[WebApp] Aplicação para monitorizar rede MOBI.E

Aqui deve-se discutir todos os assuntos relacionados com o Sistema Integrado de Reabastecimento Eléctrico da Mobi-E
cris88
Mensagens: 30
Registado: 11 dez 2016, 23:17
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: [WebApp] Aplicação para monitorizar rede MOBI.E

Mensagem por cris88 » 21 jul 2017, 11:06

mafgod Escreveu:Além de que, no eletromaps, temos tb os postos não oficiais.... e os oficiais ainda não presentes na base de dados da Mobi.e
Para estarem funcionais têm de estar conectados à rede, se não, os posto nem devem conseguir validar os cartões.
mafgod Escreveu: Nesta fase piloto, tenho mais confiança na info mesmo que offline no eletromaps do que na mobi.e :-)
Esperemos que, quando for a pagar, a info na mobie esteja correta e que seja online.
Esperemos que sim, regra geral o que tenho visto pela mobi.e costuma estar alinhado com a realidade no terreno. Não estou a falar no site, estou a falar na API (via serviços) que estou a consumir...

pancello
Mensagens: 157
Registado: 04 nov 2016, 16:02
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: [WebApp] Aplicação para monitorizar rede MOBI.E

Mensagem por pancello » 21 jul 2017, 17:29

Grande ideia, muito obrigado por a desenvolveres. Sei que vai ser um sucesso!

Parabéns!

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: [WebApp] Aplicação para monitorizar rede MOBI.E

Mensagem por Fil » 22 jul 2017, 00:16

Existem vários postos que na mobi.e aparecem como desconhecidos e estão 100% funcionais, simplesmente não comunicam. O contrário também acontece, aparecem como funcionais e estão bloqueados, o teclado não funciona etc...

hmendes
Mensagens: 664
Registado: 19 mar 2017, 21:03
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 80,97 Ah
Localização: Porto

Re: [WebApp] Aplicação para monitorizar rede MOBI.E

Mensagem por hmendes » 22 jul 2017, 16:50

Na minha opinião faz falta uma aplicação que conjugue o estado do posto segundo a Mobi.e e a validação dos utilizadores.
Isto já foi falado noutro tópico, mas na realidade a informação que a Mobi.e dá não é de forma alguma fiável, seja a reportar a disponibilidade e/ou o estado.
Se fosse possível efectuar um match entre as opiniões do utilizadores e o reportado pela rede, poder-se-iam atribuir classificações sobre a fiabilidade da informação reportada pela rede de determinado posto.

cris88
Mensagens: 30
Registado: 11 dez 2016, 23:17
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: [WebApp] Aplicação para monitorizar rede MOBI.E

Mensagem por cris88 » 23 jul 2017, 10:29

hmendes Escreveu:Na minha opinião faz falta uma aplicação que conjugue o estado do posto segundo a Mobi.e e a validação dos utilizadores.
Isto já foi falado noutro tópico, mas na realidade a informação que a Mobi.e dá não é de forma alguma fiável, seja a reportar a disponibilidade e/ou o estado.
Se fosse possível efectuar um match entre as opiniões do utilizadores e o reportado pela rede, poder-se-iam atribuir classificações sobre a fiabilidade da informação reportada pela rede de determinado posto.
SIm já tinha essa ideia, fazer uma espécie de conjugação de duas coisas. Sejam reportes automáticos da rede (que irei suportar numa primeira fase), seja depois reportes manuais dos utilziadores. Boa ideia. Esta na lista para implementar. ;)

No entanto tenho a plena convicção que à medida que a rede vá ser a pagar todos os postos tenham de estar online e com reportes correctos, pois o sistema de pagamento nunca poderá ser local e vai ter de ser sempre central, o que obriga a todos os postos a estarem "online". :dance:

hmendes
Mensagens: 664
Registado: 19 mar 2017, 21:03
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 80,97 Ah
Localização: Porto

Re: [WebApp] Aplicação para monitorizar rede MOBI.E

Mensagem por hmendes » 23 jul 2017, 11:59

cris88 Escreveu:No entanto tenho a plena convicção que à medida que a rede vá ser a pagar todos os postos tenham de estar online e com reportes correctos, pois o sistema de pagamento nunca poderá ser local e vai ter de ser sempre central, o que obriga a todos os postos a estarem "online". :dance:
cris88, o facto do posto estar online não garante que o reporte seja o correcto... Já dei 2 exemplos num outro tópico de postos online que uso com frequência. Um deles indica a tomada chademo sempre disponível, mesmo quando está em uso e um outro a tomada chademo ocupada, quando não está em uso, estes casos em concreto são nos PCRs PRT-00100 e PRT-00001, mas já me deparei com as mesmas situações em PCNs, nomeadamente nos do Marshopping em Matosinhos (22kW).

Por tal motivo é que seria importante a validação pelos utilizadores, e a título de exemplo, se existissem vários reportes de utilizadores a informarem o início de uso de um determinado posto quando o mesmo está a ser reportado como "ocupado" ou "inoperacional" pela rede Mobi.e, a classificação da informação da rede Mobi.e neste posto teria uma classificação de fiabilidade baixa. Desta forma até se poderia ao fim de algum tempo efectuar um relatório de fiabilidade de informação de postos ao nível nacional e apresentar à Mobi.e :D

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: [WebApp] Aplicação para monitorizar rede MOBI.E

Mensagem por rimsilva » 23 jul 2017, 14:52

Os postos dentro de shoppings (da Magnum Cap), a informação normalmente não estava disponível.

O que me parece é com esta nova versão do site da mobie, veio piorar a situação que já não era a melhor.

cris88
Mensagens: 30
Registado: 11 dez 2016, 23:17
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: [WebApp] Aplicação para monitorizar rede MOBI.E

Mensagem por cris88 » 26 jul 2017, 14:24

Boa tarde malta,

Não tenho dado noticias mas o projecto não está parado. :)

Neste momento estou a fazer a camada que irá ser menos visível aos utilizadores, que na pratica é onde esta toda a lógica que preciso de calcular baseada nos serviços da MobiE. Para calcular em tempo real quais os postos livres e ocupados num mapa é incomportável fazer esse pedido à MobiE dado que preciso de ir recalculando e guardar o histórico de tempos a tempos para que quando o mapa for solicitado estar tudo prontamente disponível do meu lado.
Deste modo, conseguimos fazer posteriormente coisas mais engraçadas, como por exemplo extrair estatísticas de postos, etc etc. Com os dados de histórico todo do meu lado o céu é o limite. :mrgreen:

Vou dando noticias. :auto-swerve:

Totta
Mensagens: 32
Registado: 20 abr 2017, 22:55
Data de fabrico: 01 fev 2011

Re: [WebApp] Aplicação para monitorizar rede MOBI.E

Mensagem por Totta » 27 jul 2017, 01:23

Excelente ideia, parabéns

Binaites
Mensagens: 24
Registado: 17 mai 2016, 15:10
Data de fabrico: 19 set 2012

Re: [WebApp] Aplicação para monitorizar rede MOBI.E

Mensagem por Binaites » 27 mar 2018, 03:24

Boas Criss88 parabéns pelo excelente trabalho ; mas diz-me como está o projecto neste momento? Cumprimentos

Responder

Voltar para “Mobi-E”