miio electric

Discuta qualquer outra coisa que não se encaixa em nenhum dos outros fóruns.
rafaelferreirapt
Mensagens: 182
Registado: 04 jun 2018, 23:10
Data de fabrico: 15 mai 2018
Capacidade bateria: 114,8 Ah
Localização: Aveiro

miio electric

Mensagem por rafaelferreirapt » 25 out 2019, 21:00

Olá a todos,

Crio este tópico para mover a discussão de novas ideias e sugestões sobre a miio.

Ante disso, vou fazer uma pequena introdução, a miio surge da necessidade de levar o Simulador Mobie a algo mais evoluído e que fosse verdadeiramente adaptado ao mercado português. Tem intenção de trazer muitas funcionalidades, algumas já existentes e outras novas, a todos os que fazem viagens elétricas. Estamos ainda no início daquilo que pretendemos fazer, e a comunidade tem tido um papel fundamental na evolução deste projeto, um muito obrigado!

Visitem https://www.miio.pt para download e saber mais.

Nota da moderação: A data deste post foi alterada para aparecer como o primeiro post deste tópico.

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: [Android] MobieChecker

Mensagem por migle » 25 out 2019, 22:14

Nada disso, a minha sugestão é fácil.
Não faz sentido reproduzir o ABRP, a não ser que se tenha uma ideia brilhante, muito melhor. O ABRP é um bom produto e já existe, e eles vendem-no.

A minha ideia é o esquema do ChargeBump. A ideia era óptima, mas não foi bem implementada e não teve utilizadores. Só falhou por isso.
O problema é eu deixar o carro a carregar e querer poder ser contactado por alguém que também precise. Mas é chato deixar o número de telemóvel à vista de toda a gente. Com o esquema do ChargeBump, a pessoa indica a matrícula e o utilizador é notificado indirectamente.

Ontem vi um vídeo na Escócia e a Associação de UVE de lá também re-implementou esta ideia.
Para nós, o Miio era o melhor candidato, porque neste momento é a app que todos os UVE vão querer instalar.

A outra ideia, e dou os parabéns por a app do Miio dizer quantos utilizadores estão a ver um posto, que é uma boa indicação do posto poder ser ocupado brevemente, era mesmo as pessoas poderem assinalar que estão à espera.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

rafaelferreirapt
Mensagens: 182
Registado: 04 jun 2018, 23:10
Data de fabrico: 15 mai 2018
Capacidade bateria: 114,8 Ah
Localização: Aveiro

Re: [Android] MobieChecker

Mensagem por rafaelferreirapt » 25 out 2019, 22:39

Nos falamos com os developers da ABRP para usar os serviços deles na miio, dado que eles permitem outras aplicações darem uso do algoritmo deles. Mas o preço por pedido não é suportável atualmente pela miio :doh: :doh: mas há alternativas, que permite que seja gratuito, no entanto, pra já não vamos colocar esse serviço...

Sobre o ChargeBump, podemos colocar brevemente essa funcionalidade, será muito útil :)

cfvp
Mensagens: 1627
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: [Android] MobieChecker

