Início do pagamento total da rede de carregamento

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6359
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por BrunoAlves » 04 jun 2020, 22:52

BrunoFonseca Escreveu:
04 jun 2020, 19:09
Tarifas de Cheio e Vazio para os OPC.
Epa não, por favor não...
Se eu viajar tiver um Zoe que usa 22kW e viajar à quinta perto do almoço porque sim, porque é o que quero fazer. Saio de casa e paro 2h para uma refeição bem refastelada, bebo 3 garrafas de tinto e a mulher é que vai conduzir a seguir enquanto eu durmo, ressono e me babo no banco do pendura.
Se fizer o mesmo circuito ao domingo, então já é mais barato porque há bi-horario o dia inteiro. Ou então se calhar não porque escolhi o semanal e não o diário? Então só devo viajar a certas horas porque sim? Já chega a disfunção dos próprios carros e carregadores.

Ou ao contrário, se tiver um Leaf que carrega mais devagar e decidir fazer um road trip durante a semana, tenho de pagar mais do que se o fizesse ao sábado ou domingo. Epa menos...

Já a diferenciação do consumo bi-horario é ridículo, como se fosse a mesma coisa carregar um carro como escolher a hora a que se lava a roupa. Então num PCR é de bradar.

Acho bem que se criem tarifários diferenciados para zonas habitacionais nos respectivos postos da zona. Mas isso são descontos específicos. Agora transpor isso para toda a gente? Por favor menos...
Empresas, malta que é obrigada a circular durante o dia útil, esses pagam mais?

Que tal mudar a estupidez que é o bi-horario para a ME, mudar a TAR para a ME e dizer que a Distribuição recebe apenas 2cts/kWh na ME? Em vez de cobrar ao utilizador, ao OPC (a sério que estão a propor 0,005€ para o OPC?), mantendo intocável o CEME e a Distribuição (não 5wiase poético isto) dizer que uma perspectiva de interesse maior tem de ser suportado pela Distribuição.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9889
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por mjr » 04 jun 2020, 23:44

Diz isso aos senhores da ERSE e caem-te logo em cima que a TAR deve refletir todos os custos do sistema e ser igual para todos os consumidores pagarem a sua parte justa. Incluir a potência no custo do kW.h já lhes deu um nó na cabeça, imagina agora diferenciar o custo consoante o tipo de utilização.

Depois vêm dizer-te que os lucros da distribuição em AT, MT e BT são regulados, que eles auditam as contas de todos, bla, bla, bla. Been there, done that. Não é por aí.

Isso é uma decisão política e só pode ser tomada como um subsídio à TAR para a ME. Algo que até já é feito, claro que devia ser superior. Afinal há uma forte componente ambiental no ISP, faz todo o sentido uma boa fatia ir para a ME. É como o imposto do tabaco ir para financiar hospitais.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6359
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por BrunoAlves » 05 jun 2020, 00:47

Daí que eu tenha dito antes que
BrunoAlves Escreveu:
04 jun 2020, 14:07
Para mim qualquer proposta que não se baseie na alteração da legislação para a extinção da MobiE e dos CEME está morta à partida.
A tua sugestão é que o OPC seja pago a 0,005€/kin durante algumas horas do dia (ou da noite), logo eventualmente cobrando 2,4€ brutos para um carro estar lá toda a noite (8h) a carregar, enquanto o CEME cobraria (incluindo a distribuição) num cenário de 22kW X 8h (sim eu sei que não há baterias para isso, é só estupidificar o exemplo) a 14cts/kWh = 24,64€.

O que eu concordo é exactamente isso
mjr Escreveu:
04 jun 2020, 23:44
Isso é uma decisão política
Erros do passado não podem hipotecar o futuro. Não tenho a mais pequena dúvida que "been there done that", mas sugerir que a solução é esmiuçar a ÚNICA entidade que investe (o OPC) para que
- o carregamento não seja um assalto
- o custo do carregamento seja minimamente equilibrado independentemente do veículo
- quem não tenha como carregar em casa possa usar exclusivamente postos públicos
Enquanto se mantém a idiotice da legislação, das proteções, da cadeia idiota de entidades, a aberração da MobiE, tudo a manter a sua parte da cobrança intocável, epa pois... Não sei que diga.

