Início do pagamento total da rede de carregamento

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
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BrunoAlves
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Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por BrunoAlves » 22 mai 2020, 20:01

Parece ser oficial, a partir de 1 de Julho, começam os pagamentos em todos os postos públicos.
https://www.mobie.pt/assets/mobie/docs/ ... tidade.pdf

Resta saber os tarifários para estes postos (sobretudo os velhinhos de 3,6kW) e se isto trará alguma evolução à disponibilidades dos postos avariados, tempos de reparação, etc.
Disponibilidade por ocupação gratuita não tenho dúvidas :)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

jfr2006
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Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por jfr2006 » 22 mai 2020, 20:17

Tendo em conta que em Coimbra há um posto desses antigos que tem o teclado avariado há mais de um ano, estou para ver quando é que o vão arranjar...

Para não falar nos casos em que uma das tomadas CEE ainda lá está para enfeitar... :lol: :lol:

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BrunoAlves
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Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por BrunoAlves » 23 mai 2020, 00:12

Sim, entre muitos outros casos, os velhinhos efacec são uma das minhas grandes dúvidas... Quanto irá custar a tarifa desses postos, largamente pagos pelos nossos impostos? Tecnologicamente ultrapassados, potência descabida para o que é actual?
Como já se falou várias vezes, pagámos uma ronda de reparações maioritariamente fúteis, aparentemente já não há peças. Como vai ser mesmo a pagar?

Não sabemos. Que é o único caminho, é óbvio e tem de ser aplaudido. Que seja a solução para os problema sda rede, disso já tenho largas dúvidas.

O que lamento é que isto seja só mais uma galinha ovinhos para os CEME. Mais uma vez sem nada fazer, lá vem o benefício garantido.
Esta questão sobre os postos velhinhos? Para o CEME igual ao litro, o OPC que repare, substitua ou deixe morrer. :(
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BrunoFonseca
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Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por BrunoFonseca » 23 mai 2020, 00:57

Duvido que os velhinhos efacec sejam cobrados. Acredito mais que sejam desligados até serem substituidos, ou no limite, como o cartão da mobie deixa de funcionar, o valor do opc fica a zero e é cobrado "apenas" o valor do ceme.

cfvp
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Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por cfvp » 23 mai 2020, 01:07

Também tenho as minhas dúvidas, especialmente em relação ao preço que irão aplicar. No entanto, vendo pelo lado positivo, pode ser que esses postos mais antigos sejam reparados e tenham um preço mais em conta.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

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alexmol
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Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por alexmol » 23 mai 2020, 11:31

Para não termos expectativas erradas do que aí vem, recomendo que façam simulações (no Miio por exemplo).

Do que consegui apurar, no melhor dos casos, isto é quando o OPC é totalmente grátis, vamos pagar 0,21€/kWh, este é o valor mínimo.

Nos PCN que já são a cobrar parece haver uma tendência para o OPC cobrar ao minuto, e isso faz com que haja preços muito variáveis em função da potência do vosso onboard charger.
Vejamos alguns casos em função da potência AC que carro suporta:

CSC-00021 Cascais
OPC 0.01€/minuto + CEME
3.7kW -> 0.42€/kWh
6.9kW -> 0.33€/kWh
11kW -> 0.29€/kWh
16kW -> 0.27€/kWh
22kW -> 0.26€/kWh

LSB-00223 Parque Marquês Pombal
OPC 0.02€/minuto + CEME
3.7kW -> 0.62€/kWh
6.9kW -> 0.44€/kWh
11kW -> 0.36€/kWh
16kW -> 0.31€/kWh
22kW -> 0.29€/kWh

GMR-00015 McDonalds Guimarães
OPC 0.025€/minuto + CEME
3.7kW -> 0.72€/kWh
6.9kW -> 0.49€/kWh
11kW -> 0.39€/kWh
16kW -> 0.34€/kWh
22kW -> 0.31€/kWh

