 2019, 12:34

mjr Escreveu:
28 out 2019, 11:34
Dar asneira porquê? Sendo o posto privado e querendo o privado permitir que o posto fique reservado para clientes que paguem o serviço qual é o problema? É a mesma questão de reservar um restaurante, o cliente quer ter a certeza que quando lá chegar tem o posto disponível, mesmo pagando um pouco mais por isso.
Conforme escrevi, postos públicos...

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Re: miio electric

Mensagem por rafaelferreirapt » 28 out 2019, 13:13

Já inclui na nossa lista de funcionalidades a desenvolver algo semelhante ao ChargeBump, como vamos dar a possibilidade do utilizador inserir qual é o carro que tem, vamos adicionar também a possibilidade de indicar a matrícula e depois desenvolver para algo semelhante ao ChargeBump, criando um chat de mensagens pré-definidas.
mjr Escreveu:
28 out 2019, 11:34
Dar asneira porquê? Sendo o posto privado e querendo o privado permitir que o posto fique reservado para clientes que paguem o serviço qual é o problema? É a mesma questão de reservar um restaurante, o cliente quer ter a certeza que quando lá chegar tem o posto disponível, mesmo pagando um pouco mais por isso.
Sim, a ideia é que o operador seja remunerado pela reserva, como não está a ser passada energia, o CEME não parece que irá receber, mas é algo que provavelmente deve ficar em discussão em 2020 entre todos os intervenientes, não sei... Eu pessoalmente não sou muito fã de reservas :roll:
noway Escreveu:
28 out 2019, 12:02
rafaelferreirapt Escreveu:
26 out 2019, 20:42
Só os próprios CEMEs podem desbloquear remotamente os cartões dos seus clientes Acredito que em 2020 vamos ver várias aplicações a surgir no mercado, pelo menos uma de cada CEME
Como assim? Os CEMEs só comunicam com a Mobi.E e o miio só deverá comunicar com a Mobi.E. Não é suposto a tua aplicação comunicar com os CEMEs directamente. A ideia é ter uma interface comum para todos os CEMEs para não teres código específico para cada um dos CEMEs. Se a Mobi.E foi feita à imagem do SIBS é essa a arquitectura que deverá lá estar. Pelo menos parece simples na minha cabeça: o miio obtem a autorização de começar a carregar ou não via API da Mobi.E. E a Mobi.E obtem essa informação no respectivo backend em que questiona o CEME se o cliente pode iniciar ou não o carregamento. Há outra forma de fazer isto?
Sim, é mais ou menos isso, há uma autorização na Mobi.e via API e depois os CEMEs têm de lidar normalmente com o fim de carregamento para efeitos de faturação...
rimsilva Escreveu:
28 out 2019, 12:10
Parabéns mais uma vez. Realmente este tópico já deveria ter sido criado porque a miio merece, foi aqui que surgiu a mobiechecker e tão útil que foi a muito utilizadores.
Obrigado!
rimsilva Escreveu:
28 out 2019, 12:10
Já foram abordadas alguns aspectos interessantes para que a miio se torne ainda mais útil a toda a comunidade, a dificuldade em avançar para por soluções mais onerosas, talvez possa ser resolvida com uma versão mais premium que seja paga.
Nós pensámos num pacote de viagens gratuitas e acima disso seria pacote pago de simulações, mas quando se paga não pode haver margem para erros, o que é difícil no início ter algo perfeito. Um ABRP na miio tem de ser visto como uma conveniência para os utilizadores, e gratuito. Dependendo do desenrolar do que vamos fazendo podemos começar com um ABRP simples, até para ser mais fácil perceber e controlar gastos em viagens. O medo neste tipo de software é que depois venha uma Google e faça algo muito acima do que existe no mercado, por isso é que acredito que o ABRP opte por integrações e não em criar uma stack completa.
rimsilva Escreveu:
28 out 2019, 12:10
- A utilização da miio para o pagamento de carregamentos seria também excelente, sobretudo ao permitir a activação da carga, dispensando dessa forma o cartão.
Em relação a esta parte, que tipo de preçário gostariam de ter? Tudo incluído? Mensalidade ao estilo da Fastned? Um preço único total ao estilo da Ionity?

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Re: miio electric

Mensagem por mjr » 28 out 2019, 13:59

Erbium Escreveu:
28 out 2019, 12:34
mjr Escreveu:
28 out 2019, 11:34
Dar asneira porquê? Sendo o posto privado e querendo o privado permitir que o posto fique reservado para clientes que paguem o serviço qual é o problema? É a mesma questão de reservar um restaurante, o cliente quer ter a certeza que quando lá chegar tem o posto disponível, mesmo pagando um pouco mais por isso.
Conforme escrevi, postos públicos...
Se te estás a referir aos PCN que (ainda) pertencem à Mobi.e, sim naturalmente que isso nunca poderia ser feito, até porque são gratuitos.
Naturalmente que me estava a referir a postos que pertencem a OPC, assumi que era implícito isso.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
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Re: miio electric

Mensagem por RJSC » 28 out 2019, 14:10

Devia era dar para consultar o mapa e preços sem ter que fazer registo...

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Re: miio electric

Mensagem por Erbium » 28 out 2019, 14:43

mjr Escreveu:
28 out 2019, 13:59
Se te estás a referir aos PCN que (ainda) pertencem à Mobi.e, sim naturalmente que isso nunca poderia ser feito, até porque são gratuitos.
Naturalmente que me estava a referir a postos que pertencem a OPC, assumi que era implícito isso.
Disseste mobi.e, esses que "pertencem a OPC" estão na mobi.e?

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