Electric Tour em Aveiro

Aqui deve-se discutir todos os assuntos relacionados com o Sistema Integrado de Reabastecimento Eléctrico da Mobi-E
Responder
RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3473
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Electric Tour em Aveiro

Mensagem por RJSC » 03 mai 2011, 20:41

Fica aqui a minha pequena reportagem da passagem do Electric Tour em Aveiro.
Durante a manhã, eu e a minha namorada fizemos o Test Drive do iOn, e eu também experimentei uma bicicleta com assistência elétrica da Peugeot.

Foi um grande dia de Test Drives de VE's, pois durante a tarde telefona-me um vendedor da Mitsubishi a perguntar quando podia efetuar o Test Drive do iMiev que eu tinha pedido para a sexta-feira passada e sobre o qual não obtive resposta atempada.

Então à tarde arranjei meia hora para ir ao concessionário da Mitsubishi testar o iMiev, tal como eu suspeitava, a diferença entre este e o iOn foi quase nula: apenas o rádio (que é de gaveta universal), a chave com comando é bem mais compacta e os logotipos da marca são diferentes.

Consegui convencer o pessoal da mobi.e a fazer um desvio de 300m do percurso cheio de trânsito que eles arranjaram para poder pisar o acelerador a fundo e ver a resposta do carro, muito inferior à do LEAF, sente-se uma ligeira sensação de aceleração, talvez superior à do meu renault clio mas não me pareceu nem metade da do LEAF. Espectável uma vez que o carro tem pouco mais metade da potência do LEAF (47 kW vs 80 kW) e de certeza que pesa mais de metade do LEAF. A travagem regenerativa em Drive quando se larga o acelerador pareceu-me amis forte que a do LEAF permitindo circular muito tempo sem tocar no travão. O LEAF em ECO poderá até ter travagem regenerativa mais forte mas não testei. No entanto o iOn/iMiev tem uma mudança B (Brake) que também aumenta a travagem regenerativa.
O meu test drive do LEAF já foi à um tempo e soube-me a muito pouco, talvez pela ansieade de ter sido o primeiro automóvel elétrico que conduzi e porque o test drive foi a dividir por 4 pessoas. Precisava de mais tempo com o LEAF :cry:

Seguem as fotos, incluindo umas "inéditas" do camião que transporta a tenda.

Camião (vista geral):
Imagem

Camião (vista pormenorizada da "publicidade"):
Imagem

Tenda:
Imagem

iOn's:
Imagem

Imagem

Bicicletas:
Imagem

Avatar do Utilizador
ruimegas
Gestor do Forum
Mensagens: 5074
Registado: 04 jan 2011, 23:39
Data de fabrico: 09 jun 2011
Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
Localização: Oeiras
Contacto:

Re: Electric Tour em Aveiro

Mensagem por ruimegas » 03 mai 2011, 21:35

Muito boa reportagem RJSC :D .

Em Évora também andei no IOn mas de facto é mesmo um "pãozinho sem sal" em comparação com o Carro Mundial do Ano NIssan Leaf :D , não desfazendo, pois acho que IOn terá os seus apreciadores.
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3473
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Electric Tour em Aveiro

Mensagem por RJSC » 05 mai 2011, 14:15

Para que não anda pelo novaenergia.net deixo também aqui outro testemunho e o meu comentário.
renateves Escreveu:Na passada 2ª-feira tive a oportunidade de passar pelo Rossio de Aveiro para "ver" o que se passava por lá. As expectativas eram algumas sobre o Ion.

Marquei então a reserva e deram-me os panfletos para ler enquanto esperava pela minha "hora". Mais valia ter ido embora... digamos que se andei 1km com o carro, foi sorte! Ainda por cima a pessoa que ia ao meu lado, um "puto", não percebia nada daquilo... cheguei ao cúmulo de perguntar para que servia o radiador no Ion e a resposta foi +/- isto: "o que é um radiador?" :o :shock:

...só me dizia carregue no acelerador a fundo... :roll:


Bem, com toda esta situação nem sequer dei por conta da minha avaliação do dito cujo. Enfim...
Chegado novamente ao destino de origem, a senhora que nos acompanhou mostrou-me como funcionava o sistema de carregamento e aí muito bem questionei sobre a situação para as motas. Seria para breve mas não saberia dizer-me para quando... justificou-se que não fazia parte da equipa da Mobi-E.

Conclusão... achei bastante pobre este "Electric Tour" em Aveiro... se não fosse a conversa à volto do sistema de carregamento, diria mesmo que tinha sido péssimo.

Espero que tenha sido melhor para outras pessoas...
RJSC Escreveu:Os percursos eram realmente muito curtos, mas sempre foi melhor que nada.