Enquanto não houver coragem para atacar o erro na raiz (alterar a legislação que vem de ha décadas) vamos continuar a sugerir que o OPC possa cobrar 0,005€/min. Enquanto toda a restante cadeia se mantém intocável.
Depois alguém parte uma tampa, paga o OPC a tampa, a deslocação do técnico, o carro, os kms, etc. Tentem fazer isso a 0,005€/min.

Lá fora há muito maus exemplos. E há muito bons exemplos. Em lado nenhum há esta aberração. Será justo admitir que somos o único país europeu onde não se consegue carregar sem um contrato?
E em vez de nos concentrarmos na origem do problema, andamos a ver qual a melhor forma de esmifrar quem contribui (e cada vez mais agora que acabam os concursos subsidiados) para que a rede cresça. Todos os outros só têm de existir, mas o OPC faxabôre de oferecer a sua parte se for possível. A sério?
mjr Escreveu:
04 jun 2020, 23:44
É como o imposto do tabaco ir para financiar hospitais.
Não, eu acho que é como o vendedor das máquinas de distribuição de tabaco ter de subsidiar hospitais enquanto a Philip Morris continua a receber incentivos fiscais.

Edit: obviamente que aquilo que eu defendo é muito menos prático de implementar do que manter o que está. Mas como eu acho que o que está é mau e foi implementado exactamente por conveniência com a legislação existente (e agora criou-se ainda mais legislação má), a única saída que vejo é olhar-se para isto de uma forma totalmente diferente da actual.
Última edição por BrunoAlves em 05 jun 2020, 08:45, editado 1 vez no total.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

FullElectric
Mensagens: 1169
Registado: 29 jan 2014, 19:39
Data de fabrico: 01 abr 2011
Capacidade bateria: 49,5 Ah

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por FullElectric » 05 jun 2020, 01:16

Pois, os senhores da ERSE... os cães de guarda dos lucros da distribuição. Enquanto se mantiverem estes proteccionismos não vamos a lado nenhum e continuaremos a pagar a energia duas vezes ao mesmo grupo empresarial

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2577
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por alexmol » 05 jun 2020, 07:25

Uma questão um pouco lateral:

Não é do interesse de Ceme's e OPC's que a rede tenha o máximo de utilização?

Então porque continuamos sem a possibilidade de pagamento na hora sem contratos e sem roaming?
A legislação não o permite?
É que se permite e eu fosse OPC ou CEME tudo faria para que fosse possível activar carregamentos por App ou Rfids de roaming.
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6359
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por BrunoAlves » 05 jun 2020, 08:49

Pagamento na hora, pelo que tenho lido e ouvido, é porque nenhum CEME o implementou (provavelmente só irá acontecer com app?). Como estamos a reinventar a roda não podemos usar sistemas e backoffices existentes em toda a Europa :?
Roaming não sei.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por rimsilva » 05 jun 2020, 10:03

LAbreu Escreveu:
04 jun 2020, 15:29
Apesar dos diveresos vicios do sistema OPC e CEME, acho que até faz sentido. Passo a explicar:
A electricidade que usamos para carregar pode vir de qualquer parte: Soltar, hidrica, nuclear, carvão... ETC. O facto de termos um CEME pode no futuro para um "ecologista extremo" pedir um contracto tipo "EDP renovaveis", ou um "só Made in Portugal" para um nacionalista ferranho.
Podemos ver o assunto de várias perspetivas para justificar (a meu ver o injustificável) esta situação, mas olhando de uma perspetiva empresarial, o OPC tem à partida a sua atividade condicionada, uma vez que não tem controlo sobre uma componente fundamental para a sua atividade - A Energia.

