Carregadores rede Tesla

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
rjspedition
Registado: 11 jul 2021, 10:34
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Carregadores rede Tesla

Mensagem por rjspedition » 15 set 2025, 22:12

É de esperar que as aberturas mais recentes, por se tratarem de localizações V2 (com cabos curtos e pensados para Tesla), os VE com a porta de carregamento "do lado errado" vão ocupar 2 lugares para carregar. É como é.
Ontem a carregar em Montemor no final do dia estava todo contente porque ainda ia apanhar 1 dos 2 postos disponíveis.

Na realidade estavam os 2 ocupados, um Audi de frente a tentar iniciar carregamento (depois conseguiu) que sem o cabo ligado não dava o posto como em utilização, e a inviabilizar o uso do posto adjacente.

Que venham depressa mais SUCs para aliviar estes casos. :)
o infotainment e app Tesla passa a listar e permitir ativar *TODOS* os postos não Tesla do país. A "chave" do carro (para quem tem e usa o cartão RFID) pode ser usada para iniciar/terminar carregamento.
Isto é muito boa notícia!

BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah

Mensagem por BrunoAlves » 24 set 2025, 10:51

rjspedition Escreveu:
08 ago 2025, 10:04
Já li pelo Facebook comentários a acusar de dumping e de concorrência desleal devido aos preços muito mais baixos.
Ora só porque hoje mesmo tive de responder a outra "personagem conhecida" da nossa praça sobre isto (giro foi pedir-me a mim para provar que a Tesla não faz dumping - ele faz a acusação, mas eu é que tenho de provar que ela é falsa).
Já há uns anos tinha colocado aqui faturas da empresa onde trabalho. Hoje tive de fazer o mesmo exercício, partilho aqui:
A empresa onde trabalho tem um PT de 250kVA e no mês de julho consumiu 10.050kWh. dá 335kWh por dia, o que qualquer SuC debita em quê, 2min num dia de aperto?
O CSE é EDP e o preço da energia é de 0,10884€/kWh.
A TAR EM PONTA é de 0,0213€/kWh. Vamos usar este como pior caso.

Portanto a esta PME que consome por dia o que um SuC consome em <5min, o kWh custa, EM PONTA, 0,16€/kWh já com IVA.
As outras parcelas levam o preço final da fatura para os 0,2€/kWh.

Ora assumindo o absurdo que a Tesla não compre energia mais barata que esta PME, a Tesla está neste momento com 0,3€/kWh durante 15h do dia (0,42€/kWh para não Tesla), onde se pode assumir que se fornece muito mais energia do que nas restantes 9h em que temos 0,24€/kWh para não Tesla e 0,17€/kWh para Tesla.

Portanto eu tiro daqui algumas conclusões, muito reforçadas pelo fator óbvio que a Tesla compra a energia mais barata que a minha PME:
- durante o dia a Tesla tem pelo menos 50% de margem na energia. Para não Tesla, mais de 100%.
- durante a noite os carregamentos ajudam a diluir o preço médio e as componentes de potência. Quanto mais utilização, mais diluição.
- um SuC tipo Alcácer (já nem vou para os V4 e abertos a não Tesla) rende facilmente muitas, muitas centenas de euros por dia.
- acusar a Tesla de dumping é só absurdo.
- qualquer CEME que venda energia a 20cts/kWh + taxas e tarifas está só a engordar que nem um porco obeso.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

mjr
Administrador do site
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras

Mensagem por mjr » 25 set 2025, 11:15

Dumping no preço da energia não faz certamente, mas considerando os custos de instalação, manutenção, potência contratada/ponta, e do posto em si, que deve ser amortizado num prazo de tempo razoável, faz com que a margem GAAP seja muito reduzida, possivelmente negativa em alguns casos (em Portugal com o uso 24/7 dos postos se calhar será positiva). Para Teslas faz todo o sentido, já pagamos no carro parte do uso da rede SuC, para outros VEs esse preço só está acessível com subscrição.

O futuro dos preços baixos serão as subscrições. E o Continente (com outros interesses, legítimos, entenda-se).
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV

Mensagem por BrunoAlves » 25 set 2025, 11:40

mjr Escreveu:
25 set 2025, 11:15
(...) considerando os custos de instalação, manutenção, potência contratada/ponta, e do posto em si, que deve ser amortizado num prazo de tempo razoável
Isto é verdade para qualquer posto. Arriscava a dizer que a vasta maioria dos postos ultra rápidos de qualquer rede (em Portugal e fora) estão muito pior que a Tesla nessas contas.

