Analise de consumo de carregamento em casa
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Analise de consumo de carregamento em casa
Hoje, 2º dia em que tenho o meu i3, decidi não andar a tentar "adivinhar" custos de carregamento, mas sim ter certeza quando gasto por carga em €uros !!
Com um SONOFF POW 16amps e uma caixa com tomada, integrei tudo dentro da mesma, onde ligo o carregador. Desta forma, ficam registados os Amperes, Tensão e Watts , onde o próprio software da Sonoff faz o calculo se lhe introduzirmos o custo do KW/h
Com um SONOFF POW 16amps e uma caixa com tomada, integrei tudo dentro da mesma, onde ligo o carregador. Desta forma, ficam registados os Amperes, Tensão e Watts , onde o próprio software da Sonoff faz o calculo se lhe introduzirmos o custo do KW/h
Última edição por jruibarroso em 24 fev 2020, 18:46, editado 1 vez no total.
- BrunoAlves
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Re: Analise de consumo de carregamento em casa
As imagens não estão visíveis
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!!
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Re: Analise de consumo de carregamento em casa
Removi o rele do sonoff e “chantei “ os pontos do contato no PCB, reforcei as linhas de AT . Desta forma, não estou limitado ao fraco desempenho dos reles que esta empresa monta nos seus dispositivos. Até 16amps com toda a segurança
- frankesousa
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Re: Analise de consumo de carregamento em casa
Mesmo assim a corrente tem de passar por uma resistência de 1ohm ou quê e não me parece seguro de todo usar isso.
Aconselho vivamente a não utilizar mais de 10/12A com o sonoff.
Se é para ir para o diy entao que seja um pzem-0004 ou outro pzem qualquer que usa um transformador de corrente para medir.
É isso que uso para não me chatear.
Peças chinesas com correntes elevadas durante muitas horas a passar é erro e muito arriscado (e desnecessários)
Aconselho vivamente a não utilizar mais de 10/12A com o sonoff.
Se é para ir para o diy entao que seja um pzem-0004 ou outro pzem qualquer que usa um transformador de corrente para medir.
É isso que uso para não me chatear.
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10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
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- frankesousa
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Re: Analise de consumo de carregamento em casa
Essa foto não me deixa mais descansado, não tem mesmo aspeto de aguentar 16A durante uma noite, mas se for só 10 deve ficar só morno
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Re: Analise de consumo de carregamento em casa
A minha vista cansada vê R001 na resistência, ou seja 0,001Ohm. Isso é seguro para 16A.
0,1Ohm a 16A dá 0,1Ohm x 16A x 16A (P=RI^2) = 25,6W. Em 10 segundos derretia os contactos e a resistência caia. Com 0,001Ohm Já só são uns simpáticos 0,256W, sem problema de dissipação nesse package (parece ser 2512).
0,1Ohm a 16A dá 0,1Ohm x 16A x 16A (P=RI^2) = 25,6W. Em 10 segundos derretia os contactos e a resistência caia. Com 0,001Ohm Já só são uns simpáticos 0,256W, sem problema de dissipação nesse package (parece ser 2512).
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
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Re: Analise de consumo de carregamento em casa
O problema aí não é o valor da resistência mas sim os contactos, espessura do cobre na PCB, etc etc que não me parece apropriado para essa corrente (o meu Sonoff POW derreteu com uma simples maquina de lavar loiça que consome 16A durante alguns minutos!)mjr Escreveu: ↑25 fev 2020, 12:32A minha vista cansada vê R001 na resistência, ou seja 0,001Ohm. Isso é seguro para 16A.
0,1Ohm a 16A dá 0,1Ohm x 16A x 16A (P=RI^2) = 25,6W. Em 10 segundos derretia os contactos e a resistência caia. Com 0,001Ohm Já só são uns simpáticos 0,256W, sem problema de dissipação nesse package (parece ser 2512).
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Re: Analise de consumo de carregamento em casa
Os contactos ou as pistas?
Para 16A e um aumento de 30ºC face à temperatura ambiente são necessárias pistas de 3mm de largura usando cobre de 70um de espessura.
A solução de colocar estanho para aumentar a secção da pista é uma boa alternativa mas tem de ser colocado bastante estanho pois este é significativamente menos condutor que o cobre.
Não percebo a união entre o pad do lado direito da resistência e a pista em baixo. Não existia antes, é um shunt? Se for um shunt espero que seja com no mínimo um fio de cobre de 1,5mm^2.
Para 16A e um aumento de 30ºC face à temperatura ambiente são necessárias pistas de 3mm de largura usando cobre de 70um de espessura.
A solução de colocar estanho para aumentar a secção da pista é uma boa alternativa mas tem de ser colocado bastante estanho pois este é significativamente menos condutor que o cobre.
Não percebo a união entre o pad do lado direito da resistência e a pista em baixo. Não existia antes, é um shunt? Se for um shunt espero que seja com no mínimo um fio de cobre de 1,5mm^2.
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