Actualização de postos de carregamento em Portugal

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2572
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Actualização de postos de carregamento em Portugal

Mensagem por alexmol » 08 mar 2021, 00:27

PCR's que ficaram fora de serviço:
ABF-00010 Vale Paraiso, Albufeira
SEI-00003 Lidl Seia -> Estava erradamente dado como ao serviço

Isto explica como entraram 12 PCR ao serviço mas o total só aumentou 10.

Quanto aos PCN fiz uma limpeza, por exemplo ainda tinha na base de dados como "avariado" o PCN em Viseu que levou com um carro em cima, já foi removido definitivamente.

Posso explicitar nas actualizações quais os postos que ficaram fora de serviço ou foram removidos, mas acho que fica muito massudo.
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
zeuz
Mensagens: 1056
Registado: 10 mar 2014, 02:40

Re: Actualização de postos de carregamento em Portugal

Mensagem por zeuz » 08 mar 2021, 02:44

alexmol Escreveu:
08 mar 2021, 00:01
Eu deixei a nota de que alguns postos foram removidos da base de dados por terem sido desmontados definitivamente, PCN do que me lembro.
Certo, eu reparei nessa nota e associei aos postos que não estavam operacionais, ou seja, não considerei essa informação para os postos em funcionamento.
alexmol Escreveu:
08 mar 2021, 00:01
Se há no total -7 postos em funcionamento mas +10 PCR significa que pelo menos 17 postos ficaram fora de serviço ou foram removidos.
Portanto confirmasse que foram mais os postos que ficaram inoperacionais, do que operacionais.
Será que conseguimos saber as causas para os postos ficarem inoperacionais? Cada OPC deve ter essa informação, mas será que a conseguimos agregar? :think:
alexmol Escreveu:
08 mar 2021, 00:27
PCR's que ficaram fora de serviço:
ABF-00010 Vale Paraiso, Albufeira
SEI-00003 Lidl Seia -> Estava erradamente dado como ao serviço

Isto explica como entraram 12 PCR ao serviço mas o total só aumentou 10.
Obrigado!
alexmol Escreveu:
08 mar 2021, 00:27
Posso explicitar nas actualizações quais os postos que ficaram fora de serviço ou foram removidos, mas acho que fica muito massudo.
Da minha parte, não é necessário.


Só ficou por esclarecer, pelo menos para mim, porque ficaram 4 postos fora de serviço mas no total de postos públicos em funcionamento a contagem é menos 7.
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (catalã) (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC (10/2017 - 04/2022)

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2572
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Actualização de postos de carregamento em Portugal

Mensagem por alexmol » 08 mar 2021, 10:53

Os postos que removi por terem sido desmontados definitivamente não estão contabilizados nos fora de serviço, foram para a categoria removidos.
Daí o número de fora de serviço não ter dininuido muito.

Os fora de serviço em principio só necessitam reparação.
Os removidos já não voltam à vida sem obras de construção. Na prática deixam de entrar nas contas e diminuem a contagem total.
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Actualização de postos de carregamento em Portugal

Mensagem por rimsilva » 08 mar 2021, 11:15

Essa questão da diminuição dos postos é algo natural e que já deveria ter sido feito há muito tempo, só lá estavam para a mobi.e e o Estado apresentarem uns numeros mais "bonitos".

Há muito tempo que postos como os de Belém em Lisboa, não deveriam constar da rede de carregamento.

Foi um dos aspectos que muito critiquei (foi referido na reportagem da RTP e comunicado à mobi.e), quanto em 2017 se iniciou a recuperação da rede publica, nessa altura muitos postos, deveriam ter logo desaparecido e terem sido substituidos em vez de reparados.

Se a mobi.e desempenhar bem as suas funções e aplicar a lei, o "desaparecimento" da rede de postos de carregamento, será algo comum no futuro, felizmente os novos vão cobrir esses que deverão desaparecer (esperemos :lol: )

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2572
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Actualização de postos de carregamento em Portugal

Mensagem por alexmol » 08 mar 2021, 12:05

Atenção que os meus números não são os mesmos da Mobi.E.

Se fizessem bem o trabalho deles de gerir a rede podiamos simplesmente usar os números deles, mas há muitos erros e imprecisões.

Dito isto na minha lista de postos fora de serviço ainda estão muitos que eu acho que nunca vão ser reparados, mas que fisicamente ainda estão no local e podem ser reparados.

Posso colocar aqui uma lista se quiserem para debatermos alguns casos.
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
zeuz
Mensagens: 1056
Registado: 10 mar 2014, 02:40

Re: Actualização de postos de carregamento em Portugal

Mensagem por zeuz » 08 mar 2021, 12:13

alexmol Escreveu:
08 mar 2021, 10:53
Os postos que removi por terem sido desmontados definitivamente não estão contabilizados nos fora de serviço, foram para a categoria removidos.
Daí o número de fora de serviço não ter dininuido muito.