Em Portugal o preço para não Tesla, sem subscrição, é ainda assim regra geral mais baixo do que qualquer alternativa também sem subscrição ou outras condicionantes em postos de potência equivalente. Mesmo fora de Portugal.
Não concordo nada com essa "fatalidade" das subscrições, mas também não as vejo como um mal gigante se forem nos "termos da Tesla" (e os que não tiverem esses termos, a procura acabará por ajustar o mercado) onde tens um preço muito bom com subscrição e um preço ainda bom sem subscrição. Pior faz a Ionity que ou tens subscrição ou és assaltado.

Mas em relação ao que eu pretendia transmitir a essa pessoa, a conclusão mantém-se: uma pequena PME compra energia a cerca de 11cts/kWh. É absurdo acusar a Tesla de dumping.
Tens CEME a vender energia a >20cts/kWh + tarifas e impostos, muitos deles com zero investimento na rede. Há algum termo para "o contrário de dumping"? :mrgreen:

mjr
Administrador do site

Mensagem por mjr » 25 set 2025, 12:09

Eu fui muito claro que na energia não existe claramente dumping.

O facto de ter poucas localizações e com uma taxa de utilização elevada beneficia a Tesla, baixando a proporção dos custos fixos como o equipamento e a potência. E ainda é preciso somar ao custo aquilo que a Tesla alegadamente recebe dos proprietários por cada carregamento devido ao aumento de afluência aos restaurantes e afins do local, o que lhe permite ter custos mais baixos para os utilizadores (win win)

Mas é muito clara a pressão na concorrência o que a curto médio prazo beneficia os utilizadores, e sim, mesmo sem subscrição a Tesla tem atualmente um preço competitivo (não é baixo, é competitivo). Não estou tão certo que assim será daqui a um ano. Veremos.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV

Mensagem por BrunoAlves » 25 set 2025, 12:42

mjr Escreveu:
25 set 2025, 12:09
(...)mesmo sem subscrição a Tesla tem atualmente um preço competitivo (não é baixo, é competitivo). Não estou tão certo que assim será daqui a um ano. Veremos.
Não é preciso ir muito atrás para encontrar preços menos simpáticos na Tesla do que agora. Quando a energia andava em píncaros, os SuC eram mais caros.
O mesmo noutros países. França tem carregamentos em SuC ao nível do preço de Portugal, Itália e Holanda (países onde estive) por exemplo é bastante mais caro que cá. A eletricidade lá também é mais cara do que cá.
E não, o preço não é competitivo. É mesmo baixo. 42cts/kWh (se formos ao preço à noite então nem há comparação) em qualquer carro até 250kW é muito baixo. Tens pouquíssimas (se algumas) alternativas mais em conta.
mjr Escreveu:
O facto de ter poucas localizações e com uma taxa de utilização elevada beneficia a Tesla, baixando a proporção dos custos fixos como o equipamento e a potência
Certo, mas isso no caso particular de Portugal. Vais a França e os SuC até se estorvam, e o preço é igual ao de cá. E como disse, os outros operadores nessa métrica (diluição de custos) estão muito pior que a Tesla.
Por isso é que eu acho que acusar a Tesla de dumping é absurdo. Nem de energia, nem de preços finais de carregamento.
mjr Escreveu:
E ainda é preciso somar ao custo aquilo que a Tesla alegadamente recebe dos proprietários por cada carregamento devido ao aumento de afluência aos restaurantes e afins do local, o que lhe permite ter custos mais baixos para os utilizadores (win win)
Isso é real? Tinha ideia que era um bocado mito urbano. Se alguma vez foi, atualmente (olhando lá para fora e para a quantidade absurda de localizações) não me faz qualquer sentido.

mjr
Administrador do site

Mensagem por mjr » 25 set 2025, 14:36

Se tivesse a certeza não teria escrito "alegadamente". Os contratos com esse tipo de cláusulas, a existir, estão protegidos por NDA. Mas que algumas localizações beneficiaram muito com os SuC, não há dúvida. Há outros que não beneficiaram e algumas até parece que não querem os SuC (Montemor). São negociações caso a caso e não há muito mais do que o diz que disse, como seria de esperar com o NDA. Eu diria que há casos onde a Tesla recebe pelo uso, outros onde paga pelo espaço privado e outros tipo comodato. Tudo práticas normais nos negócios.

