Bruxelas quer rede de estações de serviço para combustíveis alternativos
"A Comissão Europeia anunciou hoje que quer criar estações de serviço para combustíveis alternativos, com normas comuns de conceção e utilização, como, por exemplo, a adoção da tomada de "tipo 2" para carregar carros elétricos.
"O desenvolvimento de combustíveis alternativos e inovadores é uma forma evidente de tornar a economia europeia mais eficiente na utilização dos recursos, de reduzir a nossa dependência excessiva em relação ao petróleo e de desenvolver um setor dos transportes que esteja pronto para dar resposta às exigências do século XXI", disse o comissário europeu para os Transportes, Siim Kallas.
O comissário salientou ainda que "a China e os EUA, em conjunto, preveem ter mais de seis milhões de veículos elétricos em circulação até 2020. Trata-se de uma grande oportunidade para a Europa de ocupar uma posição sólida num mercado mundial em rápida expansão".
O pacote relativo à energia limpa para os transportes é composto por uma comunicação respeitante a uma estratégia europeia para os combustíveis alternativos, uma diretiva relativa às infraestruturas e às normas e um documento de acompanhamento que descreve um plano de ação para o desenvolvimento do gás natural liquefeito (GNL) nos transportes marítimos.
Em relação aos veículos elétricos, Bruxelas constatou que "a situação dos pontos de carregamento elétrico varia muito na UE" e anunciou que a norma comum são as tomadas de "tipo 2", para que um veículo possa ser abastecido em qualquer Estado-membro.
Portugal é um dos países com melhores prestações em termos de pontos de carregamento, com 1.350, a par da Itália, numa tabela liderada pela Alemanha (1.937), Holanda (1.700), França (1.600) e Espanha (1.356).
O objetivo traçado para Portugal é ter 12.000 pontos de carregamento e 200 mil veículos elétricos até 2020.
Já em relação aos biocombustíveis, que -- segundo Bruxelas - representam cerca de 5% do mercado, o desafio é assegurar a sua sustentabilidade.
Em relação ao hidrogénio, a Alemanha, a Itália e a Dinamarca têm já, respetivamente, 42, 21 e 14 postos de abastecimento, embora a Comissão adiante que alguns deles não estão acessíveis ao público.
No contexto da proposta de hoje, as estações de serviço existentes serão interligadas de forma a constituir uma rede com normas comuns que garantam a mobilidade dos veículos a hidrogénio."
Em: http://economico.sapo.pt/noticias/bruxe ... 61044.html

Bruxelas quer rede de estações de serviço para combustíveis
- ruimegas
- Gestor do Forum
- Mensagens: 5076
- Registado: 04 jan 2011, 23:39
- Data de fabrico: 09 jun 2011
- Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
- Localização: Oeiras
- Contacto:
Bruxelas quer rede de estações de serviço para combustíveis
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 3492
- Registado: 13 jan 2011, 20:27
- Data de fabrico: 15 ago 2012
- Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
- Localização: Aveiro
Re: Bruxelas quer rede de estações de serviço para combustív
Mennekes vingou sobre a J1772!
Pena é que depois ninguém implementa carregadores trifásicos nos carros e ficam sub-aproveitadas.

Pena é que depois ninguém implementa carregadores trifásicos nos carros e ficam sub-aproveitadas.
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 5839
- Registado: 06 jan 2011, 00:22
- Data de fabrico: 0-12-2014
- Capacidade bateria: 58ah
Re: Bruxelas quer rede de estações de serviço para combustív
Nem vou por aí.....já pensaram que há gente que ainda não tem luz em casa e bastava um carro elétrico e a tecnologia adequada para ter eletricidade dentro de casa..imaginem isso a nível nacional! Podia pôr o meu gerador no lixo!
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 3492
- Registado: 13 jan 2011, 20:27
- Data de fabrico: 15 ago 2012
- Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
- Localização: Aveiro
Re: Bruxelas quer rede de estações de serviço para combustív
Precisavas era de vários Postos de carga Rápida em cada Cidade, para poderes ir lá meia hora "encher" eletricidade para levar para casa. Senão gastavas a carga e depois andavas a pé...Orlando Escreveu:Nem vou por aí.....já pensaram que há gente que ainda não tem luz em casa e bastava um carro elétrico e a tecnologia adequada para ter eletricidade dentro de casa..imaginem isso a nível nacional! Podia pôr o meu gerador no lixo!
No estado atual das coisas um gerador é mesmo essencial para quem só tenha um VE. Pois sem rede elétrica a energia já é pouca para mover o carro, quanto mais para ainda a partilhar com a casa.
Só quem tiver um Model S com 85 kWh é que se pode dar ao luxo de gastar uns dias energia em casa sem arriscar perder a mobilidade.
Última edição por RJSC em 28 jan 2013, 04:52, editado 1 vez no total.
- Filipe
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 3084
- Registado: 19 fev 2011, 03:51
- Data de fabrico: 09 mai 2011
- Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
- Localização: Murtal - Parede - Lisboa
Re: Bruxelas quer rede de estações de serviço para combustív
De preferência um gerador Keshe 

Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019