Os fora de serviço em principio só necessitam reparação.
Os removidos já não voltam à vida sem obras de construção. Na prática deixam de entrar nas contas e diminuem a contagem total.
Obrigado pela paciência em explicar! :clap:
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (catalã) (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC (10/2017 - 04/2022)

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Actualização de postos de carregamento em Portugal

Mensagem por rimsilva » 08 mar 2021, 17:28

alexmol Escreveu:
08 mar 2021, 12:05
Atenção que os meus números não são os mesmos da Mobi.E.

Se fizessem bem o trabalho deles de gerir a rede podiamos simplesmente usar os números deles, mas há muitos erros e imprecisões.

Dito isto na minha lista de postos fora de serviço ainda estão muitos que eu acho que nunca vão ser reparados, mas que fisicamente ainda estão no local e podem ser reparados.

Posso colocar aqui uma lista se quiserem para debatermos alguns casos.
Esses que referes como fora de serviço ou removidos, são postos que estão fisicamente no local e ainda constam da rede mobi.e?

O importante é percebermos os pressupostos, porque caso contrário podemos começar a comparar dados que não são comparáveis.

Daquilo que interpreto da lei, no futuro pode perfeitamente um determinado posto/operador ser removido da rede mobi.e. (podendo também essa situação ser revertida, presumo eu).

Podemos ver algum exemplo dessa listagem se quiseres, mas julgo que percebi o que estás a fazer, basicamente não estás a contar com um posto que não funciona (e provavelmente não voltará a funcionar) porque está desligado há muito tempo ou está danificado.

Temos assim, uma imagem mais real da rede.

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2572
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Actualização de postos de carregamento em Portugal

Mensagem por alexmol » 08 mar 2021, 22:12

Mais uma vez reforço a ideia que os meus números não são os mesmos que os da Mobi.E, até porque incluo outras redes públicas e privadas, como o Continente, a Tesla e alguns operadores privados por exemplo.

Por esse motivo os números que apresento, que tento que reflitam o melhor possível a realidade sentida no terreno, apenas podem ser comparados com eles próprios ao longo do tempo.

Os meus critérios são os seguintes:
-Posto em serviço: posto operacional na maior parte do tempo
-Posto em construção: já existe no local alguma obra visível, nem que seja apenas um tubo a sair do chão
-Posto planeado: está previsto um posto no local mas no terreno não é visível qualquer obra
-Posto fora de serviço: posto instalado no local mas onde não é possível carregar há mais de 30 dias (+ou-)
-Posto removido: o posto já não existe no local, foi desmontado ou demolido

Nas actualizações não refiro o número de postos removidos porque é quase impossível saber esses números com exactidão. Era preciso ter um histórico longo para ter números fiáveis e eu sou apenas um amador curioso.
rimsilva Escreveu:
08 mar 2021, 17:28
Daquilo que interpreto da lei, no futuro pode perfeitamente um determinado posto/operador ser removido da rede mobi.e. (podendo também essa situação ser revertida, presumo eu).
Pode e acontece muitas vezes.
O API da Mobi.E devolve o estado "End_of_life" para postos removidos.
Vejam por exemplo este: https://www.mobie.pt/public/asset/CBR-00021
É um exemplo claro de um posto que foi removido.

Mais à frente vou dar alguns exemplos para debatermos.
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2572
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Actualização de postos de carregamento em Portugal

Mensagem por alexmol » 08 mar 2021, 23:19

Passei alguns postos para a lista de removidos porque todas as indicações que tenho me levam a crer que o posto foi removido, no entanto em muitos casos não tenho certezas pois só visitando o local é possível esclarecer dúvidas.

Deixo aqui alguns exemplos de postos que passei relutantemente a "removidos" para debatermos se devem voltar ao estatuto de "fora de serviço"

ALM-00035 - PCN no Almada Fórum
Não aparece no mapa da Mobi.E, nem na Miio, mas no API Mobi.E não está "End_of_life", desde Novembro de 2018 que não tem comentários no Electromaps
Imagem

AMD-00001 - PCN no Dolce Vita Tejo / UBBO
Aparece no mapa da Mobi.E como estando fora de serviço, não aparece na Miio, não aparece no electromaps

SNT-00013 - PCN Estrada Octávio Pato
Não aparece no mapa da Mobi.E, nem na Miio, mas no API Mobi.E não está "End_of_life", o último comentário no Electromaps diz "vandalizado"
Imagem
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
zeuz
Mensagens: 1056
Registado: 10 mar 2014, 02:40

Re: Actualização de postos de carregamento em Portugal

Mensagem por zeuz » 09 mar 2021, 13:26

alexmol Escreveu:
08 mar 2021, 23:19
ALM-00035 - PCN no Almada Fórum
Não aparece no mapa da Mobi.E, nem na Miio, mas no API Mobi.E não está "End_of_life", desde Novembro de 2018 que não tem comentários no Electromaps
Imagem
Esse deve ter sido substituído pelos ALM-00036/37

Imagem
alexmol Escreveu:
08 mar 2021, 23:19
AMD-00001 - PCN no Dolce Vita Tejo / UBBO
Aparece no mapa da Mobi.E como estando fora de serviço, não aparece na Miio, não aparece no electromaps
Esse deve ter sido substituído pelos AMD-00027/33/34

Imagem
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (catalã) (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC (10/2017 - 04/2022)

Responder

Voltar para “Carregamento”