Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
RNM
Mensagens: 948
Registado: 18 mai 2015, 09:40
Data de fabrico: 23 mai 2014
Capacidade bateria: 55 Ah

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por RNM » 26 mar 2019, 16:07

Erbium Escreveu:
26 mar 2019, 16:03
mjr Escreveu:
26 mar 2019, 15:58
Obviamente que sendo necessários OPCs para manter a infra-estrutura de carga em funcionamento a respetiva sustentabilidade
A questão acho que é essa, são precisos tantas "entidades"? CEME, OPC, etc...
Menos gente a sorver dos mesmos clientes deveria ser a preocupação da UVE, NÃO se os OPC têm lucro...

RNM
Mensagens: 948
Registado: 18 mai 2015, 09:40
Data de fabrico: 23 mai 2014
Capacidade bateria: 55 Ah

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por RNM » 26 mar 2019, 16:13

Erbium Escreveu:
26 mar 2019, 15:55
Desconfio que se isso fosse verdade não andavam a instalar novos PCR's... mas se calhar é melhor aumentar os preços dos PCR's, está tão barato!
+1

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por mjr » 26 mar 2019, 16:16

RNM Escreveu:
26 mar 2019, 16:05
mjr Escreveu:
26 mar 2019, 15:58
Obviamente que sendo necessários OPCs para manter a infra-estrutura de carga em funcionamento a respetiva sustentabilidade deve ser preocupação de TODOS aqueles que têm interesse na mobilidade elétrica. Olhar para o lado e dizer que não é comigo não resolve nada e não pode nunca, a meu ver, ser a atuação de uma associação do setor como é o caso da UVE.
A preocupação deve ser com os postos, não com o lucro. As empresas fazem as suas apostas. Se perdem ou ganham é com elas. Se perderem aparecem outras, visto que os carros na estrada não desaparecem.
De resto, plenamente de acordo.
Mais ou menos lucro apenas interessa diretamente aos operadores, mas a sustentabilidade financeira, ou seja se a atividade pode cobrir, no mínimo, se bem gerida, todos os custos deverá ser, como disse, preocupação de todos.

E neste caso em particular essa nem é a questão principal, pois cobrar pelo tempo a meu ver garante os interesses da grande maioria dos interessados. Os OPC porque não ficam com um recurso bloqueado horas a fio com um rendimento muito baixo, e os utilizadores EM GERAL porque garante uma maior rotatividade do posto. Isto parece-me tão simples e óbvio que não consigo perceber porque é que estamos aqui a discutir isto.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

RNM
Mensagens: 948
Registado: 18 mai 2015, 09:40
Data de fabrico: 23 mai 2014
Capacidade bateria: 55 Ah

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por RNM » 26 mar 2019, 16:19

Estamos a discutir isto pq alguém falou em lucro, só por isso.

Sustentabilidade é um jogo do longo prazo, não devemos dar ouvidos a OPCs que "choram" lucro ao mesmo tempo que continuam a investir.

RNM
Mensagens: 948
Registado: 18 mai 2015, 09:40
Data de fabrico: 23 mai 2014
Capacidade bateria: 55 Ah

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por RNM » 26 mar 2019, 16:24

mjr Escreveu:
26 mar 2019, 16:16
E neste caso em particular essa nem é a questão principal, pois cobrar pelo tempo a meu ver garante os interesses da grande maioria dos interessados. Os OPC porque não ficam com um recurso bloqueado horas a fio com um rendimento muito baixo, e os utilizadores EM GERAL porque garante uma maior rotatividade do posto. Isto parece-me tão simples e óbvio que não consigo perceber porque é que estamos aqui a discutir isto.
Apoiado.
Infelizmente, temos que falar do "simples e óbvio", nem sempre é tão evidente para os outros. Ou é de dificil implementação por questões jurídicas ou bur(r)ocráticas

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3457
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por Nonnus » 26 mar 2019, 16:30

Erbium Escreveu:
26 mar 2019, 15:55
Nonnus Escreveu:
26 mar 2019, 14:55
foi nos dito que um PCR para não dar prejuízo tem de ter pelo menos 7 carregamentos por dia
Desconfio que se isso fosse verdade não andavam a instalar novos PCR's... mas se calhar é melhor aumentar os preços dos PCR's, está tão barato!
Onde é que esta escrito que é barato!? Da mesma maneira que não é barato comprar, instalar e manter um PCR.