SNT-00015 McDonalds das Mercês
OPC 0.05€/minuto + CEME
3.7kW -> 1.20€/kWh
6.9kW -> 0.76€/kWh
11kW -> 0.65€/kWh
16kW -> 0.45€/kWh
22kW -> 0.39€/kWh
Este posto fica mais caro que muitos PCR, mesmo para quem tem 22kW! :doh:

Quanto aos PCN que cobram ao kWh os valores do OPC parecem variar entre 0.06 e 0.10€/kWh, aqui ficam esses dois casos:

OER-00006 Tagus Park
OPC 0.06€/kWh + CEME
3.7kW -> 0.30€/kWh
6.9kW -> 0.30€/kWh
11kW -> 0.30€/kWh
16kW -> 0.30€/kWh
22kW -> 0.30€/kWh

VFX-00009 Auchan
OPC 0.10€/kWh + CEME
3.7kW -> 0.35€/kWh
6.9kW -> 0.35€/kWh
11kW -> 0.35€/kWh
16kW -> 0.35€/kWh
22kW -> 0.35€/kWh

E depois alguns têm taxa de activação, que parece variar entre 0.10 e 0.25€.

A minha expectativa é que os preços não sejam muito diferentes destes, acredito é que haverá uma tendência para os postos pagos ao kWh estarem mais ocupados pois muitos carros carregam a 3.7 ou 6.9kW.

Resumindo, esperem preços muito parecidos ao actuais PCR!

Depois há outras questões sobre as quais não sei nada! :shock:

A rede Mobi.E está preparada, legal e tecnologicamente, para cobrar a ocupação do espaço após fim do carregamento :?:

Nos PCN que cobram ao minuto, se o carro finalizar a carga continua a cobrar :?:

Nos que cobram ao kWh após o fim da carga pode-se deixar lá o carro :?:

É que isto de andar sempre a chamar as autoridades para rebocar carros já aborrece :D
Alexandre Moleiro

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BrunoFonseca
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Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por BrunoFonseca » 23 mai 2020, 12:06

alexmol Escreveu:
23 mai 2020, 11:31
Para não termos expectativas erradas do que aí vem, recomendo que façam simulações (no Miio por exemplo).

Do que consegui apurar, no melhor dos casos, isto é quando o OPC é totalmente grátis, vamos pagar 0,21€/kWh, este é o valor mínimo.

Nos PCN que já são a cobrar parece haver uma tendência para o OPC cobrar ao minuto, e isso faz com que haja preços muito variáveis em função da potência do vosso onboard charger.
Vejamos alguns casos em função da potência AC que carro suporta:

CSC-00021 Cascais
OPC 0.01€/minuto + CEME
3.7kW -> 0.42€/kWh
6.9kW -> 0.33€/kWh
11kW -> 0.29€/kWh
16kW -> 0.27€/kWh
22kW -> 0.26€/kWh

LSB-00223 Parque Marquês Pombal
OPC 0.02€/minuto + CEME
3.7kW -> 0.62€/kWh
6.9kW -> 0.44€/kWh
11kW -> 0.36€/kWh
16kW -> 0.31€/kWh
22kW -> 0.29€/kWh

GMR-00015 McDonalds Guimarães
OPC 0.025€/minuto + CEME
3.7kW -> 0.72€/kWh
6.9kW -> 0.49€/kWh
11kW -> 0.39€/kWh
16kW -> 0.34€/kWh
22kW -> 0.31€/kWh

SNT-00015 McDonalds das Mercês
OPC 0.05€/minuto + CEME
3.7kW -> 1.20€/kWh
6.9kW -> 0.76€/kWh
11kW -> 0.65€/kWh
16kW -> 0.45€/kWh
22kW -> 0.39€/kWh
Este posto fica mais caro que muitos PCR, mesmo para quem tem 22kW! :doh:

Quanto aos PCN que cobram ao kWh os valores do OPC parecem variar entre 0.06 e 0.10€/kWh, aqui ficam esses dois casos:

OER-00006 Tagus Park
OPC 0.06€/kWh + CEME
3.7kW -> 0.30€/kWh
6.9kW -> 0.30€/kWh
11kW -> 0.30€/kWh
16kW -> 0.30€/kWh
22kW -> 0.30€/kWh

VFX-00009 Auchan
OPC 0.10€/kWh + CEME
3.7kW -> 0.35€/kWh
6.9kW -> 0.35€/kWh
11kW -> 0.35€/kWh
16kW -> 0.35€/kWh
22kW -> 0.35€/kWh

E depois alguns têm taxa de activação, que parece variar entre 0.10 e 0.25€.