Sobre os preços, não costumo utilizar França como referência pois tem a maior parte do tempo um custo da eletricidade na produção muito inferior ao nosso. Gosto de comparar com Espanha, onde o custo da produção é muito semelhante (a maior parte do tempo igual) e lá os SuCs são bem mais caros (a olho uns 0,3€/kW.h fora de vazio em Portugal contra uns 0,4€/kW.h em Espanha. 33%). Certamente porque cá estão sempre cheios. Daqui a um ano, quando tivermos uma rede mais expandida da Tesla, veremos.

BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV

Mensagem por BrunoAlves » 25 set 2025, 15:02

mjr Escreveu:
25 set 2025, 14:36
Daqui a um ano, quando tivermos uma rede mais expandida da Tesla, veremos.
Desse ponto de vista concordo que os preços possam subir. A Tesla não tem custos de investimento na rede nacional há muitos anos, é só tirar rendimento :mrgreen:
Expandindo as instalações como tem feito (e se vierem localizações novas) isso tem de ser pago. Sem dúvida.
França pode ter energia mais barata, mas pelo contrário o crescimento da infraestrutura é astronómico. E isso também tem de ser pago.

Ainda assim os custos atuais são o que são. Sobre o tema inicial (a Tesla fazer dumping) a conclusão não se altera: é uma acusação absurda.

mjr
Administrador do site

Mensagem por mjr » 25 set 2025, 19:47

Do que já ouvi, em França tem havido imensos apoios públicos e da UE para a instalação de postos (todos nos recordamos dos apoios gigantes que os carros novos tinham lá). E já ouvi também dizer que muitos postos estão em risco de fechar por terem pouco uso e gastos com a potência elevados. Vale o que vale.

Nonnus
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Mensagem por Nonnus » 26 set 2025, 00:22

BrunoAlves Escreveu:
25 set 2025, 11:40
Há algum termo para "o contrário de dumping"? :mrgreen:
upmping :mrgreen: :mrgreen:
mjr Escreveu:
25 set 2025, 14:36
Se tivesse a certeza não teria escrito "alegadamente". Os contratos com esse tipo de cláusulas, a existir, estão protegidos por NDA. Mas que algumas localizações beneficiaram muito com os SuC, não há dúvida. Há outros que não beneficiaram e algumas até parece que não querem os SuC (Montemor). São negociações caso a caso e não há muito mais do que o diz que disse, como seria de esperar com o NDA. Eu diria que há casos onde a Tesla recebe pelo uso, outros onde paga pelo espaço privado e outros tipo comodato. Tudo práticas normais nos negócios.
Sempre pensei que fosse ao contrário. A Tesla pagar ao proprietário do terreno róialtis por cada carregamento.

Quanto ao caso de Montemor que é criticado por muito Tesla owners, eu se tivesse um Hotel de luxo para os meus clientes e tivesse indivíduos que entrando no espaço do hotel apenas tem direito a usar esse mesmo espaço para carregar o carro, mas em vez disso vão a sala de pequenos almoços e tomam o pequeno almoço como se tivessem direito, ou vão de toalhinha na mão usufruir da piscina, ou quando usam a casa de banho deixam as coisas num estado lastimável, também pensava duas vezes se afinal foi bom negocio. E sim, são vários relatos deste tipo de outros Tesla owners que assistiram a este tipo de comportamento. Ainda há dias alguém publicou uma foto de alguém que enquanto carregava o carro lembrou-se se comer pistachios. Onde é que ficaram as cascas? No chão, quando havia um caixote do lixo a 5 metros.
mjr Escreveu:
25 set 2025, 11:15
Dumping no preço da energia não faz certamente, mas considerando os custos de instalação, manutenção, potência contratada/ponta, e do posto em si, que deve ser amortizado num prazo de tempo razoável, faz com que a margem GAAP seja muito reduzida, possivelmente negativa em alguns casos (em Portugal com o uso 24/7 dos postos se calhar será positiva). Para Teslas faz todo o sentido, já pagamos no carro parte do uso da rede SuC, para outros VEs esse preço só está acessível com subscrição.
Há dias estava a pensar nisso. Como sabemos, obras + stalls não fica barato. Também sabemos que a Tesla tem muito dinheiro, mas o foco é sempre o lucro.

Não sei até que ponto neste momento os carregamentos já pagam todo o investimento desde o dia 0 da Tesla em Portugal. Muito também por culpa daquilo que nós sabemos. O investimento no SuC de Matosinhos que nunca fez um único carregamento e agora provavelmente irá levar com os V4 é um exemplo.

Dificilmente os V2 instalados em Portugal já estão pagos, os V3 nunca chegaram e, agora é os V4...
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024

Responder

Voltar para “Carregamento”