Eu fui com uma menina e ela não se importou que eu passasse por baixo do túnel da estação de comboios para esticar o carro do outro lado, porque o percurso oficial era só "subir e descer" a Avenida Dr Lourenço Peixinho, que é em paralelos, cheia de semáforos e com um trânsito infernal que só permite circular em média a 20 km/h, o outro percurso, ainda mais curto é no parque de estacionamento do Canal de São Roque que está cheio de lombas e voltar do outro lado por uma estrada alcatroada mas estreita.

Também acho que era a única hipótese que eles tinham para o carro dar para test-drives todo o dia, já que eles não tiveram o cuidado de os carregar durante a noite. Às 11h da manhã quando eu peguei no iOn ele tinha menos de um terço da carga! :shock:

Mas não é só o mal do Electric Tour, o meu test-drive do iMiev pouco maior foi; foi ir do concessionário (Corvauto) até aos Hipermercados da Zona Industrial e voltar. No entanto o iMiev estava com carga acima de 90%.

Se a mobi.e queria mesmo atrair pessoal para os VE tinha era trazido uns LEAF e um Tesla Roadter, em vez de uns iOns e umas bicicletas...

Avatar do Utilizador
batalha
Mensagens: 631
Registado: 06 jan 2011, 02:33
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah
Localização: Negrais, Sintra

Re: Electric Tour em Aveiro

Mensagem por batalha » 05 mai 2011, 14:27

Após o convite da Mobi.E/Peugeot para participar no Electric Tour, fiquei entusiasmado com a possibilidade de conduzir outro VE e trocar algumas impressões com especialistas!

Consultada a respectiva pagina no FB, fiquei a saber as datas e localidades contempladas. Sobre local e hora? nada!

Sabendo que hoje iriam estar em Cascais e como tinha que passar por lá, fui com especial atenção, e encontrei o estaminé plantado nos jardins do casino junto ao posto da Mobi.E, como tinha algum tempo disponível aproveitei!

Estacionei mesmo junto á tenda branca da Mobi.E, e meti 1€ no parquímetro valor suficiente para 1h20 de estacionamento.
Não sei se devido á hora 11h30, se ao belo dia de sol junto ao mar? Não havia "clientes" e os promotores estavam livres.

Ao entrar, uma menina que aproveitava o sol sentada num relaxante puff, de imediato se levantou e após recolher alguns dados meus me deu a chave e avançamos para o iOn 

A sensação depois de entrarmos no carro, é muito semelhante a um qualquer ultra-compacto CI, materiais "baratos" comandos "vulgares" e pouco cuidado na apresentação, o carro é mesmo pequeno tanto por dentro como por fora!
A chave também é "normal" e funciona de forma tradicional, a diferença só se nota na falta de vibrações ou ruído depois de rodada, travão de mão normal, e alavanca de mudanças com: Parque, Reverse, Neutral e Drive.
Em Drive assim que levantamos o pé do travão o carro avança suavemente, e lá fomos...
Uma voltinha pela marginal? -Pensei! Nada, uma voltinha ao casino e já gozas!
-Já acabou?
-Como o carro não tem muita autonomia, e esta noite não carregou, ouve um problema qualquer e o carregamento parou!
-Mas qual é a autonomia?
-150km.
-Ok!
Ainda me mostrou o "motor" á frente, a tampa das baterias na mala, onde também estava o cabo com o "sabonete" (EVSE), e a solução mais surpreendente encontrada pela Peugeot afim de permitir o carregamento nos postos da Mobi.E! (fotos), de um lado a porta para carregamentos lentos do outro lado para rápidos!
Perguntei se estava alguém da Mobi.E? Mas só existiam vendedores da Peugeot!
Obrigado e bom dia! Nem um girassol

Quando cheguei ao meu carro ainda tinha 1h de parque disponível 8)

Conclusão.
A ideia até é boa, mas...
Se eu fiquei com vontade de comprar qualquer dos produtos apresentados? Não! Nem soube preços.
Contribuiu para fazer crescer o interesse por VEs? Muito pouco!

A menina não foi antipática, o carro é jeitosinho, mas... Talvez eu não tenha a imagem "tipo" do cliente alvo?

Qual é, realmente o objectivo deste tour?
Com os meios á disposição, não seria possível/desejável fazer muito melhor em prol da mobilidade eléctrica?

Eu sei que nós Portugueses nunca estamos satisfeitos, se não se faz nada é porque não se faz! Se se faz! Deviam ter feito muito mais!

Recomendo vivamente que testem e digam de vossa justiça! (Até porque só perdem 10 minutinhos). E espero sinceramente que contradigam o que senti!
Aquihttp://www.nissanleafpt.com/viewtopic.php?f=9&t=711

Responder

Voltar para “Mobi-E”