A minha expectativa é que os preços não sejam muito diferentes destes, acredito é que haverá uma tendência para os postos pagos ao kWh estarem mais ocupados pois muitos carros carregam a 3.7 ou 6.9kW.

Resumindo, esperem preços muito parecidos ao actuais PCR!

Depois há outras questões sobre as quais não sei nada! :shock:

A rede Mobi.E está preparada, legal e tecnologicamente, para cobrar a ocupação do espaço após fim do carregamento :?:

Nos PCN que cobram ao minuto, se o carro finalizar a carga continua a cobrar :?:

Nos que cobram ao kWh após o fim da carga pode-se deixar lá o carro :?:

É que isto de andar sempre a chamar as autoridades para rebocar carros já aborrece :D
Obrigado pelo resumo.
Quanto às questões presumo que a Mobi.E não irá cobrar nada. O cartão da Mobi.E deixar de ter utilidade, pelo que terá sempre que ser utilizado o cartão do CEME. Se no fim do carregamento o VE continuar no posto, aí a responsabilidade passará a ser da policia pois poderá estar em incumprimento do código da estrada.

Suponho que os PCN que cobram ao minuto irão comportar-se da mesma maneira que já estão hoje, isto é, a cobrança para quando o carregamento termina.

Nos que cobram ao kWh se lá deixares o carro poderás estar em incumprimento do código da estrada.

Diria ainda que os OPC é que têm de se mexer e exigir das autoridades uma maior fiscalização. Acredito que neste ponto a própria Emel que se constituiu como OPC terá uma maior facilidade pois já tem fiscais na rua a controlar os parquímetros.

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Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por cfvp » 23 mai 2020, 13:35

Quando é que saberemos os preços? Só no dia 1 de Julho?
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Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por BrunoFonseca » 23 mai 2020, 14:38

Em termos de preços, os OPC nunca deveriam ultrapassar os seguintes (sem IVA):

Ou 0,082€/kWh, para os casos em que é facturado em kWh

Ou, de acordo com a potencia do postos, e para os casos em que é facturado ao tempo:
3,7 = 0,005€/min
7,4 = 0,010€/min
11 = 0,015€/min
22 = 0,03€/min

Em ambos os casos, facturação em tempo ou kWh, o valor total (com IVA) do kWh a pagar, já com o CEME incluído, ficaria entre os 0,273€ no Vazio (EVAZ) e os 0,307€ no Cheio (EDP)

beme83
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Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por beme83 » 23 mai 2020, 15:00

Agora com o inicio do pagamento é que vai ser lindo os valores por KWh nos PCN, como fizeram questão de demonstrar, se continuam com a mesma politica vamos ter muitos postos ao abandono. Como já dito anteriormente isto é um negócio para CEMEs e não OPC, muito menos para clientes finais. Agora vêm os problemas sérios. Se pagamos podemos exigir um serviço de qualidade e como é que vamos fazer isso? em 40 dias milagrosamente tudo começa a funcioanar? os postos arranjados os emails respondidos, os erros de cálculo de KWh gastos etc?
Como se começa a pagar se não existe uma app em condições? Quem tem mais de um cartão como escolhe o cartão que dê por ativar por default na aplicação? Acho um erro não existir sequer meio alternativo de pagamento? Se não existe sinalização correta em grande parte dos PCNs?

Que venha a concorrência rapidamente, em parque fechado privado etc que não tenha de pagar fees mais fees e mais fees.
Quando é que os OPCs fazem ver a estupidez desta forma de pagamento

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