Postos de carga rápida

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por pemifer » 21 jul 2016, 15:38

Pois... uma das viagens que quero experimentar é Lisboa - Porto - Lisboa, tem de se acrescentar 1 hora para cada lado devido aos 2 carregamentos rápidos para cada lado, mas se houver outros VE a carregar essa hora pode-se tornar em 2 ou mais... :(

BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah

Mensagem por BrunoAlves » 21 jul 2016, 16:39

Yup, e outra no Porto antes de vir para baixo novamente. Convinha é que não fizesses tudo de seguida senão tanta CR seguida até frita os circuitos :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Mas sim, se o numero de VE continuar a subir (como é desejável) vamos começar a ter engarrafamentos nos postos de carga. Quando (se) o modelo de exploração for interessante para as concessionárias (nessa altura vai deixar de ser interessante para nós :mrgreen: ) e os postos tiverem uma ocupação mais ou menos constante, com certeza que vão aparecer mais postos. Por enquanto os postos (pelo menos os de Pombal e Aveiras que vejo com bastante frequência) estão praticamente sempre desocupados e por isso, mesmo que fosse a pagar, dificilmente justificam novos investimentos ;)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Volt
Proprietário Leaf
Registado: 17 ago 2011, 14:09
Data de fabrico: 30 nov 2012

Mensagem por Volt » 21 jul 2016, 16:42

Um Leaf 2013 a fazer Lisboa-Porto-Lisboa só com duas cargas rápidas? Só se for a velocidades reduzidas...
333.333 KM sem gases...
Emissões b0la; Trago luz comigo; Na rota das tomadas; Afinfa-lhe fases e neutro; Arranjei uma fêmea que não dá à luz, consome-a; A vida são dois dias e sem luz fica escuro; Maomé não vai ao combustível, o combustível é que vai ao Maomé.

pemifer
Proprietário Kia Niro EV

Mensagem por pemifer » 21 jul 2016, 16:53

Vocês não deixam escapar nada...
O plano é sair carregado de Lisboa, 2 cargas rápidas no caminho, carga lenta no Porto e depois novamente 2 cargas rápidas a caminho de Lisboa, já parece realista assim?

Volt
Proprietário Leaf
Registado: 17 ago 2011, 14:09
Data de fabrico: 30 nov 2012

Mensagem por Volt » 21 jul 2016, 16:58

Ainda assim, assumindo que a última carga rápida em direcção ao Porto será em Pombal, acho que vão ser 140 KM para fazer a velocidades controladas. :-).
333.333 KM sem gases...
Emissões b0la; Trago luz comigo; Na rota das tomadas; Afinfa-lhe fases e neutro; Arranjei uma fêmea que não dá à luz, consome-a; A vida são dois dias e sem luz fica escuro; Maomé não vai ao combustível, o combustível é que vai ao Maomé.

BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV

Mensagem por BrunoAlves » 21 jul 2016, 17:20

Depende onde é no Porto... O Google Maps diz que são 167kms até ao Norteshopping (a Caetano Power é lá ao lado), não me parece que se faça isso num Leaf de 24kWh, por muito boa que esteja a bateria. Só feito de madrugada com CC a 50km/h :shock:

O percurso mais facilitado será Lisboa --> Leiria --> Coimbra -- Porto. Isso sim, faz-se sem grande stress mas tem de se contar com a disponibilidade dos concessionários.

Anadia também pode ajudar às contas, mas é carga lenta (ainda que a 32A se o carro aproveitar). Daí até ao Porto é um deserto...

pemifer
Proprietário Kia Niro EV

Mensagem por pemifer » 21 jul 2016, 21:14

Pelo que vi são 143 kms até ao PCL da Lapa.
Mas vi no electromaps que há um PCR em Estarreja... alguém sabe alguma coisa acerca disto?

BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV

Mensagem por BrunoAlves » 21 jul 2016, 22:35

Esse PCR é "brevemente" ;)
De Anadia para cima, népia. A partir daí só VN Gaia

ricardot
Proprietário Leaf
Registado: 25 fev 2015, 01:54
Data de fabrico: 24 mar 2015
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Mensagem por ricardot » 22 jul 2016, 10:58

Se conseguir fazer a viagens a pouco mais de 50kms/h pode avançar.
Se não tiver paciência para isso é melhor não arriscar.

Eu à um mês fiz Cantanhede- Estoril-Cantanhede e foi um bocadinho chato.
Demorei +/- 4h e 30min desde que cheguei a Aveiras de Cima até Cantanhede.
Para mim seria umas valentes horas ao volante
Já só quero elétricos !!
Nissan Leaf entregue a 03/2015
http://www.casataipina.com.pt

Batotinha
Registado: 29 abr 2015, 15:18
Data de fabrico: 14 jan 2011
Capacidade bateria: 40 Ah

Mensagem por Batotinha » 22 jul 2016, 13:59

como não vi o assunto ainda por cá, fica aqui. se acharem melhor... mude-se. obg

http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... corde.html

Efacec carrega Porsche eléctrico com potência recorde

A Efacec ganhou um “significativo” contrato com a Porsche para o fornecimento de carregadores rápidos para os veículos eléctricos daquela marca do grupo VW. Serão os primeiros no mundo com potência de 320 KW.
A Efacec, líder mundial no mercado de infra-estruturas de carregamento rápido para veículos eléctricos, acaba de ganhar um "significativo" contrato com a Porsche para o fornecimento, "chave-na-mão", de instalações deste tipo de equipamento em diferentes locais na Europa.

Os carregadores "made in" Efacec destinam-se ao uso interno da Porsche para veículos eléctricos com tensão elevada e potência de 320 quilowatts (KW) por saída. "Actualmente, os veículos eléctricos usam 50 KW para carga rápida, pelo que estes equipamentos são os primeiros no mundo a disponibilizar aquela potência", realçou Ângelo Ramalho, CEO da empresa portuguesa, em declarações ao Negócios.
..........
Parece-me um assunto interessante. E com tecnologia "nacional" ainda mais importante. O que é NACIONAL pode ser muito bom! :whistle:

Responder

Voltar para “Carregamento”