Nós como consumidores privados, temos a liberdade de procurar a melhor solução (mesmo em termos ecológicos), pessoalmente em alguns anos já vou no 3º fornecedor de energia, para as empresas então, isso pode representar uma boa fatia dos custos, por isso a ME não foge à regra.

Ainda recentemente vimos uma empresa da área da produção da energia renovável a apostar na ME (Helexia), seguramente que teria todo o interesse em ter como matéria-prima para os seus postos a energia que ela própria produz

Esta semana comentei uma publicação da Mobiletric no facecebook, sobre este assunto, onde também se iniciava como CEME. Acho claro que isto só acontece porque algo não está bem na ME em Portugal.

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por BrunoFonseca » 05 jun 2020, 10:13

Certo, das duas, uma...
Ou os OPC se transformam tambem em CEME, e reparem que os que estão a fazê-lo (KLC e Mobilectric), fazem-no com preços menos que a Galp, EDP, Prio ou Evaz, o que pode indicar que a margem do CEME também não é assim tão boa;
Ou os OPC começam a fazer investimentos à séria e a criar "estações de carregamento" com cancela e aí já podem "fugir" deste modelo.
Sinceramente, acho que a segunda opção é a mais viável (assumindo a impossibilidade de alterar o modelo existente)

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1300
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por frankesousa » 05 jun 2020, 10:29

Enquanto a TAR for este valor absurdo o Modelo OPC+CEME vai dar sempre um valor final por kWh muito elevado!

Eu que até era um "simpatizante" deste modelo por permitir o uso genérico de qualquer posto com um só cartão já cheguei à conclusão que afinal preferia ter 10 cartões e APPs (ou então um espectacular cartão visa contacless :lol: ) e ter apenas os OPC que compram ou produzem a energia que precisam.

Este modelo encrava tudo desde produção renovável no local até aos bons preços e vontade de investir!

Nada impedia que "a mobie" exista na mesma (assim mantemos o tacho :mrgreen: ) e os cartões sejam dela, seja ela a cobrar aos clientes e continuavas a ter um cartão a funcionar em todos os postos, que efectivamente é A ÚNICA vantagem do modelo português!

Depois escolhias tu, por preço, por potencia, por origem da enregia, por contrato ou seja lá mais o quê que os "OPC" inventavam para cativar clientes. (p.ex. electrões aditivados, produzidos do nuclear ou assim :lol: :lol: :lol: até brilhavam a sair da "mangueira")
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6359
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por BrunoAlves » 05 jun 2020, 10:51

frankesousa Escreveu:
05 jun 2020, 10:29
Enquanto a TAR for este valor absurdo o Modelo OPC+CEME vai dar sempre um valor final por kWh muito elevado!
Isso é uma coisa que eu já disse várias vezes aqui e não só.
A TAR como a conhecemos de casa e dos pagamentos da ME só existe na baixa tensão. Se forem ver os tarifários da MT, não existe TAR neste modelo e os valores são MUITO mais baixos, quer para a energia quer para os outros componentes que compõem o preço (a TAR existe, mas é calculada de forma muito diferente). A única componente efectivamente cara é a energia reactiva que, em princípio, um posto de carregamento nem deve ter.

Surgiu agora um "mini-hub" da Power Dot em Gaia, são 2 PCR. Aqueles postos têm (ou deviam) ser alimentados em MT.
Se o OPC fosse o único interveniente naquela localização como devia ser, é certo que a energia não ia custar 18cts/kWh. Melhor para o operador, melhor para o utilizador.

Edit: se nesse hub ou nos estacionamentos à volta instalassem PCN, podiam esses ser alimentados do mesmo ramal em MT, logo com custos muito inferiores.
Num cenário em que isto aconteça no modelo actual, o custo da entrega da energia é inferior, mas estamos a pagar TAR e energia ao preço da BT. O operador tem os custos e o CEME tem os proveitos.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Responder

Voltar para “Carregamento”