EMEL ORIENTADA PARA A MOBILIDADE

Aqui deve-se discutir todos os assuntos relacionados com o Sistema Integrado de Reabastecimento Eléctrico da Mobi-E
Responder
Avatar do Utilizador
ruimegas
Gestor do Forum
Mensagens: 5074
Registado: 04 jan 2011, 23:39
Data de fabrico: 09 jun 2011
Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
Localização: Oeiras
Contacto:

EMEL ORIENTADA PARA A MOBILIDADE

Mensagem por ruimegas » 23 ago 2011, 10:49

EMEL ORIENTADA PARA A MOBILIDADE

"A EMEL mudou de nome e integra agora a mobilidade no seu objecto social, passando a chamar-se Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa, E.E.M.

A mudança, ocorrida em Junho deste ano com a aprovação de novos estatutos, pretende reconhecer "a importância do papel da EMEL enquanto empresa gestora da mobilidade na cidade de Lisboa e enquanto promotora de soluções facilitadoras da circulação em Lisboa", alargando o seu âmbito de competências, "passando a intervir em toda a área de mobilidade",refere a empresa.

Neste sentido, foi definido um plano de investimentos para os próximos cinco anos (2010-2014), "que responde às novas exigências de actuação e às necessidades de modernização tecnológica".

De acordo com o portal Ambiente Online, ao mesmo tempo que a empresa promove um conjunto de iniciativas para melhoria da sua eficiência e qualidade de serviço prestado, lança também um "conjunto de novas soluções de mobilidade sustentável, como a promoção da utilização de bicicletas, car sharing e veículos eléctricos".

No que toca à mobilidade eléctrica, a EMEL está neste momento a "converter a sua própria frota", afirma o Ambiente Online, adiantando que, para já, "estão em serviço um automóvel e duas scooters eléctricas, sendo que está a ser avaliado se o próximo investimento deste tipo deve ser efectuado em duas ou quatro rodas". Para o responsável pela Área de Planeamento Estratégico e Gestão de Novos Projectos da EMEL, Óscar Rodrigues, as duas rodas devem ser privilegiadas, uma vez que permitem uma maior mobilidade e eficiência dos "fiscais" da empresa, cita o portal.

Para Setembro está ainda previsto o lançamento de um projecto de monitorização de veículos eléctricos já em funcionamento, no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade. A ideia, explica o portal, é "quantificar e apresentar as vantagens destes veículos nas suas utilizações do dia-a-dia". O projecto vai ser desenvolvido com o Instituto Superior Técnico e com o apoio de entidades que utilizem este tipo de veículos, como por exemplo: limpeza urbana, manutenção de jardins, fiscalização, distribuição de correio e manutenção técnica.

"Estes projectos estão ainda em fase inicial, pelo que os resultados são ínfimos. Ainda assim, estamos apostados em criar estes produtos acessórios, no sentido de ajudar a melhorar a mobilidade da cidade de Lisboa", afirma Óscar Rodrigues, que acredita que a adesão a estes produtos tende a crescer.

"A entrada da empresa no domínio da mobilidade foi na altura certa, porque se nota que os comportamentos estão a mudar - as pessoas estão a aderir a estes projectos - e os transportes públicos também apresentam grande qualidade. E nós também queremos ser actores, criar massa crítica", salienta o responsável. Entre os novos produtos e projectos em estudo está a possibilidade de disponibilizar estações de carregamento eléctrico para veículos de duas rodas, à semelhança do que já acontece na rede MOBI.E."

Em: http://www.mobie.pt/newsdetail?newsid=51594
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Mobi-E”