Pois é, nem me tinha lembrado de situações como postos daqueles que distribuem a potência pelas duas tomadas. Se esses se vão por a cobrar ao minuto, imagino que haja gente chateada e com razão.migle Escreveu: ↑07 jul 2020, 20:37Um problema é que os dados são tantos, os números são tantos, não consigo acompanhar.
Espero que a miio acabe por disponibilizar uma lista ordenada por preço para o carregamento que se pretende efectuar. Mesmo assim, as variáveis são muitas, porque em PCR eu sei a que velocidade carrego, mas em PCN são possíveis vários cenários...

Início do pagamento total da rede de carregamento
- rnlcarlov
- Registado: 16 jun 2015, 18:08
- Data de fabrico: 04 mai 2011
- Capacidade bateria: 41.1 Ah
Re: Início do pagamento total da rede de carregamento
-
- Proprietário Leaf
- Registado: 26 dez 2015, 18:41
- Data de fabrico: 01 dez 2014
- Capacidade bateria: 46,36Ah@12/2024
'No brainer'...PCNs é de evitar...só em caso de emergência ou falta de alternativa (interior)...pelo menos para já...
- migle
- Registado: 01 set 2017, 00:21
- Data de fabrico: 25 set 2017
- Capacidade bateria: 78Ah
Ou então, não olhar para o preço, não ver a factura, e ter esperança que isto há de estabilizar...
-
- Proprietário Leaf
- Registado: 13 jan 2011, 20:27
- Data de fabrico: 15 ago 2012
- Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Fora de Lisboa onde um VE tenha que pagar parquímetro na rua pode compensar.
Sempre se deduz o preço do estacionamento ao do carregamento.
Em Aveiro há sítios onde até 1h fica mais barato colocar o carro a carregar que pagar o parquímetro e noutros até 20 minutos. Acima desse tempo, vai-se carregando deduzindo o que se teria que pagar no parquímetro.
Em Aveiro há sítios onde até 1h fica mais barato colocar o carro a carregar que pagar o parquímetro e noutros até 20 minutos. Acima desse tempo, vai-se carregando deduzindo o que se teria que pagar no parquímetro.
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
É basicamente isto. Para quem carrega pontualmente fora vai acabar por pagar o que tiver de ser, sobretudo quando a oferta é reduzida.
Também por isto acho que já era tempo de acabar com a isenção de pagamento do estacionamento enquanto se carrega.RJSC Escreveu: ↑08 jul 2020, 08:32Fora de Lisboa onde um VE tenha que pagar parquímetro na rua pode compensar.
Ou a isenção é total para VEs com dístico como alguns municípios fazem, ou como a EMEL com uma pequena fee anual, etc. Mas esta situação acaba por ser mais um entrave a ter postos de menor potência e mais baratos, uma vez que é uma excelente motivação para os condutores escolherem postos que lhes permitam ter o carro estacionado todo o dia.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

Posso afirmar que na perspectiva do utilizador foi óptimo o início da fase de comercialização dos PCN's! Para quem estiver a necessitar de carga é quase garantido que estão livres. Obviamente para quem vende é que pode não ser muito interessante os postos estarem livres...
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
Será mais interessante tê-los livres do que ocupados à borla
e a dar despesa.
Claro que pagar era fundamental. É a única forma de regrar a utilização deste recurso.

Claro que pagar era fundamental. É a única forma de regrar a utilização deste recurso.

- BrunoFonseca
- Registado: 16 jul 2018, 12:32
- Data de fabrico: 29 mai 2018
Mas acho que o objectivo era mesmo esse, garantir que quem necessita consegue encontrar um posto para carregar. Acham mesmo que o pessoal encostou os VE e voltou para os ICE? Continua a ser mais barato carregar VE do que ICE.OCasal Escreveu: ↑08 jul 2020, 10:59Posso afirmar que na perspectiva do utilizador foi óptimo o início da fase de comercialização dos PCN's! Para quem estiver a necessitar de carga é quase garantido que estão livres. Obviamente para quem vende é que pode não ser muito interessante os postos estarem livres...
Aqui na minha zona noto pouca diferença para já.OCasal Escreveu: ↑08 jul 2020, 10:59Posso afirmar que na perspectiva do utilizador foi óptimo o início da fase de comercialização dos PCN's! Para quem estiver a necessitar de carga é quase garantido que estão livres. Obviamente para quem vende é que pode não ser muito interessante os postos estarem livres...
Enquanto só se pagar CEME ainda vai compensando para muita gente certamente, estou curioso para ver o que vai acontecer quando a variável OPC entrar na equação.
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
Com as notícias sobre os valores envolvidos na concessão dos postos há contas que de facto não consigo perceber. E como é que os operadores justificam estes investimentos então menos ainda.
Segundo as notícias, o lote mais barato custou cerca de 300.000€ (~~5.000€ por posto) e o mais caro 515.515€ (~~8600€ por posto).
Considerando a tarifa média acordada para 10 anos (é muito ano...) de 0,086€/kWh (não vão poder cobrar por tempo?), considerando que maioria dos postos são postos lentos e obsoletos (3,6kW) e boa parte deles inoperacionais (ou seja, muito investimento a fazer - valem pelo lugar na via publica?), fiz umas contas perfeitamente arbitrárias:
- potência média dos postos num lote: 5kW
- custo OPC médio num lote: 0,12cts/kWh (estou a assumir custo mais elevado em zonas mais rentáveis e gratuito ou perto disso em postos com pouco uso para manter a média)
- ocupação média dos postos num lote: 33%
Dará uma rentabilidade total de 285€/dia (5*0,12*24*0,33*60). 1052 dias (quase 3 anos) para os lotes mais baratos, 1808 dias (quase 5 anos) para os lotes mais caros.
Segundo as notícias, o lote mais barato custou cerca de 300.000€ (~~5.000€ por posto) e o mais caro 515.515€ (~~8600€ por posto).
Considerando a tarifa média acordada para 10 anos (é muito ano...) de 0,086€/kWh (não vão poder cobrar por tempo?), considerando que maioria dos postos são postos lentos e obsoletos (3,6kW) e boa parte deles inoperacionais (ou seja, muito investimento a fazer - valem pelo lugar na via publica?), fiz umas contas perfeitamente arbitrárias:
- potência média dos postos num lote: 5kW
- custo OPC médio num lote: 0,12cts/kWh (estou a assumir custo mais elevado em zonas mais rentáveis e gratuito ou perto disso em postos com pouco uso para manter a média)
- ocupação média dos postos num lote: 33%
Dará uma rentabilidade total de 285€/dia (5*0,12*24*0,33*60). 1052 dias (quase 3 anos) para os lotes mais baratos, 1808 dias (quase 5 anos) para os lotes mais caros.