Mensagem por cfvp » 25 out 2019, 23:24

migle Escreveu:
25 out 2019, 22:14
Não faz sentido reproduzir o ABRP, a não ser que se tenha uma ideia brilhante, muito melhor. O ABRP é um bom produto e já existe, e eles vendem-no.
O ABRP parece-me excelente, por isso é que o referi. No entanto em primeiro lugar não sei se o ABRP tem todos os postos da nossa rede, em segundo não tem informação do estado do posto e em terceiro, mais no caso dos Leafs, não contempla a temperatura das baterias. Se estiver enganado nalgum destes pontos corrijam-me, sff.
migle Escreveu:
25 out 2019, 22:14
O problema é eu deixar o carro a carregar e querer poder ser contactado por alguém que também precise. Mas é chato deixar o número de telemóvel à vista de toda a gente. Com o esquema do ChargeBump, a pessoa indica a matrícula e o utilizador é notificado indirectamente.
É uma boa ideia, mas é preciso deixar a matrícula? Não pode ser como no electromaps em que marcamos uma tomada como check-in e depois, caso alguém precise envia uma mensagem à pessoa que fez check-in?
rafaelferreirapt Escreveu:
25 out 2019, 22:39
Nos falamos com os developers da ABRP para usar os serviços deles na miio, dado que eles permitem outras aplicações darem uso do algoritmo deles. Mas o preço por pedido não é suportável atualmente pela miio :doh: :doh: mas há alternativas, que permite que seja gratuito, no entanto, pra já não vamos colocar esse serviço...
Ok, entendo. Já agora quais são as alternativas gratuitas?
Eu também pensei em fazer um de raíz, mas se calhar não vale o trabalho que dá, não sei.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Avatar do Utilizador
noway
Mensagens: 419
Registado: 23 jul 2018, 08:39
Data de fabrico: 26 set 2018
Localização: Maia

Re: [Android] MobieChecker

Mensagem por noway » 26 out 2019, 01:05

rafaelferreirapt Escreveu:
25 out 2019, 21:41
Olá! Sim :D claro que aceitamos sugestões e críticas, são muito bem vindas :)
Bem me parecia! Ainda bem que criaste o teu utilizador com um username legível senão nunca teria feito a ligação! Também não disseste nada! Antes de mais nada obrigado pela App. É bastante útil e com um enorme potencial. Parabéns!

Como já deves ter reparado, a comunidade deste fórum pode ser um verdadeiro filão de boas ideias, críticas, opiniões, sugestões, etc... tudo aquilo que faz um bom produto evoluir para níveis de qualidade e excelência não habituais. O feedback dos utilizadores finais é fundamental para o sucesso da tua aplicação. Sendo tu o "Product Owner" desta aplicação e nós os teus clientes finais, com o nosso feedback podemos ajudar-te a definir prioridades e a dar importância e conhecimento a certos pormenores que serão muitos úteis no futuro. Esta comunidade é especial porque aqui neste fórum há gente com muito conhecimento e experiência com EVs e também, tal como tu, muitos de nós estão a dar os primeiros passos nisto dos carros a pilhas. Convido-te então a abrires um tópico novo sobre o MIIO para teres este canal aberto connosco. Neste bocadinho já recebeste algumas ideias e desta forma tu continuas a trabalhar na tua aplicação e Startup e nós a enviar-te uns bitaites construtivos. Esta é a minha primeira sugestão.

Ia dar outra sugestão mas o migle antecipou-se... eu até tenho o "flyer" do Chargebump mas por vezes penso que sou o único que tem um no carro para usar. Acho que foi uma boa ideia que caiu no esquecimento e ninguém usa. Agora que a tua aplicação deve estar instalada na maioria dos smartphones de proprietários de EVs, talvez seja uma implementação útil aqui.

Outra sugestão: usarmos a tua aplicação para iniciar os carregamentos na rede Mobi.E. Em vez de andarmos com os cartões dos CEMEs, usarmos a tua aplicação. Escolher o posto > Escolher o CEME e o respectivo plano tarifário > Iniciar carga! => GAME CHANGER! Pensa nisto...
Nissan Leaf Tekna 40kWh desde 26-Set-2018

Avatar do Utilizador
noway
Mensagens: 419
Registado: 23 jul 2018, 08:39
Data de fabrico: 26 set 2018
Localização: Maia

Re: [Android] MobieChecker

Mensagem por noway » 26 out 2019, 01:33

... continuando

Esta última sugestão não seria nada fácil porque terias de conversar com a Mobi-E para eles te fazerem umas APIs específicas para autenticares um utilizador e dar-te uma lista de CEMEs e planos tarifários activos que esse utilizador tem acesso, que configurarias numa área pessoal da tua aplicação. No fim da carga... BAM: "sumário de carregamento com todas as parcelas e custo final". Se conseguires isto... nem imaginas as "comichões" que resolves aqui à nossa comunidade e às próprias limitações do modelo idealizado para a mobilidade eléctrica aqui no nosso país.