Quando vais a loja e compras um extensão de 30mt 3 condutores 2.5mm e te pedem 60€ achas caro, então imagina lá quanto é que custa uns cabos para um PCR, ou uma pistola chademo?

Eu sinceramente tenho dificuldade é perceber certas opiniões.

Vocês iam trabalhar todos os dias durante anos se chegassem ao fim do mês e apenas recebessem 100€? Já alguém dizia trabalhar para aquecer, vale mais morrer de frio.

Qualquer coisa para ter continuidade tem de dar lucro, ninguém anda nisto para enterrar tempo e dinheiro e não ter retorno. Podemos discordar dos preços, achar que é caro ou barato, mas vamos ter que pagar sempre pelos serviços e/ou produtos, porque do outro lado esta alguém que tem de ganhar dinheiro para manter, expandir, ou melhorar esse produto/serviço.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por mjr » 26 mar 2019, 16:34

Nonnus, acho que aqui o problema é a palavra "lucro". Se em vez de dizeres "dar lucro" disseres "não dar prejuízo" já não fere suscetibilidades...
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

RNM
Mensagens: 948
Registado: 18 mai 2015, 09:40
Data de fabrico: 23 mai 2014
Capacidade bateria: 55 Ah

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por RNM » 26 mar 2019, 16:42

RNM Escreveu:
26 mar 2019, 16:07
Erbium Escreveu:
26 mar 2019, 16:03
mjr Escreveu:
26 mar 2019, 15:58
Obviamente que sendo necessários OPCs para manter a infra-estrutura de carga em funcionamento a respetiva sustentabilidade
A questão acho que é essa, são precisos tantas "entidades"? CEME, OPC, etc...
Menos gente a sorver dos mesmos clientes deveria ser a preocupação da UVE, NÃO se os OPC têm lucro...
E a Tesla tem postos a 120kW a 0.29 cêntimos o kWh, pq será...?

RNM
Mensagens: 948
Registado: 18 mai 2015, 09:40
Data de fabrico: 23 mai 2014
Capacidade bateria: 55 Ah

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por RNM » 26 mar 2019, 16:44

mjr Escreveu:
26 mar 2019, 16:34
Nonnus, acho que aqui o problema é a palavra "lucro". Se em vez de dizeres "dar lucro" disseres "não dar prejuízo" já não fere suscetibilidades...
E que tal não falar, de todo, das contas de empresa dos OPCs, CEMEs, etc?
Só assim é garantida a isenção que referi acima.

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por Erbium » 26 mar 2019, 16:51

Nonnus Escreveu:
26 mar 2019, 16:30
Onde é que esta escrito que é barato!? Da mesma maneira que não é barato comprar, instalar e manter um PCR.
Está no meu post, disse eu! É que parece mesmo que é barato... daqui a nada o que se paga por kWh começa a ficar mais caro €/100 que um carro a diesel! É assim que a ME avança? É assim que se "convence" as pessoas a mudar?
Nonnus Escreveu:
26 mar 2019, 16:30
Quando vais a loja e compras um extensão de 30mt 3 condutores 2.5mm e te pedem 60€ achas caro, então imagina lá quanto é que custa uns cabos para um PCR, ou uma pistola chademo?
Agora imagina que isso é oferecido... :idea:
Nonnus Escreveu:
26 mar 2019, 16:30
Qualquer coisa para ter continuidade tem de dar lucro, ninguém anda nisto para enterrar tempo e dinheiro e não ter retorno. Podemos discordar dos preços, achar que é caro ou barato, mas vamos ter que pagar sempre pelos serviços e/ou produtos, porque do outro lado esta alguém que tem de ganhar dinheiro para manter, expandir, ou melhorar esse produto/serviço.
Claro que têm de ganhar, mas não têm de ganhar tudo num dia nem tenho de me acomodar a pagar caro para encher os bolsos a uma carrada de gente!

Responder

Voltar para “Carregamento”