Bom fim-de-semana!


PS: As variáveis deste "sumário final" tem de ser a própria Mobi.E a dar-te, pois os kWh e tempo consumidos são contados por eles e também enviados por eles aos CEMEs.
Nissan Leaf Tekna 40kWh desde 26-Set-2018

kony76
Mensagens: 811
Registado: 25 mai 2018, 20:06
Data de fabrico: 12 nov 2001
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: miio electric

Mensagem por kony76 » 26 out 2019, 15:52

Parabéns pela aplicação. É a que uso sempre que preciso de carregar. Muito bem conseguida.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: miio electric

Mensagem por mjr » 26 out 2019, 18:40

Muitos parabéns pela excelente aplicação Miio! Mostra que quando há dedicação e gosto por uma causa o resultado final é sempre de qualidade superior.

A questão de escolher o CEME e fazer o pagamento pela App é algo que os CEMEs já deviam ter feito há muito tempo, ainda que assumindo algum risco.

Caso a Miio faça acordos com CEMEs, era interessante bloquear um posto ainda antes de se iniciar a carga, ainda que pagando a taxa pela sua ocupação. Não sei se isso é atualmente possível com a API da Mobi.e.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

rafaelferreirapt
Mensagens: 182
Registado: 04 jun 2018, 23:10
Data de fabrico: 15 mai 2018
Capacidade bateria: 114,8 Ah
Localização: Aveiro

Re: [Android] MobieChecker

Mensagem por rafaelferreirapt » 26 out 2019, 20:17

cfvp Escreveu:
25 out 2019, 23:24
migle Escreveu:
25 out 2019, 22:14
Não faz sentido reproduzir o ABRP, a não ser que se tenha uma ideia brilhante, muito melhor. O ABRP é um bom produto e já existe, e eles vendem-no.
O ABRP parece-me excelente, por isso é que o referi. No entanto em primeiro lugar não sei se o ABRP tem todos os postos da nossa rede, em segundo não tem informação do estado do posto e em terceiro, mais no caso dos Leafs, não contempla a temperatura das baterias. Se estiver enganado nalgum destes pontos corrijam-me, sff.
Eles disseram que podiam usar a nossa base de dados, que está neste momento muito atualizada, mas em relação ao estado dos postos já não seria possível (pelo menos para já). De resto sim, para os Leafs é complicado :D


cfvp Escreveu:
25 out 2019, 23:24
migle Escreveu:
25 out 2019, 22:14
O problema é eu deixar o carro a carregar e querer poder ser contactado por alguém que também precise. Mas é chato deixar o número de telemóvel à vista de toda a gente. Com o esquema do ChargeBump, a pessoa indica a matrícula e o utilizador é notificado indirectamente.
É uma boa ideia, mas é preciso deixar a matrícula? Não pode ser como no electromaps em que marcamos uma tomada como check-in e depois, caso alguém precise envia uma mensagem à pessoa que fez check-in?
Brevemente vamos adicionar a possibilidade do utilizador indicar a matrícula, carro e modelo para uma funcionalidade que está aí mesmo a chegar; usando essa informação ficará mais fácil implementar um chat de mensagens, pré-definidas, entre utilizadores. Acho que será muito útil!


cfvp Escreveu:
25 out 2019, 23:24
rafaelferreirapt Escreveu:
25 out 2019, 22:39
Nos falamos com os developers da ABRP para usar os serviços deles na miio, dado que eles permitem outras aplicações darem uso do algoritmo deles. Mas o preço por pedido não é suportável atualmente pela miio :doh: :doh: mas há alternativas, que permite que seja gratuito, no entanto, pra já não vamos colocar esse serviço...
Ok, entendo. Já agora quais são as alternativas gratuitas?
Eu também pensei em fazer um de raíz, mas se calhar não vale o trabalho que dá, não sei.
Alternativa, será usar os algoritmos TomTom, mas vai necessitar de desenvolvimento do nosso lado. Não escondo que gostava de ter uma ferramenta simples para ajudar a planear as viagens :)

rafaelferreirapt
Mensagens: 182
Registado: 04 jun 2018, 23:10
Data de fabrico: 15 mai 2018
Capacidade bateria: 114,8 Ah
Localização: Aveiro

Re: [Android] MobieChecker

Mensagem por rafaelferreirapt » 26 out 2019, 20:42

noway Escreveu:
26 out 2019, 01:05
rafaelferreirapt Escreveu:
25 out 2019, 21:41
Olá! Sim :D claro que aceitamos sugestões e críticas, são muito bem vindas :)
Bem me parecia! Ainda bem que criaste o teu utilizador com um username legível senão nunca teria feito a ligação! Também não disseste nada! Antes de mais nada obrigado pela App. É bastante útil e com um enorme potencial. Parabéns!
Obrigado! :D
noway Escreveu:
26 out 2019, 01:05
rafaelferreirapt Escreveu:
25 out 2019, 21:41
Olá! Sim :D claro que aceitamos sugestões e críticas, são muito bem vindas :)
Outra sugestão: usarmos a tua aplicação para iniciar os carregamentos na rede Mobi.E. Em vez de andarmos com os cartões dos CEMEs, usarmos a tua aplicação. Escolher o posto > Escolher o CEME e o respectivo plano tarifário > Iniciar carga! => GAME CHANGER! Pensa nisto...
O desbloqueio remoto do posto é algo que queremos que exista na miio, tanto em Portugal, como no resto da Europa; à semelhança das aplicações que existem atualmente :)
kony76 Escreveu:
26 out 2019, 15:52
Parabéns pela aplicação. É a que uso sempre que preciso de carregar. Muito bem conseguida.
Obrigado! :D
noway Escreveu:
26 out 2019, 01:33
... continuando

Esta última sugestão não seria nada fácil porque terias de conversar com a Mobi-E para eles te fazerem umas APIs específicas para autenticares um utilizador e dar-te uma lista de CEMEs e planos tarifários activos que esse utilizador tem acesso, que configurarias numa área pessoal da tua aplicação. No fim da carga... BAM: "sumário de carregamento com todas as parcelas e custo final". Se conseguires isto... nem imaginas as "comichões" que resolves aqui à nossa comunidade e às próprias limitações do modelo idealizado para a mobilidade eléctrica aqui no nosso país.

Bom fim-de-semana!


PS: As variáveis deste "sumário final" tem de ser a própria Mobi.E a dar-te, pois os kWh e tempo consumidos são contados por eles e também enviados por eles aos CEMEs.
Só os próprios CEMEs podem desbloquear remotamente os cartões dos seus clientes :) Acredito que em 2020 vamos ver várias aplicações a surgir no mercado, pelo menos uma de cada CEME :)
kony76 Escreveu:
26 out 2019, 15:52
Parabéns pela aplicação. É a que uso sempre que preciso de carregar. Muito bem conseguida.
Obrigado! :D
mjr Escreveu:
26 out 2019, 18:40
Muitos parabéns pela excelente aplicação Miio! Mostra que quando há dedicação e gosto por uma causa o resultado final é sempre de qualidade superior.
Obrigado! :D

mjr Escreveu:
26 out 2019, 18:40
Caso a Miio faça acordos com CEMEs, era interessante bloquear um posto ainda antes de se iniciar a carga, ainda que pagando a taxa pela sua ocupação. Não sei se isso é atualmente possível com a API da Mobi.e.
Poderá ser possível reservar um posto no futuro, pois mesmo não sendo prioridade neste momento, é algo que já está previsto por base em todos os carregadores que comunicam OCPP, vamos ver.

Responder

Voltar para “Off-Topic”